MENU PRINCIPAL

Danças Gregas-Sirtaki

A dança grega se divide em duas grandes categorias bem distintas:A das danças típicas  ou folclóricas e as danças populares.

Zorba
Zorba

As danças populares são: Sirtaki (a dança do Zorba), Hasapiko, Zeibekiko, hasaposervikos, Tsifteteli. Vamos começar pela mais conhecida de todos, Sirtaki, afinal quem nunca viu essa dança? Dança consagrada no mundo todo através do filme Zorba, o Grego.

Três minutos…exatamente três minutos e no finalzinho do filme ainda. Ninguém podia imaginar o sucesso e a popularidade que levaria esta dança. Assim nasceu a “dança Zorba” ou “Sirtaki” ungido pelo público extasiado no exterior, como a dança preferida dos gregos. Na verdade, foi uma coreografia feita apenas para efeitos do filme, mas com base na faixa lenta os passos de dança “Hasapiko”. Chamado de “Sirtaki” Presumo que o coreógrafo foi inspirado nas tradicionais “syrtos” que dançavam rotineiramente em toda a Grécia. A “Dança do Zorba” teve um impacto tão grande no exterior ,que todas as academias da Grecia tiveram que aprender a dançar exatamente como no filme para ensinar os turistas e admiradores das dança Zorba.E a Grécia que antes era conhecida, pela salada grega, pelo queijo feta e mousaka, passou a ser conhecida pela famosa dança Zorba! E muitos acreditavam na época, que logo passaria toda essa loucura, como todas as moda, mas o interesse do público pela dança Zorba continuou inabalável por muitos anos (para não dizer que se estende até os dias de hoje)

.

Sirtaki ou Hasapiko é uma dança popular de origem grega, coreografada, por Giorgos Provias para o filme de 1964 , Zorba, o Grego. A dança não foi inspirada nas danças tradicionais,mas uma mistura de versões lenta e rápida da dança Hasapiko. Tanto a dança e a música, acompanha por Mikis Theodorakis, são também chamados de Zorba ou “dança de Zorba”. O Sirtaki é dançado por linhas retas ou ciclos dos bailarinos, de mãos dadas com os ombros adjacente. A dança começa mais lentas, com movimentos suaves que gradualmente se tornam mais rápido, alegre e muitas vezes incluindo pequenos saltos.

A Dança é uma das formas de expressão que melhor representam o espírito grego e também a história da Grécia, seus martírios, suas conquistas e festas, seu dia a dia, suas imensas alegrias e profundas tristezas…”Há em mim um diabo que grita, eu faço o que ele diz.Cada vez que estou a ponto de sufocar,ele diz: “Dança!” eu danço..isso me alivia! Uma vez,quando meu pequeno Dimitraki morreu, na Halkidiki,eu levantei e dancei. Os parentes e amigos ao me virem dançar assim diante do corpo,se precipitaram sobre mim para me fazer parar.”Zorba ficou louco!” eles gritavam. “Zorba ficou louco!” Mas eu, se não dançasse naquele momento, ai sim , eu ficaria louco de dor. Porque ele era o meu primeiro filho e tinha apenas três anos, e eu não podia suportar a sua perda.”Você compreende o que estou dizendo ou estou falando para as paredes?” -Do livro Zorba,o grego de Nikos Kazantzakis.

Em 31 de agosto de 2012, a danca Sirtaki entrou no Recorde Mundial do Guinness, foi quebrado por 5.614 pessoas dançando Sirtaki por cinco minutos à beira-mar, a partir do porto da cidade de Volos, na Grécia. A Associação de Impacto Social e Cultura para o Município de Magnisia organizou o evento na praia principal da cidade de Volos, sob a luz da segunda lua cheia do mês,31 de Agosto 5.614 pessoas,algumas com idade a partir de 14 a 89 dançaram ao som da música de Mikis Theodorakis, Zorba ,o Grego, enchendo a praça da cidade,entrando assim, para o livro dos Guinness World Records. Entusiastas de Volos, Larisa, Atenas, Salónica, Trikala e até mesmo as ilhas da Grécia, tambem aderiram à União Regional das pessoas cegas, a equipe de natação nacional sincronizado e muitos cidadãos comuns, que decidiram dar as mãos e fazer como Anthony Quinn, dançando na praia de Creta. A idéia veio de um morador Volos, Alexia Halvatzakou que sugeriu que os serviços municipais uma forma alternativa de promover a região. O presidente da Associação de Impacto Social e Cultura Halevas Costas gostou da idéia e começou a organizar o evento.

“E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.”

Você poderá gostar também:

A Arte da dança Grega
Danças típicas Gregas
Danças Gregas- Sitarki
Danças Populares Gregas
Dança Tsifteteli
Eu Amo as danças Gregas

Até a próxima! 🙂

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »