Ilhas CícladesSantoriniTurismo no Inverno

Santorini no inverno

Semana passada fui para Santorini a trabalho com uma brasileira que chegou na Grécia para ficar alguns dias. Nossa viagem começou com essa bela paisagem do nascer do sol no porto de Pireus.

De navio indo para Santorini

De navio indo para Santorini

Viajamos no Blue Star Paros e a previsão de chegada era para às 15:30 da tarde. Um lanche e uma bebida na faixa de 4 euros. O sol apareceu às 7hs e como sempre lindo de se ver!Nas outras vezes que fui para Santorini foi no verão, portanto eu realmente não sabia o que nos esperava nessa época. Resumindo o percurso de navio até Santorini :Saímos do Porto Pireus às 7:30 da manhã. Fizemos três paradas, a primeira foi na ilha de Paros, depois ilha de Naxos , a terceira ilha de Ios e finalmente Santorini.A temperatura estava uma delícia nem muito frio e nem muito calor.

Virna Lize em Santorini

Virna Lize em Santorini

No primeiro dia em Santorini fomos para o bairro Akrotiri. No inverno só saem ônibus 4  vezes ao dia e por esse motivo resolvemos passar a parte da manhã visitando a Praia Vermelha e o Museu Akrotiri e depois passar a tarde toda em Firá.

Uma Brasileira na ilha de Santorini

Uma Brasileira na ilha de Santorini

O tempo estava muito fechado com previsão de muita chuva, então nada daquele espetáculo de por do sol! (Senti falta disso!)E assim que escureceu voltamos para o hotel,pois realmente não há o que fazer a noite na ilha, pois as tavernas e as lojinhas de artesanatos estavam, na sua maioria, fechadas. Santorini no inverno é realmente encantadora,mas infelizmente não está preparada para receber turistas no inverno. Não que não esteja preparada ou talvez a procura seja muito pouca.Resumindo a ilha está vazia! As lojinhas que no verão dão o ar da graça estão todas fechadas e os hotéis poucos estão em funcionamento. Achei estranho que ao pesquisar hotéis no site para vir pra cá a maioria diziam que estavam lotados, na verdade não estavam lotados, mas sim, todos fechados! So encontrei dois restaurantes abertos na ilha , um em Fira Restaurante ElGrego e outro em Oia , restaurante Lutsa. Ficamos hospedadas nessa pousada Summer Time Villa que fica perto da rodoviária, que leva a todos os lugares de Santorini.

Oia - Santorini

Oia – Santorini

Santorini no inverno é assim, mas não pensem que fiquei desanimada não, pois tive o prazer de tirar fotos de lugares que antes viviam lotados!! Pude andar pelas vielas de Firá sem aquele empurra empurra do verão! Continuo amando Santorini!

Santorini no inverno

No segundo e último dia em Santorini, passamos a parte da manhã em Oia e graças a Deus tivemos sorte, pois assim que chegamos lá o dia estava lindo e duas horas depois a chuva veio com força!

Santorini no Inverno

Santorini no Inverno

O mais interessante de tudo é que me senti muito, mas muito privilegiada!!Pode parecer um pouco de egoísmo, mas andar por Oia nesses dias de frio foi tudo de mais gostoso que fiz nesses dias em Santorini. Oia estava praticamente deserta!

Santorini no Inverno

Santorini no Inverno

Consegui tirar belas fotos sem aquela aglomeração toda, mas confesso que depois que passou a empolgação do “ohhhh” veio a saudade de ouvir os milhares de dialetos que passam por Santorini no verão…Senti saudades do povo disputando cada pedacinho de Santorini. Senti saudades dos gritos de admiração das pessoas ao ver o pôr do sol mais lindo do mundo! Senti saudades do cheiro das comidas que saem pelas chaminé das coloridas tavernas de Oia.Senti saudades das lojinhas de artesanato com seus olhos gregos de todos os tamanhos.Senti saudades de tomar banho na Praia Vermelha e passear de barco por toda Santorini! E é essa saudade que alimenta a minha alma e me leva sempre ate ela!

Santorini no inverno

Santorini no inverno

Seja no inverno ou no verão, Santorini é única!Observando a chuva chegar, hora de correr e rezar para achar  uma taverna aberta!

Chuva vindo em Santorini

Chuva vindo em Santorini

Achamos uma taberna pequena que mal cabia os 20 turistas que ali se encontravam para se abrigarem da chuva, pedíamos um almoço  típico da ilha e ficamos esperando a chuva passar.

Santorini no inverno

Santorini no inverno

Durante toda a nossa volta nessa ilha, nunca passou pelas nossas cabeças a palavra  arrependimento de ter vindo em Santorini nessa época, sabíamos desde o inicio o que nos esperava, então tudo que vimos em Santorini só serviu para confirmar todas as minhas suspeitas:

Santorini linda e linda!

Santorini linda e linda!

Santorini no inverno é assim…Deserta…Misteriosa e bela! Dentro da única taberna aberta olhando a chuva cair.

Santorini no inverno

Hora de voltar para Atenas!

Ate a próxima! 🙂

Post anterior

Ano Novo na Grécia

Próximo post

Ilha Amorgós

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


39 Comentários

  1. 6 de dezembro de 2014 as 12:20 — Responder

    Uma duvida a respeito da travessia de Blue Star ferries a respeito das bagagens.principalmente para quem compra assentos e não cabines. como funciona?

  2. 16 de dezembro de 2014 as 15:44 — Responder

    Não tão diferentes da praias do sul do Brasil…..!!!

  3. Marilia
    30 de abril de 2015 as 04:11 — Responder

    Bom dia! Fiquei com muito receio agora pq queria mto ver o por do sol em Santorini… Vc sabe se na segunda quinzena de novembro tem mais coisas abertas que em janeiro? Pretendo ir dia 21,22,23 e 24 de novembro.
    Será que ainda tem sol?
    Obrigada!

    • Virna Lize
      5 de maio de 2015 as 13:02 — Responder

      Ola Marilia
      Tem sim, mas a temperatura ja esta fria.

      • Júlia
        18 de setembro de 2015 as 02:28 — Responder

        Olá!
        Tb pretendo ir a Santorini em novembro (13 a 15/11). Tenho a mesma dúvida se vale a pena ir nessa época. Fora o frio (vc tem idéia de qto frio? E do tipo levar casaco pesado ou uma blusa mais leve resolve?), costuma chover em novembro?
        E o comércio e restaurantes funcionam ou a maioria das coisas fecha como em janeiro?
        Obrigada

        • Virna Lize
          20 de setembro de 2015 as 17:11 — Responder

          Ola Julia
          Nao costuma chover, mas faz frio, e muitos comercios estao fechados sim. Temperatura em torno de 15 graus.

  4. Luiza
    14 de junho de 2015 as 18:08 — Responder

    Boa tarde,

    Você sabe me dizer se os meses de novembro e dezembro são bons para conhecer Santorini?
    Quais as condições climáticas nessa época? (final de novembro)
    Gostaria muito de ver sol em Santorini, é meu sonho conhecer

    beijos!

  5. Rosana
    29 de setembro de 2015 as 02:15 — Responder

    Ola Virna, tudo bem?
    Eu e meu marido chegaremos em Athenas no dia 2/11. No dia 3 pretendemos ir de carro/ferry até Zakyntos, com retorno no dia 6. Estou com dificuldades para achar os horários de ferry no mês de novembro. Será que é inviável a ida de Killini para Zakyntos nessa época?

    Grata,

    Rosana

  6. Augusto
    21 de novembro de 2015 as 11:36 — Responder

    Bom dia, Virna!

    Pretendo ir às ilhas no início de Março, é um bom período?

  7. Amália
    4 de fevereiro de 2016 as 12:30 — Responder

    Olá Virna, pretendo ir a Santorini dia 8 a 15 de abril e depois ir para Zakynthos. É uma época boa? Será que estará tudo funcionando?

    • Virna Lize
      11 de fevereiro de 2016 as 12:42 — Responder

      sim, verão começa no fim de maio, mas em abril, já encontra algumas coisas funcionando.

  8. Silvia de Sousa
    15 de agosto de 2016 as 12:23 — Responder

    olá Virna,
    Temos viagem marcada para 03/02/16 , iremos em 4 mulheres, sendo uma de 13 anos !
    Podemos nos arrepender pela época? é perigoso andarmos sozinhas?

    • Virna Lize
      17 de agosto de 2016 as 15:32 — Responder

      Ola Silvia
      Fevereiro faz frio, é o ponto alto do inverno na Grécia. Não é perigoso andar sozinhas, desde que se hospede em áreas boas no centro de Atenas.

  9. Dre
    17 de agosto de 2016 as 23:47 — Responder

    Virna olá.
    Também estou indo sozinha, mas em janeiro, ultima semana de 2017.
    Sei que estará frio, pois já fui para Europa em Abril e também frio.
    Estarei hospedada num 3 estrelas do Centro, quadras da estação Omnia..
    Seguro então de andar, ok isso!? cuidando sempre claro.
    Vc visitou Santorini no inverno naquela companhia Blue Star, então poderei achar ida cedo, e voltar no mesmo dia, para Atenas? pelo que vi os vôos pela Aegean estão salgados e horário tarde pra voltar a atenas tb….
    Roupas de frio mesmo, como recomendou, casacos inverno, cachecol…etc.

    • Virna Lize
      18 de agosto de 2016 as 09:38 — Responder

      Ola Dre
      1- Hospedar em Omonia eh furada.
      2-Não da pra ir para Santorini e voltar no mesmo dia. Janeiro eh baixa temporada, deixa pra ver passagem mais proximo.

      • Dre
        18 de agosto de 2016 as 14:26 — Responder

        Obrigada pelo retorno. Ficarei no centro, não omnia, pois é próximo dessa estação. Mas vi q é uma região que tem prostitutas etc. Mas quem ficou no hotel q estarei… O liberty, achou boa localização…mas as ruas ali, relataram que são feias no geral, e as prostitutas a noite. Mas não pretendo sair a noite, e entrar na água..praia não é meu forte tb. Liberty tem elogios do staff, prestativo, café da manhã…. E localização. Conhece? O duro q ja optei. Não posso cancelar.
        Mas não é no omnia, citei que andando, é próximo dessa estação.

        • Virna Lize
          22 de agosto de 2016 as 16:08 — Responder

          OK, tome cuidado com a bolsa e evite andar com passaporte. Tire copias.

    • Sabrina Martinez
      4 de outubro de 2017 as 13:36 — Responder

      Olá!!
      Vc foi em Janeiro para Santorini???
      Como foi??
      Tinha algum restaurante e lojinha abertos???
      Pretendo ir em 12/01/18
      Bjs

      • Virna Lize
        4 de outubro de 2017 as 18:26 — Responder

        Sim, este post é de janeiro, encontrara poucas lojas e restaurantes abertos.

  10. ROSA VIDAL
    21 de setembro de 2016 as 14:09 — Responder

    OLA GOSTARIA DE SABER SE COM 1200 EUROS DA PARA VIVER BEM NA GRECIA ALUGUEL A APARTE

  11. Diana
    30 de março de 2017 as 12:35 — Responder

    Olá, sou portuguesa e estava a pensar visitar Santorini no meu aniversário de casamento entre 8 e 13 de Maio, sensivelmente. Será uma boa época? Gostaria de sentir a movida da ilha e se possível também aproveitar um pouco de sol, mesmo que seja na piscina do hotel. Obrigada pela ajuda. 🙂

    • Virna Lize
      5 de abril de 2017 as 07:11 — Responder

      Ola Diana
      Sim, os dias estão ficando quentes daqui para frente. Boa viagem!

  12. Maria Lima
    11 de junho de 2017 as 18:30 — Responder

    Olá!!
    Gostaria de saber se no início de março dar para conhecer Alguma ilha, e qual recomendaria?

    • Virna Lize
      12 de junho de 2017 as 05:36 — Responder

      Ola Maria
      Em marco faz frio,voce pode ver, mas tem que entender que vai encontrar a ilha exatamente como esta no post.
      Virna Lize

  13. Guilherme
    13 de julho de 2017 as 13:23 — Responder

    Olá, tudo bom?
    Tenho uma viagem para Europa em Fevereiro. Eu e minha noiva.
    Seria uma boa opção incluir Santorini? Sabemos do frio e da ilha deserta, isso que nos encantou pra falar a verdade. Mas tenho medo das chuvas. Em Fevereiro costuma chover muito? É facil cancelar os Ferrys e voos de Atenas para Santorini? 1 dia para Atenas e 2 para Santorini é pouco? Qual região de Santorini alguns restaurantes ainda funcionam no inverno? Obrigado. Guilherme

    • Virna Lize
      18 de julho de 2017 as 19:10 — Responder

      Ola Guilherme
      As ilhas ficam praticamente desertas nesta epoca, inclusive fecham hoteis e restaurantes.

      Att

      Virna Lize

  14. Fernanda bertotti
    23 de agosto de 2017 as 15:56 — Responder

    Olá parabéns adorei as dicas estamos indo para santorini final de abril mesmo como vc citou ser um pouco frio sera q conseguiríamos ver as belas paisagens ou a época e nublada e com chuvas?

    • Virna Lize
      25 de agosto de 2017 as 08:10 — Responder

      Ola Fernanda
      A paisagem não muda! Continua linda e unica!
      Boa viagem!
      Virna Lize

  15. ivana
    18 de setembro de 2017 as 20:54 — Responder

    Você passou quantos dias? estou pensando em ir em janeiro, gostaria de algumas dicas, vou passar 30 dias na Áustria e irei sair de lá.

    • Virna Lize
      4 de outubro de 2017 as 18:55 — Responder

      Ola Ivana
      So duas noites, mais que suficiente no inverno.

      Att
      Virna Lize

  16. Sabrina Martinez
    4 de outubro de 2017 as 13:38 — Responder

    Olá Virna!!
    Peguei uma promoção MUITO BOA para Paris em Janeiro/18.
    Meu sonho conhecer Santorini, sei que não estará calor, mas existe algum restaurante ou lojinha abertos??
    Sei que a maioria estará fechado, mas tenho medo de nao encontrar nenhum mercado ou restaurante.
    Bjs

    • Virna Lize
      4 de outubro de 2017 as 18:25 — Responder

      Ola Sabrina
      Obrigada por comentar. Com certeza voce vai encontrar restaurantes abertos, poucos, mas encontrara aluns.
      Boa viagem!

      Att Virna Lize

      • Sabrina Martinez
        5 de outubro de 2017 as 12:22 — Responder

        Obrigada minha querida 😀

  17. Sabrina Martinez
    9 de outubro de 2017 as 17:11 — Responder

    Olá Virna, tudo bem?
    Me desculpe te incomodar outra vez.
    Acabei de ver que não tem voos de Paris para Santorini em Janeiro, também não tem data de ferryes.
    Será que as datas de ferryes ainda não aparecem pq estão longe?
    Ou não tem nada de ferryes de Atenas para Santorini essa data?
    Tenho medo de comprar a passagem pra Atenas, e não ter ferrye.
    Última pergunta..rs
    Tem idéia do valor dos ferryes?
    Obrigada

  18. Bruno Nassar
    3 de dezembro de 2017 as 19:23 — Responder

    Olá…pretendo ir em lua de mel para a Grécia, mas gostaria de aproveitar as praias. Infelizmente tenho o fim de janeiro para fazer essa viagem. É impossível aproveitar alguma praia nessa época (interrogação)

    • Virna Lize
      11 de dezembro de 2017 as 20:34 — Responder

      Ola Bruno
      Super impossível! De novembro ate marco eh inverno.

      Att
      Virna Lize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *