MENU PRINCIPAL

Ano Novo na Grécia

Ano Novo na Grécia é um post que conta sobre as tradições e dicas do que ver no dia 31 de dezembro de 2o16 em Atenas. Confira abaixo!

No dia 31, crianças de todas as idades, em duplas ou em pequeno grupos, entram nas casas dos bairros  com seus triângulos, anunciando o nascimento de Cristo através da musiquinha kalandra(κάλαντα). 

kalandra
Kalandra

As crianças nunca saem de mãos vazias das casas visitadas, geralmente ganham doces ou dinheiro.

Ano Novo na Grécia
Ano Novo na Grécia

Muitos anos atrás a troca de presentes era feita no dia 31 de Dezembro,pois o famoso papai Noel na Grécia se chama Ágios Vassilis e ele nasceu no dia 01 de Janeiro.Hoje essa tradição já não é tão forte, poucas famílias esperam o dia 31 para a darem seus presentes.

Anp Novo na Grécia
Ano Novo na Grécia

Apesar da lentilha ser muito consumida na Grécia ela não faz parte das tradições para a virada do ano.Sem querer fazer polêmica, mas existe no Brasil uma forte crença de que comer lentilha vem da Grécia, pois sinto informar que essa tradição não é grega, perguntei a vários gregos aqui e todos me falaram que não tinham esse costume. Pesquisei e achei algo dizendo que na verdade essa tradição veio da Itália.

Ano Novo na Grécia
Ano Novo na Grécia

Na Grécia a tradição da virada dá uma mãozinha fornecendo o primeiro trocado rumo à fortuna. Ao prepararem o vasilopita,padeiros escondem uma moeda dentro do bolo redondo amanteigado. O anfitrião é responsável por cortar e distribuir fatias aos convidados.Esse bolo é cortado precisamente à meia-noite e o primeiro pedaço é separado para Jesus,Maria,os donos da casa e depois vai distribuindo para todos.A sorte é garantida para quem receber o pedaço com a moedinha.

Tradições no Ano Novo na Grécia
Ano Novo na Grécia

Dessa tradição eu lembro muito bem, quando minha finada e amada sogra barrava todos os adultos e mandavam as crianças entrarem primeiro na casa no primeiro dia do ano.A primeira visita do ano tem que ser alguém alegre, de preferência crianças, pois acreditam que isso traz muita sorte e paz no lar, nome dessa tradição se chama em grego pozariko, mais ou menos parecido como entrar com pé direito na casa pra dar sorte ai no Brasil.

Tradição no Ano Novo na Grécia
Ano Novo na Grécia

Vasilopita(βασιλοπιτα)

Ingredientes 
250 g de manteiga
400 g de açúcar
350 g de farinha de trigo
6 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó
250 ml de leite quente (45 ºC)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
4 colheres (sopa) de amêndoas em flocos
2 colheres (sopa) de açúcar

-Modo de preparo
1-Preaqueça o forno a 180ºC. Unte bem uma forma redonda para bolo com 25 cm.
2-Em uma tigela média, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme claro. Acrescente a farinha e misture até obter uma massa farinhenta. Adicione os ovos um de cada vez, misturando bem após cada adição. Separadamente, misture o fermento com o leite e coloque junto com a massa. Misture bem. Em seguida, misture o suco de limão siciliano e o bicarbonato, misture na massa. Ponha a massa na forma untada.
3-Asse no forno preaquecido por 20 minutos. Tire o bolo do forno. Por cima dele, jogue as amêndoas e o açúcar. Ponha o bolo de volta ao forno. Asse-o por mais 20 a 30 minutos, até que bolo retorne ao formato original depois de pressionado com os dedos.Delicadamente, faça um furo pequeno no bolo e ponha uma moeda dentro(na parte de baixo do bolo).Coloque o bolo para esfriar e em seguida, desenforme sobre o prato que será servido.
4-primeiro pedaço é separado para Jesus,Maria,os donos da casa e depois vai distribuindo para todos.A sorte é garantida para quem receber o pedaço com a moedinha. Boa Sorte!!!

Virada do Ano Novo em Atenas
Ano Novo na Grécia

A festa de reveillon 2017 de Atenas vai ser no bairro Thissio com a vista para a Acrópolis ( na principal rua do bairro, onde não passa carro). Os artistas Smaradga Karydis e Theodore Atheridis estarão lá a partir das 22h para apresentar o evento. Confira a programação neste LINK.

Nesta mesma rua tem muitos restaurantes com vista para a Acrópolis , sente e aprecie uma das vistas mais linda do mundo! 🙂

Feliz Ano Novo a todos!!Καλή Χρονιά σε όλους!!

Ate a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *