Ano Novo na Grécia é um post que conta sobre as tradições e dicas do que ver no dia 31 de dezembro de 2o16 em Atenas. Confira abaixo!
No dia 31, crianças de todas as idades, em duplas ou em pequeno grupos, entram nas casas dos bairros com seus triângulos, anunciando o nascimento de Cristo através da musiquinha kalandra(κάλαντα).
As crianças nunca saem de mãos vazias das casas visitadas, geralmente ganham doces ou dinheiro.
Muitos anos atrás a troca de presentes era feita no dia 31 de Dezembro,pois o famoso papai Noel na Grécia se chama Ágios Vassilis e ele nasceu no dia 01 de Janeiro.Hoje essa tradição já não é tão forte, poucas famílias esperam o dia 31 para a darem seus presentes.
Apesar da lentilha ser muito consumida na Grécia ela não faz parte das tradições para a virada do ano.Sem querer fazer polêmica, mas existe no Brasil uma forte crença de que comer lentilha vem da Grécia, pois sinto informar que essa tradição não é grega, perguntei a vários gregos aqui e todos me falaram que não tinham esse costume. Pesquisei e achei algo dizendo que na verdade essa tradição veio da Itália.
Na Grécia a tradição da virada dá uma mãozinha fornecendo o primeiro trocado rumo à fortuna. Ao prepararem o vasilopita,padeiros escondem uma moeda dentro do bolo redondo amanteigado. O anfitrião é responsável por cortar e distribuir fatias aos convidados.Esse bolo é cortado precisamente à meia-noite e o primeiro pedaço é separado para Jesus,Maria,os donos da casa e depois vai distribuindo para todos.A sorte é garantida para quem receber o pedaço com a moedinha.
Dessa tradição eu lembro muito bem, quando minha finada e amada sogra barrava todos os adultos e mandavam as crianças entrarem primeiro na casa no primeiro dia do ano.A primeira visita do ano tem que ser alguém alegre, de preferência crianças, pois acreditam que isso traz muita sorte e paz no lar, nome dessa tradição se chama em grego pozariko, mais ou menos parecido como entrar com pé direito na casa pra dar sorte ai no Brasil.
Vasilopita(βασιλοπιτα)
Ingredientes
250 g de manteiga
400 g de açúcar
350 g de farinha de trigo
6 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó
250 ml de leite quente (45 ºC)
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
4 colheres (sopa) de amêndoas em flocos
2 colheres (sopa) de açúcar
-Modo de preparo
1-Preaqueça o forno a 180ºC. Unte bem uma forma redonda para bolo com 25 cm.
2-Em uma tigela média, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme claro. Acrescente a farinha e misture até obter uma massa farinhenta. Adicione os ovos um de cada vez, misturando bem após cada adição. Separadamente, misture o fermento com o leite e coloque junto com a massa. Misture bem. Em seguida, misture o suco de limão siciliano e o bicarbonato, misture na massa. Ponha a massa na forma untada.
3-Asse no forno preaquecido por 20 minutos. Tire o bolo do forno. Por cima dele, jogue as amêndoas e o açúcar. Ponha o bolo de volta ao forno. Asse-o por mais 20 a 30 minutos, até que bolo retorne ao formato original depois de pressionado com os dedos.Delicadamente, faça um furo pequeno no bolo e ponha uma moeda dentro(na parte de baixo do bolo).Coloque o bolo para esfriar e em seguida, desenforme sobre o prato que será servido.
4-primeiro pedaço é separado para Jesus,Maria,os donos da casa e depois vai distribuindo para todos.A sorte é garantida para quem receber o pedaço com a moedinha. Boa Sorte!!!
A festa de reveillon 2017 de Atenas vai ser no bairro Thissio com a vista para a Acrópolis ( na principal rua do bairro, onde não passa carro). Os artistas Smaradga Karydis e Theodore Atheridis estarão lá a partir das 22h para apresentar o evento. Confira a programação neste LINK.
Nesta mesma rua tem muitos restaurantes com vista para a Acrópolis , sente e aprecie uma das vistas mais linda do mundo! 🙂
Feliz Ano Novo a todos!!Καλή Χρονιά σε όλους!!
Ate a próxima!
Respostas de 3
Boa tarde Virna.
Estou pensando em ir neste ano … como e o clima nas ruas ? O fro e toleravel ?
Grato
abraços
Ola Marcio
O frio e toleravel sim. Lembrando que as ilhas estarao vazias nesta epoca.
Boa viagem!
Virna Lize