MENU PRINCIPAL

Tradições de Natal na Grécia

Tradições de Natal na Grécia – Na manhã da véspera de Natal e Ano Ano Novo as crianças batem nas portas das casas e alegremente cantam canções de Natal. Segundo a tradição, o ato de abrir a porta para as crianças cantarem traz boa sorte e prosperidade!

É bonito ouvir as melodias de Natal nas ruas da cidade, crianças cantando canções natalinas e tocando pequenos triângulos  com uma haste metálica na véspera de Natal e na véspera de Ano Novo.

Sinos das igrejas tocando para convidar os fiéis a assistir à missa de Natal, concertos ao ar livre na praça Syntagma. Assim é o Natal em Atenas!

Natal na Grécia
Tradições de Natal na Grécia

Até algumas décadas atrás, a árvore de Natal representava o Natal grego. As pessoas usavam para decorar um barco (por vezes artesanal) de pequeno porte. Nas praças de muitas cidades próximas ao mar, encontra se   réplicas de  barcos grandes enfeitados com luzes e bolinhas coloridas.

Melomakarona
Tradições de Natal na Grécia

Apesar de muitas sobremesas diferentes serem apreciadas durante as festas, há dois tipos de cookies que são  encontrados em cada casa grega. Esses biscoitos são o Melomakarona e Kourabiedes. O melomakarona é um bolinho temperado, perfumado de canela e cravo e decorado com as raspas de laranja.Os biscoitos são mergulhados em uma calda com uma mistura de miolo de nozes com canela e cravo .

Kourabiedes
Tradições de Natal na Grécia

Os Kourabiedes são biscoitos de água de rosas e manteiga fresca polvilhada com açúcar em pó, que normalmente são servidos no Ano Novo, mas muitos sucumbem à tentação e começar a consumi-los mais cedo, no Natal.

Christopsmo
Christopsmo

Christopsomo é o pão que é feito na véspera de Natal, que tem uma cruz esculpida na crosta superior antes de ser cozido. No dia de Natal, o chefe da família faz o sinal da cruz sobre o pão, corta-o e dá um pedaço para cada pessoa na mesa de jantar.

Natal na Grécia
Natal na Grécia

Na Grécia, existem vários rituais e em Kastoria, por exemplo, residentes revivem uma tradição dionisíaca que dura três dias inteiros “, Ragoutsaria”, qualquer um pode participar desta celebração,desde que usem  máscaras assustadoras para espantar os maus espíritos e seguir em direção das casas pedindo  recompensas para as proteções oferecidas pelas entidades que querem prejudicá-los. Comida e bebida serão oferecidos a cada esquina, enquanto ao sons da música tradicional vão convidá-lo para acompanhar a dança e músicos lotam as ruas.

Feliz Natal Iluminado a todos!!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas

  1. Ola, meus filhos de 21 e 24 anos vao passar o natal e ano novo na Grecia , o q acha.Vc poderia verificar os hoteis e nos ajudar no roteiro.Qual o custo?