A Catedral da Anunciação da Igreja Ortodoxa na Grécia é conhecida popularmente como Mitrópoli de Atenas. Localiza-se na Praça Mitropóleos, no bairro de Plaka.

Sua construção iniciou no Natal de 1842, com a pedra fundamental lançada pelo rei Oto I e sua consorte Amália. O material para a construção veio da demolição de 72 outras igrejas, e as obras se prolongaram por vinte anos. Foi consagrada no dia 21 de maio de 1862, e dedicada à Anunciação.A planta possui três andares, separados por colunas duplas sob arcos, e coroadas por uma cúpula. No interior há dois túmulos de santos mártires da Igreja Ortodoxa Grega, mortos pelos turcos durante a ocupação: São Philothei e o Patriarca de Constantinopla Gregório IV. A decoração interna é rica em ícones, com destaque para a bela iconóstase. A Catedral está em reparos desde o terremoto de 1999.






Ao lado da Catedral está a pequena igreja Theotokos também conhecida como “Little Metropolis”.

A pequena igreja foi dedicada a Panaghia Gorgoepikoos e mais tarde foi dedicada a Aghios Eleftherios, o que explica o nome de casal.No século 17 era conhecida como “Gorgoepikoos” e “Catholicon”. Em 1841, passou a abrigar a biblioteca pública de Atenas e em 1863 foi dedicado a Aghios Eleutherios. Contém uma das melhores relíquias bizantinas da cidade e é datada do século XII.As paredes da igreja são inteiramente construídas com blocos de mármore bizantinos, sem tijolos. Os relevos, noventa no total, são usados principalmente na parte superior das paredes e a a cúpula é a única parte construída em alvenaria.



Até a próxima! 🙂
Uma resposta
Boa tarde! Qual o horário e dias da semana que a Catedral fica aberta para visitação?