Roteiro do filme Falando Grego – Sempre quis fazer o roteiro desde filme, por apenas um motivo: sou fã numero 1 desse belo filme! “Grécia, as pessoas vem do mundo inteiro para visitar as ruínas antigas, para mergulhar na história, para fazer parte do berço da civilização. As pessoas se conectam com sua alma, encontram seu espírito. Na Grécia , isso é chamado de “kefi” que quer dizer paixão, alegria e espírito.” Com essas palavras começa o filme “Falando grego” da autora Nia Vardalos.
Georgia (Nia Vardalos) é uma americana de origem grega, que trabalha como guia turística na Grécia. Ela está cansada do emprego, pois os turistas que recebe estão mais interessados em fazer compras do que em aprender sobre a cultura local. Para piorar a situação, há anos ela não tem um envolvimento amoroso. A situação muda quando Georgia conhece Irv (Richard Dreyfuss), um turista que tenta lhe mostrar a possibilidade de ser feliz novamente. Esse é o enredo do filme “falando grego”
Gosto de filmes que são gravados aqui, principalmente aqueles que contam o cotidiano da vida grega e não aqueles que usam apenas a Grécia como um cenário bonito. O filme Falando Grego mostra também um roteiro muito legal para ser visitado. Que tal seguirmos esse roteiro?
Aqui está a Georgia indo buscar os turistas para dar inicio a sua excursão. Atrás dela está o Portal de Athena, esse monumento está situado bem próximo a praça de Monastiraki. O Portal de Athena é a entrada para a Ágora Romana e foi construído em 11 a.C. , através de doações de Júlio César e Augusto. É um monumento dedicado pelos atenienses à sua padroeira, a deusa Athena. O Portal tem quatro colunas dóricas sobre uma base de mármore Pentelic , que suportam um amplo frontão. A construção da Ágora Romana ocorreu entre os anos 19 e 11 a.C sob as ordens do imperador Augusto, e foi mais tarde ampliado pelo Imperador Adriano. Durante seu auge, a Ágora ocupou uma área retangular de 100 metros quadrados ao longo dos quais sobre os diferentes negócios, o mercado e latrinas públicas .
A guia turística Georgia junta sua turma dentro do ônibus da excursão e os leva para o Templo de Hefesto bem no centro da Atenas, mais precisamente no bairro Monastiraki . O templo Hefesto é um dos templos mais preservado do mundo. Diferente do Partenon, o Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu teto original. Suas decorações, contudo, desapareceram em décadas de pilhagens e roubos.
O Templo deve muito de sua sobrevivência ao fato de ter sido convertido em uma Igreja Cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII d.C.. O interior foi removido e substituído por estruturas de igrejas cristãs.Durante os séculos do Império Otomano na Grécia, o templo foi a principal igreja da Igreja Ortodoxa em Atenas.
Assim que terminou a visitação no templo, eles seguiram para o hotel, a guia descreveu uma situação muito comum na Grécia, sobre a qualidade dos hotéis, apesar da maioria serem bem estruturados para receberem seus turistas, vale lembrar que há bairros que por mais que os hotéis sejam bons, não vale a pena se hospedar, particularmente eu sô indico hotéis na área turística de Atenas, Sintagma, Monasrtiraki e Plaka, pelo simples fato do turista poder aproveitar mais seus dias na Grécia.
“O elevador tem defeito e nos temos que ir de escada, por que estamos na Grécia.No filme Zorba, quando o Antônio Quim perde dinheiro, o que ele faz? Dança!E assim que esse país funciona!Se o chuveiro não funciona, eles dançam! Se querem um pouco de privacidade eles dançam! Ou se Deus me livre o banheiro quebrar, essa é a filosofia grega: Relaxem! Fazem seu xixi ao léu, talvez esse seja seu destino, escrever um poema sobre o céu e ai eles dançam!Sabe, a Grécia era um lugar agitado 2500 foi o berço da arte, da filosofia e da democracia até eles inventaram a soneca! ”
Essa parte é sensacional do filme, pois é exatamente assim que os gregos vivem, eles adoram dançar, cantar e principalmente tirar sua sonequinha após o almoço, os comércios de vários bairros residenciais fecham no horário das 14 ate às 17h, menos é claro, nos bairros turísticos.
No outro dia o roteiro segue para o belo e charmoso bairro de Plaka, visitaram a Agia Marina, uma linda igreja que tem uma enorme coleção de santos datados nos séculos 11 a 12 a.C. Depois da visita na Igreja seguiram para as compras dos famosos souvenir em Plaka, achei interessante a sátira do vendedor falando que o material vem da China. A verdade é que algumas lojas de artesanatos gregos estão vendendo produtos chineses, isso é uma realidade cada vez mais presente em todo o pais, porém há ainda os comerciantes antigos que insistem em trabalhar apenas com produtos feitos na Grécia. Como saber se o produto é chines ou grego? Simples o produto grego vem com uma bandeirinha grega.
Logo depois, retornaram para o ônibus e seguiram para Olímpia, de Atenas para Olímpia de ônibus leva umas 4hs de viagem, e está situado na planície do Peloponeso. “Como foi que as colunas caíram?” Perguntaram para a Georgia e a reposta romântica da atriz foi perfeita: “As colunas caíram com a incrível força do amor de Ulisses!” Olímpia é uma famosa cidade onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade até sua supressão em 394 pelo imperador romano Teodósio I. Na cidade grega de Olímpia estava a quinta maravilha: A estátua de Zeus, esculpida pelo célebre ateniense Fídias, no século V a.C., quando a cidade já caíra sob o domínio de Esparta. Essa é considerada sua obra-prima. Tanto os gregos amavam seus trabalhos que se dizia que ele revelava aos homens a imagem dos deuses. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus era o senhor do Olimpo, a morada das divindades.
Depois de Olímpia a próxima parada foi no Sitio Arqueológico de Delfos, praticamente o lado oposto de Olímpia e não foi a toa que eles pernoitaram num hotel ,pois não daria tempo para fazer Olímpia e Delfos no mesmo dia. De Olímpia para Delfos leva umas 5hs de viagem. Olhem só esse mapinha para vocês terem ideia do quanto estão longe um sitio do outro!
Situado em Delfos, no sopé do monte Parnaso, a 700 m sobre o nível do mar e a 9,5 km de distância do golfo de Corinto, o Oráculo de Delfos era dedicado principalmente a Apolo e centrado num grande templo, ao qual vinham os antigos gregos para colocar questões aos deuses. Oráculo de Delfos era um recinto e um complexo de construções num terreno sagrado para os antigos gregos, onde se realizavam os Jogos Píticos e havia um templo consagrado ao deus Apolo, originalmente consagrado à Pítia. Neste templo, as sacerdotisas de Apolo (Pitonisa) faziam profecias em transes. As respostas e profecias ali obtidas eram consideradas verdades absolutas. Hoje, suspeita-se que os transes e visões das sacerdotisas eram provocados por gases emitidos por uma fenda subterrânea no local, o que torna interessante a análise, sendo que, o divino manifesta-se por explicações simples e plausíveis ao terreno mundano, desta forma, por mais que os transes fossem gerados por gases físicos, não deixa de ser um instrumento físico para a manifestação da divindade. Delfos foi uma invenção da antiguidade.
No outro dia decidiram ir numa praia, em nenhum momento do filme foi falado em qual praia que eles foram, eu resolvi colocar uma vila, a mais próxima de Delfos, que é Itea, pois alem de ter belas praias, como Miami Beach e Trocadero, que são praias bem organizadas , também foram premiadas com bandeira azul.
No ultimo dia da excursão foram visitar Parthenon e a Georgia descreveu a viagem deles como um triangulo misterioso: Olímpia -Atenas- Delfos, e completou dizendo que a cidade de Atenas tem o mesmo nome que a Deusa da sabedoria, Atenas, e que o Parthenon foi construído em homenagem a ela, 432.C.
Resumindo Roteiro do filme Falando Grego: Atenas : templo de Hefesto-igreja Agia Marina-Plaka-Olímpia-Delfos- Praia Iteas e Parthenon. Para ser feito um roteiro parecido com o do filme é necessário ficar pelo menos 5 dias na Grécia e em Monastiraki encontram-se varias agências de viagens que vendem essas excursões. ( Não com um ônibus como esse e muito menos um motorista parecido com o do filme..rss).
O link do filme completo está aqui: http://megafilmeshd.net/falando-grego/
O roteiro do filme poderia ter sido mais aproveitado, pois deu a entender que ficaram apenas 5 dias e com esses dias dá para conhecer bem o centro de Atenas e os outros lugares que foi visitado, mas é um filme de comédia e não um filme sobre roteiros, então foi super válido as paisagens e alegria dos turistas nesse filme.
“Vou lhe dizer porque amo esse lugar : Tentem ouvir o vento passando por entre as colunas, é o mesmo vento que a humanidade tem escutado há séculos, som da natureza, encontrado com a imaginação do homem, e para mim isso sim é história!”
Até a próxima! 🙂
Respostas de 7
Ola! Você sabe me dizer qual é o restaurante do final do filme, com uma linda vista da Acrópole? Efexaristó!
Ola Paulo
Restaurante Dionisio.
Boa viagem!
Virna
Oi!
Sabes o nome da música cantada na praia pela Georgia no filme “Falando Grego”?
Grato!
Ricardo Oliveira Públio
rpublio@gmail.com
Ola Ricardo
Infelizmente nao sei o nome da musica, mas o filme e lindo ne!!
Att
Virna Lize
Never on Sunday
Olá Virna, achei muito bacana de ver suas postagens e ainda mais quando se trata do filme falando grego, eu e minha esposa estivemos aí na Grécia e fizemos questão de um passeio que englobasse o circuito do filme. Amamos o filme é não cansamos de assistir. Estamos abertos a dicas de lugares , hotéis, restaurantes e lugares históricos, gostaríamos se você não se importar de passar isso pra nós pois assim que terminar eata pandemia nós queremos voltar aí….. obrigado pelo seu tempo
Ola Haroldo
Mais pra frente senhor entra em contato via email umabrasileiranagrecia@gmail.com para te passar as dicas necessarias.
Att
Virna Lize