“-Virna , você se arrepende de ter largado tudo e ido morar na Grécia?”
Escuto milhares de vezes essa mesma pergunta desde que cheguei aqui, e confesso que também tive milhares de respostas, algumas bem sérias e outras bem cômicas, tipo essas que vou escrever aqui:
“-Sim, me arrependo loucamente, por que aqui não sou nada! Perdi minha identidade e minha estabilidade!” (No primeiro ano de adaptação)
“Nao, a Grécia é linda e tem as ilhas mais linda do mundo!(Essa resposta com certeza foi quando conheci Santorini)!”
“-Sim, odeio esse frio, meus pés ficam gelados, mesmo com o aquecedor ligado e são tantas roupas que tenho que colocar para andar na rua, que pareço mais um robocop! ( meu primeiro inverno aqui)
“-Logico que não, onde vou andar nas ruas,que quando olho para cima vejo a estonteante Acrópoles?” (Pelas ruas do centro de Atenas)
“-Sim, não aguento esse povo falando e eu não entendo nada, sera que eles não poderiam aprender o português para falar um pouco comigo?”( Nos primeiros meses de adaptação)
“-Nao, eu ate já consigo ler algumas palavras em grego! (Quando fui no Museu Acropolis e consegui ler algumas placas de identificação)
“-Sim, quero ir embora desse lugar, preciso muito ver meus pais” ( Quando cai na real e vi que a Grécia não era tao perto como imaginava)
“Nao, nada que um bom buzu voador resolva, viajar de avião é uma delicia, ainda mais quando a conexão é em londres, Espanha e Paris, me sinto como se tivesse realmente conhecendo outros países! ( Quando eu realmente percebi que viajar de avião não era tão mal assim.)
“Sim, estou com saudades dos meus amigos, cansei de andar sozinha pelas ruas de Atenas.( Continuo sentindo saudades disso)
“Nao, amo demais essa segurança de andar pelas ruas, independente de qualquer hora do dia. Fico imensamente feliz quando vejo meus filhos dando suas voltinhas diárias pelo bairro.
“Sim” e “não” vão sempre fazer parte da minha vida, mesmo se algum dia eu voltar para o Brasil. Saber lidar com o “sim” e o “não” é o verdadeiro segredo da felicidade. Para os curiosos a resposta de hoje é:
“Não, estou feliz aqui, passo alguns perrengues mas nada que uma boa dose de paciência resolva!”
Ate a próxima! 🙂
Uma resposta
me identifiquei bastante com esse texto! depois de ter me.mudado pra inglaterra passo por altos e.baixos diariamente aqui, axo q faz parte … ainda.estou me.adaptando e as vezes tenho umas crises de saudades do.brasil…sinto muita falta da.minha familia, dos amigos, das minhas gatas, do calor do rio. eh dificl quando vc muda pra um.lugar totalmente diferente.. me.mudei de uma cidade quente, grande,com.oito milhoes.d pessoas pra uma cidadezinha de dez mil.fria, no sul da inglaterra hauaha mas nao me arrependo de nada…aqui tenho saude publica boa de graça, segurança ao andar nas ruas… e desde que cheguei aqui tenho crescido com essas mudanças , aprendi e.continuo aprendendo.. mesmo.sebtindo.muita falta do brasil, e da minha familia, nao.volto.pra la…. infelizmente nao e o.melhor lugar pra se ter boas xondiçoes de vida… se.eu pudesse trazia a familia os gatos cachorros.amigos tudo.numa.mala hauahauaha agora mirna, nao entendo como vc nao ficou.feliz.na grecia no.começo hauahau meu.sonho eh morar ai e se deus quiser irei futuramente 😉