Dia do Não na Grécia é uma data muito importante para o povo grego. Não em grego é Oxi, e todas as escolas da Grécia colocam seus alunos para desfilar nas principais ruas dos bairros.
O Dia do Não (28 de outubro) é celebrado pela Grécia, Chipre e pelas comunidades gregas ao redor do mundo, para comemorar a rejeição do primeiro ministro Ioannis Metaxas (em poder de 4 de agosto de 1936 a 29 de janeiro de 1941) ao ultimato feito pelo ditador italiano Benito Mussolini em 28 de outubro de 1940.
Esse ultimato, que foi apresentado a Metaxas pelo embaixador italiano na Grécia, Emanuele Grazzi, em 28 de outubro de 1940, às 4:h. da madrugada , após uma festa na embaixada alemã em Atenas, exigia que a Grécia permitisse que as forças do Eixo entrassem no território grego e ocupassem certos locais estratégicos não especificados ou enfrentar a guerra. Foi respondido, supostamente, com um simples όχι (Não). Contudo, a resposta real foi: Alors, c’est la guerre (Então é a guerra).
Em resposta à negativa de Metaxas, tropas italianas estacionadas na Albânia, atacaram a fronteira grega às 5:30 da manhã – essa é a entrada da Grécia na Segunda Guerra Mundial.
No dia de 28 de outubro a população grega tomou as ruas, independente de filiação política, gritando όχι. Depois de 1942, passou a ser celebrado o Dia do Não.
28 de outubro de 1940, quando quase toda a Europa era dominada por Hitler e a União Soviética era aliada da Alemanha, a Grécia, na Europa, foi atacado pela Itália fascista.
A vitória grega sobre a Itália foi a primeira vitória contra o Eixo, e deu esperança aos povos miseráveis da dominação nazista. A vitória contra o Eixo forçaram Hitler a ajudar Mussolini no ataque contra a Grécia, com o consentimento de Stalin. Houve também um ataque contra a Iugoslávia em 27 03 1941 do Exército alemão que derrubou o governo iugoslavo, apesar de terem feito um pacto de amizade em 25 03 1941 com Hitler.
O presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, em seguida, disse: “Quando os bravos homens perderam a coragem, o povo grego ousou desafiar o monstro maquinário invencível alemão, manifestando a ideia do orgulho de liberdade”.
Primeiro Lorde do Almirantado britânico, em 28 10 1941, disse: “Não é exagero dizer que a Grécia atrapalhou todos os planos da Alemanha que foi forçada a adiar por seis semanas, o ataque contra a Rússia. Imagino qual seria a posição da União Soviética sem a Grécia ”.
O Eden, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha (os aliados mais competentes do tempo) insistiu em 24 de setembro de 1942: “Independentemente do que os historiadores do futuro irão dizer , podemos dizer agora é que a Grécia primeiro deu uma lição inesquecível a Mussolini, causou a revolução nacional contra o Eixo na Iugoslávia. Os soldados gregos mantiveram os alemães no continente e em Creta por seis semanas e perturbaram a ordem cronológica de todos os planos do Estado Maior alemão e, portanto, trouxeram uma mudança radical em suas campanhas e, talvez, em todo o curso da guerra … “.
O primeiro secretário de Moscou, em 1942, aniversário da entrada dos alemães em Atenas, relatou: “Desarmados lutaram contra os armados e os venceram. O Pequeno prevaleceu o grande . Não poderia ser de outra forma, porque você são “gregos”. Os soldados russos ganharam tempo, graças a sua resistência para nos defender. Obrigado. ”
“Eles (os gregos) não lutam como heróis, mas os heróis lutam como os gregos” São palavras de um grande estadista de nome: WINSTON CHURCHIL.
Durante a guerra, o 28 de outubro foi comemorado logo pelas comunidades gregas ao redor do mundo e na Grécia e em Chipre, e após a Segunda Guerra Mundial tornou-se um feriado na Grécia e em Chipre. Os eventos de 1940 são comemorados todo ano com paradas militares e estudantis. Em todo aniversário, a maioria dos prédios públicos e residências são decorados com a bandeira grega.
Vídeo do desfile completo.
Ate a próxima! 🙂