MENU PRINCIPAL

Dia do Não na Grécia

Dia do Não na Grécia é uma data muito importante para o povo grego. Não em grego é Oxi, e todas as escolas da Grécia colocam seus alunos para desfilar nas principais ruas dos bairros.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

O Dia do Não (28 de outubro) é celebrado pela Grécia, Chipre e pelas comunidades gregas ao redor do mundo, para comemorar a rejeição do primeiro ministro Ioannis Metaxas (em poder de 4 de agosto de 1936 a 29 de janeiro de 1941) ao ultimato feito pelo ditador italiano Benito Mussolini em 28 de outubro de 1940.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

Esse ultimato, que foi apresentado a Metaxas pelo embaixador italiano na Grécia, Emanuele Grazzi, em 28 de outubro de 1940, às 4:h. da madrugada , após uma festa na embaixada alemã em Atenas, exigia que a Grécia permitisse que as forças do Eixo entrassem no território grego e ocupassem certos locais estratégicos não especificados ou enfrentar a guerra. Foi respondido, supostamente, com um simples όχι (Não). Contudo, a resposta real foi: Alors, c’est la guerre (Então é a guerra).

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

Em resposta à negativa de Metaxas, tropas italianas estacionadas na Albânia, atacaram a fronteira grega às 5:30 da manhã – essa é a entrada da Grécia na Segunda Guerra Mundial.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

No dia de 28 de outubro a população grega tomou as ruas, independente de filiação política, gritando όχι. Depois de 1942, passou a ser celebrado o Dia do Não.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

28 de outubro de 1940, quando quase toda a Europa era dominada por Hitler e a União Soviética era aliada da Alemanha, a Grécia, na Europa, foi atacado pela Itália fascista.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

A vitória grega sobre a Itália foi a primeira vitória contra o Eixo, e deu esperança aos povos miseráveis da dominação nazista. A vitória contra o Eixo forçaram Hitler a ajudar Mussolini no ataque contra a Grécia, com o consentimento de Stalin. Houve também um ataque contra a Iugoslávia em 27 03 1941 do Exército alemão que derrubou o governo iugoslavo, apesar de terem feito um pacto de amizade em 25 03 1941 com Hitler.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

O presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, em seguida, disse: “Quando os bravos homens perderam a coragem, o povo grego ousou desafiar o monstro maquinário invencível alemão, manifestando a ideia do orgulho de liberdade”.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

Primeiro Lorde do Almirantado britânico, em 28 10 1941, disse: “Não é exagero dizer que a Grécia atrapalhou todos os planos da Alemanha que foi forçada a adiar por seis semanas, o ataque contra a Rússia. Imagino qual seria a posição da União Soviética sem a Grécia ”.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

O Eden, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha (os aliados mais competentes do tempo) insistiu em 24 de setembro de 1942: “Independentemente do que os historiadores do futuro irão dizer , podemos dizer agora é que a Grécia primeiro deu uma lição inesquecível a Mussolini, causou a revolução nacional contra o Eixo na Iugoslávia. Os soldados gregos mantiveram os alemães no continente e em Creta por seis semanas e perturbaram a ordem cronológica de todos os planos do Estado Maior alemão e, portanto, trouxeram uma mudança radical em suas campanhas e, talvez, em todo o curso da guerra … “.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

O primeiro secretário de Moscou, em 1942, aniversário da entrada dos alemães em Atenas, relatou: “Desarmados lutaram contra os armados e os venceram. O Pequeno prevaleceu o grande . Não poderia ser de outra forma, porque você são “gregos”. Os soldados russos ganharam tempo, graças a sua resistência para nos defender. Obrigado. ”

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

“Eles (os gregos) não lutam como heróis, mas os heróis lutam como os gregos” São palavras de um grande estadista de nome: WINSTON CHURCHIL.

Desfile em comemoração ao dia do Não na Grécia

Durante a guerra, o 28 de outubro foi comemorado logo pelas comunidades gregas ao redor do mundo e na Grécia e em Chipre, e após a Segunda Guerra Mundial tornou-se um feriado na Grécia e em Chipre. Os eventos de 1940 são comemorados todo ano com paradas militares e estudantis. Em todo aniversário, a maioria dos prédios públicos e residências são decorados com a bandeira grega.

Vídeo do desfile completo.

Ate a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »