Thiago Crocco em Creta se surpreendeu com o tamanho da ilha, leia o depoimento dele nesse post:”Setembro de 2014 foi um mês maravilhoso de férias. Lembrando-se do ditado “Viajar é o dinheiro mais bem gasto”.
E realmente é! Depois de 5 dias na Itália e 10 dias em Malta segui para Grécia. Dessa vez, Creta foi o destino. Peguei um voo da Air Malta em seguida Olympic Airways, já que não existem voos diretos MALTA -CRETA. A ideia de roteiro era seguir da parte Oeste para Leste. Comecei a viagem na Região de Chania, fiquei hospedado em Kíssamos.Caso haja interesse passarei os contatos dos locais em que me hospedei.
Kíssamos é tranquila e na minha opinião um ótimo lugar para ficar. Ela está próxima às paradisíacas praias de Balos e Elafonisi e alguns quilômetros de Chania. Aconselho alugarem um carro. No meu caso, viajando sozinho, aluguei uma scooter e fui desbravar a ilha.
Chania é cidade grande com muitas lojas, restaurantes, cafés. Se você é uma pessoa urbana e não liga para praia. É uma ótima opção.
Três dias depois segui para Rethymno. Tive a sorte de pegar uma carona com o dono do hotel onde fiquei hospedado em Kíssamos, a viagem demorou cerca de 1h:30.Em Rethymno 02 dias inteiros e em seguida segui para Herakalion onde pegaria um navio para Santorini.
Heraklion é a maior cidade e capital de Creta, local das ruínas de Cnossos, o maior centro populacional de Creta na época minóica.Mesmo planejando a viagem com muita antecedência me surpreendi com Creta, me arrependi de não ter ficado mais tempo.
Me baseei nas experiências anteriores com as ilhas pequenas: Milos, Sifnos, Mykonos, Santorini. Isso foi um erro. Considere Creta como um “continente”.
Acredito que duas semanas é um tempo razoável para aqueles que querem explorar Creta mais a fundo. Dependerá do tempo gasto em cada região e a escolha por praia, cidade ou montanha.
Aqui vão algumas dicas para aqueles que querem viajar com um orçamento baixo. Algumas parecerão ‘clichê’, mas não custa lembrar:-Planeje sua viagem com bastante antecedência.-Dependendo da época você pagará bem menos do que se reservasse 1 mês antes.-Ilhas Gregas está associada com “cruzeiros suntuosos”. BESTEIRA! Nada melhor do que dormir e acordar numa ilha. O cruzeiro te proporcionará regalias, piscina, jacuzzi, serviços de camareira, balada tudo em alto mar, mas não proporcionará a experiência local. Pesquise o tamanho da ilha que pretende visitar, 2 a 3 dias numa ilha como Santorini por exemplo é o suficiente. Você conhecerá as paisagens, a gastronomia, a vida local. Os cruzeiros normalmente passam de ilha em ilha muito rapidamente. Eles te deixam no porto para que gaste algumas horas. Você é obrigado a comer, comprar alguns souviniers e voltar correndo para o navio. Isso apenas para que no final da viagem você pense… “VISITEI AS ILHAS GREGAS”… Não se engane…- RESERVAS DE HOTEL: POR AGÊNCIA DE VIAGENS OU INTERNET?Se você é uma pessoa insegura com assuntos tecnológicos e não domina o idioma inglês o suficiente para preencher um cadastro pela internet, sugiro AGÊNCIA. Você terá as passagens, roteiros tudo nas mãos e pagará um pouco mais caro.-No meu caso, a única reserva feita antes de sair do Brasil foi em Kíssamos, indicação de um amigo que conhece a Grécia mais do que ninguém, Décio, do site: www.guiagrecia.com.br. -Para as cidades de Rethymno e Heraklion fiz tudo pela internet. Acessei o www.booking.com e fiz a reservas tranquilamente no dia anterior da partida para cada cidade.
O site mencionado é bem prático, pois te da à possibilidade de refinar muito sua busca. No meu caso procurava lugares próximos do porto ou no centro. E o mais importante, próximos ao porto. Por que isso? Porque a proximidade evitará que você perca tempo percorrendo uma longa distância e além do mais, a maioria dos ferries parte bem cedo para as ilhas. Veja a localização no mapa e a distância do porto ou aeroporto.
Para aqueles que estão indo à Grécia pela primeira vez, calculem o número de dias e tentem conhecer duas ou três ilhas ou Atenas + 2 ilhas.
.
Para fechar o post um vídeo dos melhores momentos em Creta.Espero que tenham gostado.
Abs
Thiago Crocco
Respostas de 2
Ei Virna! Estou amando seu blog!!! 🙂
Gostaria de saber se tem como ir de Chania direto de barco para Santorini? E se alugar um carro em Heraklion tem como devolver em Chania?
Obrigada
Ola Carina
Vc tem que ir p Iraklio para ir de navio p Santorini. Pode deixar o carro no porto, so combinar com a locadora.