Psirri, o bairro de Atenas mais intrigante de toda Grécia! A impressão que se tem ao entrar no bairro Psirri é que estamos perdido em algum canto qualquer, onde as ruas são escuras, pichadas e perigosas.
Para quem não conhece o bairro Psirri, dificilmente vai acreditar que alguns metros depois tudo se transforma, as pichações viram obras de artes e as tavernas, que não são poucas, acendem as luzes ao entardecer, fazendo desse bairro um dos mais belos para se visitar a noite.
A postagem de hoje é sobre um dos lugares mais aconchegantes de Atenas, principalmente a noite, quando as luzinhas coloridas das tavernas acendem e a música grega ao vivo, ecoam por todo o bairro.
Psirri é um bairro pequeno, todo resumido em volta de uma praça, de uns tempo para cá anda se destacando muito em Atenas. Procurado principalmente por aqueles que desejam sentir uma atmosfera típica de cidades pequenas gregas.
Psirri fica no centro histórico de Atenas e é um dos bairros mais antigos da cidade, se espalha ao redor do praça Psirri ou Praça dos Heróis. Está localizado no noroeste de praça de Monastiraki e no finalzinho da rua Ermou, pelo Link do Mapa você consegue ter uma noção do tamanho dele.
A etimologia do nome do bairro não está totalmente estabelecida, mas provavelmente a palavra Psirri significa Psarianos e vem dos nomes mais antigos da ilha Psaron.
Durante o período Otomano, Lord Byron ficou na residência do vice-cônsul da Inglaterra Theodoros Makris, onde conheceu a esposa Theresa Makris. Naquela época não havia a mansão do Kyriacou Pittakis, que mais tarde ficou famoso pelas as escavações arqueológicas na Acrópole.
Após a liberação, muitas famílias nobres passaram a ocupar a área. Entre os moradores famosos de Psiri , está o Alexander Papadiamantis, um dos maiores prosadores gregos da modernidade (1851-1911). Residiu no bairro por mais de vinte anos e por esse motivo ganhou o apelido de “Eremita do Psirri”.
Em 1870, Psiri se transformou em uma das áreas mais perigosas de Atenas, devido o famoso “koutsavakides”, homens que viviam no subsolo. Os koutsavakides roubavam e matavam os comerciantes, criando assim terror no bairro.
O incidente mais grave ocorreu na Páscoa de 1847, quando os moradores queimaram a casa do aventureiro judeu-espanhol David Pacifico, porque ele se atreveu a desafiar o costume do Epitafi. Finalmente, o efeito dos “koutsavakides” terminou em dezembro de 1893, quando o então chefe da polícia de Atenas e Piraeus, Demetrios Bairaktaris, conseguiu capturar os bandidos da região em menos de um mês.
O tempo passou e hoje, Psirri, se tornou o ponto de encontro dos gregos e turistas do mundo inteiro! É o lugar ideal para ouvir e dançar uma boa música grega. Abaixo uma seleção de fotos maravilhosas desse bairro!
Vídeo do bairro Psirri, em Atenas.
Ate a próxima! 🙂
Respostas de 4
Eu adoraria visitar Atenas , na Grécia . Eu sempre achei que a Grécia era um lugar maneiro , para se viver .
Olá,
Estou indo para Atenas por 7 dias em janeiro.
Sou do tipo viajante independente..fico em apto e não hoteis.
Qual bairro aconselha nde não tenha muito turista, mas perto de metro, mercados etc?
Obrigado,
Antonio.
Ola Antonio
Plaka, Monastiraki e Syntagma.
Oi,
Muito obrigado.
Outra pergunta.. Muito frio?
Onde moro no Brasil, inverno é uma media de 7 graus..
Antonio