MENU PRINCIPAL

Os três tipos de colunas gregas

Os três tipos de colunas gregas e um post que resume de uma forma simples as 3 principais colunas gregas.

As colunas apareceram pela primeira vez na arquitetura grega durante o século VII a.C. e atingiram seu auge com a construção do Parthenon, 200 anos mais tarde.Os três tipos  de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia.

Colunas Gregas
Colunas Gregas

Os estilos de muitas colunas utilizadas na arquitetura foram inventados milênios atrás na Grécia e essas são as três principais originadoras das colunas desenvolvidas pela Grécia antiga. Esses estilos de coluna ainda são usados em construções hoje em dia.

As colunas Dóricas do Parthenon
As colunas Dóricas do Parthenon

Ordem Dórica: A coluna dórica é simples e não possui base. As colunas dóricas geralmente tinham estátuas de deuses ou heróis no topo. A ordem dórica é a mais antiga, supostamente definida em suas características principais entre 600 e 550 a.C., época dos mais antigos vestígios de templos gregos conhecidos, como o templo de Artemisa, em Corfu. O termo “dórico” é relativo aos dórios, povo que ocupou a Grécia Peninsular, a península de Peloponeso, a partir de 1.200 a.C., onde se originou esta ordem.

Colunas Jônicas do Templo Erectheion
Colunas Jônicas do Templo Erectheion

Ordem Jônica: As colunas jônicas são mais altas que as dóricas e sua superfície tem linhas esculpidas de cima para baixo. A base de uma coluna jônica se parece com uma pilha de anéis, e o capitel no topo da coluna parece ser um pergaminho gigante.Posterior à ordem dórica, a ordem jônica desenvolveu-se a partir do século V a.C. na região ocupada pelo jônios a partir de 1.700 a.C., a região de Atenas, banhada pelo mar Egeu, fortemente influenciada pela então Grécia asiática, atualmente compreendida pela Turquia.

As Cariátides do Templo Erecteion
As Cariátides do Templo Erecteion

Dentro da ordem jônica, existiu uma variante no desenho das colunas, as chamadas cariátides, que eram colunas em forma de mulheres, em homenagem às jovens da região de Cária, na Grécia asiática, que foram escravizadas como parte de um acordo feito com os Persas. O templo de Erecteion, de estilo jônico, apresenta uma tribuna anexa sustentada por cariátides.

As colunas Coríntias do Templo de Zeus
As colunas Coríntias do Templo de Zeus

Ordem Coríntia:É uma evolução da ordem jônica, no sentido de uma maior valorização da ornamentação, tendência marcante entre o final do século V e o início do século IV a.C. O nome é relativo à Corinto, cidade rival econômica e cultural de Atenas, caracterizada pelo luxo e pelo alto padrão de vida de seus habitantes.

A diferença mais marcante da ordem coríntia para a jônica é o capitel das colunas, muito mais elaborado. Tinha a forma básica de um sino invertido, adornado por folhas e brotos de acanto, uma planta da região. Outra diferença, embora não tão marcante, era a altura das colunas, que correspondia a onze vezes o diâmetro, enquanto que as jônicas tinham altura de nove vezes o diâmetro.

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Sem categoria

A oliveira da Grécia

A oliveira da Grécia não é apenas uma árvore que dá deliciosos frutos e azeites maravilhosos , ela é realmente muito mais que isso! É

LEIA AQUI »
Ilha de Symi
Symi

Ilha de Symi na Grécia

Sempre tive muita vontade de conhecer a pequena linda ilha de Symi, mas como ela fica bem longe, quase perto da Turquia (para vocês terem

LEIA AQUI »

Respostas de 37

  1. Bom dia Virna!!!
    Ernesto, não seriam as derivações romanas destas, chamadas de Toscanas e Compósitas?
    Abraços aos dois!!!

  2. Oi,
    Eu gostei muito desse “blog”, pois me ajudou muito na escola, e eu achei exatamente o que eu precisava!
    Indiquei esse “blog” para todos os meus amigos!
    Bjs😘😶😁😜😂

  3. Pingback: ARTE GREGA
  4. Ivo R. Gomes
    Olá estou fazendo um trabalho , que fala sobre as regras da arquitetura, onde pede sobre as cinco regras da arquitetura, Jônicas, Doricas, Corintias, Germanicas e Compósitas.
    Tem alguma coisa relacionada?

  5. esse blog e muito bom e me ajudou muito na escola e uma coisa bem resumida e explica bem com poucas palavras

  6. Vou à Grécia dia 28 de setembro e pretendo ver ao vivo todas essas maravilhas! Mal posso esperar para conhecer a arquitetura que estudei na pós graduação na UTFPR de Curitiba-PR. Obrigada pelos seus esclarecimentos.

  7. Gostei muito e tirou todas as minhas dúvidas queria muito conhecer a Grécia.Virna lize és linda!!!!

  8. Oi Virna!! Muito obrigado!! Encontrei o que eu estava procurando… Graças a vc e esse site!! 🙂

  9. Olá Virna! Se vc não tivesse feito esse site com as informações das colunas da Grécia não teria terminado o trabalho, muito obrigado.beijocas😚😚👍.Boa noite

  10. é um saite muito bom apesar de n parecer , eu precisava saber sobre as colunas da Grécia para um trabalho de historia