MENU PRINCIPAL

O que ver na ilha de Rodes

O que ver na ilha de Rodes é um post sobre a minha viagem na ilha de Rodes. Contém dicas do que ver e um passeio bem bacana de barco até Lindos! Confira abaixo!

Ilha de Rhodes
Ilha de Rodes

A maioria das pessoas que me conhecem, sejam amigos ou apenas colegas virtuais, sabem da minha vontade louca de conhecer vários lugares da Grécia e no início desse ano eu criei uma meta, que para mim, foi fundamental para que tudo tenha saído tão certo. Um dos itens da minha meta seria conhecer Rodes assim que terminasse o verão grego e com muito trabalho e persistência consegui fazer essa viagem.

Indo para Rhodes
Uma brasileira na ilha de Rodes

Assim que cheguei no aeroporto, fui informada de que só haveria voos para a ilha dentre de dois dias. ” Como assim? Só daqui a dois dias?” Estava tudo planejado, eu teria trabalho no dia seguinte ao meu retorno a Atenas. Ouvi uns passageiros,que também estavam indignados, falando de como chegaria a Rodes, e ouvi a palavra” karavi” (navio), e decidi nessa hora, que seria desse jeito que iria para Rodes e fui!

Mar Egeu
Mar Egeu

Pedi cancelamento do voo e fui direto para o porto de Pireus, o navio partiria as 18h e eu cheguei 17:30 . Viajar de Atenas para Rodes de navio, não é nada fácil, muito cansativo, são exatamente 15hs de viagem. Pedi uma cabine e tentei dormir todo o percurso. Impossível! Mas eu estava tão feliz que nada me tiraria a minha alegria, nem as duas velhinhas, que estavam na mesma cabine e não paravam de falar durante toda a madrugada!

Beira-mar do centro de Rhodes
Beira-mar do centro de Rhodes

Fiquei hospedada num hotel simples, próximo a praia de Elli e assim que desci no porto de Rodes fui caminhando até o hotel. A vista do porto é tão fantástica que quando eu me deparei com o local, que é conhecido como lugar onde se estava a grande estátua do Colosso eu realmente me emocionei. No centro de Rodes há ônibus para todos os locais turísticos da ilha, portanto, para quem está viajando sozinha e não pensa alugar um carro, é o melhor local para se hospedar.

Rhodes
Ilha de Rodes

25 de Setembro – O dia ficou por conta do centro da ilha. Graças à sua posição estratégica , Rodes tem sido importante desde os tempos antigos. A antiga cidade da ilha, cuja construção começou em 407 a.C, foi projetada pelo maior urbanista da antiguidade, Hippodamus de Mileto. Rhodes logo tornou-se um dos centros marítimos e comerciais mais importantes no Mediterrâneo Oriental.

Cidade Medieval de Rhodes
Cidade Medieval da ilha de Rodes

Mas em 1309,  os Cavaleiros de São João de Jerusalém conquistaram Rodes. Eles construíram enormes fortificações  para proteger a ilha, transformando-a em uma importante cidade medieval. Em 1523, foi conquistada pelos turcos otomanos, e os gregos tiveram que se contentar em morar fora das muralhas da cidade. Durante a ocupação otomana, os novos edifícios foram construídos dentro da Cidade Velha, principalmente mesquitas e casas de banhos. Em 1912, Rodes e as outras ilhas do Dodecaneso, foram apreendidos pelos italianos. Os novos governantes embelezou a cidade com edifícios magníficos, estradas largas e praças.

Palácio do Grande Mestre
Palácio do Grande Mestre

O Palácio do Grande Mestre foi reformado e a rua dos Cavaleiros foi reconstruída, a fim de recuperar a sua atmosfera medieval. Finalmente em 1948 Rodes tornou-se oficialmente parte da Grécia. Em 1988, a Cidade Medieval de Rodes passou a fazer parte como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Passeio de barco Doukinissa
Passeio de barco DoukissaBoat

26 de Setembro – No segundo dia fui conhecer um dos pontos turísticos mais importante da ilha: Lindos. Para chegar em Lindos, existe três maneiras: táxi, ônibus locais e barcos. Optei pelo passeio de barco, pois pegaria toda a costa norte da ilha, passando por belas praias e a parada em lindos era de 3 horas, tempo suficiente para tomar banho e visitar a famosa Acrópoles de Lindos. Eu recomendo o passeio DoukissaBoat, feito por uma família maravilhosa, que trabalham todos juntos e felizes!

Aldeia de Lindos
Aldeia de Lindos

A aldeia de Lindos  preservou toda a sua simplicidade arquitetônica! As casas são brancas, de telhados vermelhos  e muitas flores espalhadas por toda a aldeia.Para subir ate a Acrópoles de Lindos, podemos ir de burrinho ou a pé, o que foi o meu caso. Era impossível não se surpreender com a beleza das ruelas feitas com pedrinhas de praias, com as casas, igrejas, lojinhas de artesanatos e vários comércios vendendo o famoso suco de laranja de Lindos.

Acropoles de Lindos
Acropoles de Lindos

A acrópoles de Lindos foi construída sobre uma rocha íngreme de 116 m, com uma vista espetacular do mar. Segundo a tradição, o templo de Athena   foi fundado por Danaus, que veio para a ilha com suas 50 filhas para escapar da fúria da deusa Hera.

Navio esculpido na Acrópoles de Lindos
Navio esculpido na Acrópoles de Lindos

Logo na chegada à Acrópoles tem um navio esculpido na pedra, datado em 280 a.C, uma indicação do poder naval da Rodes antiga. Na proa havia uma estátua do General Agesander, esculpida por Pythokritos. O primeiro código naval, o famoso “Código Naval Rhodian”, de direito internacional é um dos documentos jurídicos mais importantes do mundo e foi escrito em Rodes. O imperador Antonio escreveu: Nós podemos governar o mundo, mas o Código Rhodian governa os mares!

Ilha de Rhodes
Ilha de Rodes

Impossível não se apaixonar pela ilha, seja qualquer hora do dia, ela é realmente bela! No final do passeio à Lindos, uma paisagem de tirar o fôlego na chegada no centro de Rodes. Aqui é o local onde tinha a estátua do  Colosso de Rodes,que foi  construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos. A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze. Tornou-se uma das sete maravilhas do mundo antigo. Clique Aqui para saber mais sobre a estátua.

Templo de Apolo
Uma brasileira na ilha de Rodes – Templo de Apolo

27 de Setembro – Na parte da manhã do terceiro dia ficou por conta de conhecer o Templo de Apolo e a tarde a famosa aldeia de Kalythies. Posicionado na borda ocidental da cidade, no topo da colina de Agios Stefanos, a Acrópole de Rodes e o seu imponente templo de Apolo, domina a vista. Ao contrário da maioria das antigas acrópoles, essa não foi fortificada. Ela consistia em uma área monumental, com santuários, grandes templos, edifícios públicos e locais de culto. Clique nesse link que você vai conhecer tudo sobre o Templo de Apolo.

Faliraki
Faliraki – praia linda da ilha de Rodes

Kalythies – Faliraki: Fica a 16 km da cidade de Rodes. Nessa área encontra-se um dos mais belos e maiores resorts do litoral da ilha com excelentes infra-estruturas turísticas e vida noturna agitada. A área é famosa por seus hotéis de todas as classes que variam de grandes resorts para pequenas e amigáveis ​​pousadas, de gestão familiar.

Uma Brasileira na Grecia
Uma Brasileira na ilha de Rodes

28 de Setembro – Ultimo dia em Rodes. Meu vôo para Atenas estava marcado para às 18h, eu teria uma boa parte ainda para curtir a ilha, pensei em visitar o lugar das famosas borboletas de Rodes, conhecidas internacionalmente como Petaludes, mas não fui. Eu poderia ter ido em outros lugares mais afastado da ilha, mas eu não fui. Estava melancólica, como uma grande vontade de ficar  mais dias na ilha. Desde o início da viagem eu sabia que seria diferente, tinha certeza que eu sentiria a ilha, não apenas como uma turista, mas também como uma moradora local. Encontrei com o pessoal do barco para um almoço e aconteceu algo muito bonito. Uma menina especial, na faixa de 12 anos, se aproximou da mesa e abraçou todos que estavam ali, em especial num rapaz, que estava acompanhado por sua noiva. Ela o olhava com admiração e carinho, depois deu um abraço bem apertado nele e disse: ” Eu te senti.” Quantas pessoas tem coragem de dizer essas palavras? Aquele anjinho teve e foi uma cena deliciosa de ver!

Viajar para Rodes sozinha foi um aprendizado fantástico e eu posso dizer que abracei e também senti a ilha, de uma forma gostosa e inesquecível! Que venham mais viagens!!

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO

Respostas de 12

  1. Oi Virna! Que legal que vc foi a Rodes! Vou agora em novembro e troquei Mykonos por Rodes, mas já estou triste por ter poucos dias na ilha. Uma coisa me preocupou, vc disse no post que chegou no aeroporto de Atenas e a companhia simplesmente cancelou o voo, é isso mesmo? Qual companhia era?

    1. Olha, meu avo era de Rodes; é legal, tem muitas opçoes desde mar,campo,montanha,mas acho que Mikonos bate, de longe…!!
      Vá se puder às duas.

  2. Ahh que bom! Tomara que o tempo colabore comigo! hehe Obrigada! Só mais uma pergunta. Vc sabe onde eu posso encontrar os horários de ônibus para Lindos e para o Aeroporto?

  3. Virna, gostei muito de ler seu texto sobre Rhodes, o que me emocionou muito parecia que estva ouvindo você. Estou de férias em junho e quero conhecer a Grécia, fazendo primeiro Zakynthos, depois, Santorini, Mykonos, Rhodes e depois Atenas. Para aproveitar melhor, essa sequencia é boa ou você sugere outra? O trecho ATH/ZTH/ATH de ferry, você aprova ou é melhor de avião? Obrigado. João Leite

    1. Ola Joao
      Va de aviao para Zakynthos, bem melhor!A sequencia esta perfeita, voltando de Zakynthos vai para Santorini de aviao!
      Rodes esta fora da sequencia, melhor seria colocar uma outra ilha ciclades, tipo, Milos, Paros ou Naxos.
      Boa viagem!
      Virna Lize

  4. Oi, Virna. Não sabe como me fez bem ler seu post. Há muitos anos atrás, estivemos em Mármaris- Turquia, e a idéia era de lá pegar um navio para Rodes. Poucos min utos nos impediram de fazer essa viagem. Como já havia uma programação, nun ca conseguimos
    conhecer Rodes, terra onde nasceram nossos avós paternos.
    Estamos nos “devendo” esta viagem, mas desta vez com muito mais tempo para curtir Rodes. Obrigada.