Hora de voltar para o Brasil? É um texto pessoal, que fala um pouco sobre mim.
Hoje me peguei lendo dois textos interessantes… O primeiro com o título “Hora de voltar para o Brasil” do autor Marcio Leibovitch e o outro “ Você quer mesmo deixar o Brasil?“, da jornalista Tania Menai. Aí fiquei com muita vontade de falar um pouquinho da minha vinda para cá.
Minha mudança para a Grécia foi decidida praticamente de um dia para o outro e não tive muito tempo para analisar se eu queria mesmo vir. Cheguei em 2008 e eu não tinha muito acesso a internet, cheguei a acreditar que eu ia morar nessas casinhas brancas com telhados azuis.
A realidade é dura e eu sofri.
Sofri com o frio, para mim a Grécia era verão o ano inteiro.
Sofri com a saudade, mas não era só a saudade de amigos, mas também uma saudade louca do que fui e do que eu tinha me transformado até então.
Cheguei sem profissão nenhuma…( a minha no Brasil não servia de nada na Grécia e eu não sabia o inglês e nem grego). Tentei ser faxineira e até mesmo artesã, numa ânsia de me ocupar e conseguir me situar… Teve momentos que eu quis ir embora, e até fui (só aguentei ficar alguns meses), mas aí eu já não sabia mais quem eu era. Eu me transformei numa brasileira estranhando seu próprio país.
É…isso acontece sim, você se acostuma muito rápido com as coisas boas que o outro país te oferece.
Como você sabe, a Grécia é um país que está em crise e não tem previsão de quando vai acabar, mas mesmo com toda essa crise, ela te dá uma vida digna,como saúde, educação e segurança. Quando me falaram (7 anos atrás) para eu desistir dessa idéia maluca de vir para a Grécia, que ela estava falida e que iríamos até passar fome…eu tive todo tipo de reação, menos a do “medo”.
Eu aceitei vir para a Grécia por apenas dois motivos, qualidade de vida e conhecer uma nova cultura. Não sou rica, a maioria das viagens que posto aqui são frutos do meu trabalho. E o meu maior tesouro é ver meus filhos felizes andando para cima e para baixo, sem ter aquele sentimento ruim de que eles vão sofrer algum assalto por causa de um celular ou tênis.
Ainda não chegou a hora de voltar para o Brasil…pode ser que chegue e também pode ser que nunca chegue. Vivo na Grécia hoje e isso me basta!
E você?Quer mesmo deixar o Brasil? Se quer, não tenha medo de tentar…não tenha medo de errar! A vida passa tão rápido e por mais que seja difícil lá fora..vale muito a pena correr esse risco!
Até a próxima! 🙂
Respostas de 14
Bom dia, parabéns também pela coragem, muita sorte e saúde para você e os seus, muito legal tudo que escreveu, torcemos por vcs.
Feliz natal
Feliz ano novo.
Ola Constantino
Obrigada e um feliz ano novo!!
Parabéns pela coragem! E eu acredito que temos que tentar, e nunca deixar o medo se sobrepor e depois nos causar uma sensação de frustração. Melhor errar fazendo, do que não fazer. Estive ai na Grecia agora em novembro, e adorei. Pretendo voltar, pois tem muita coisa para eu conhecer. E as dicas que você dá são maravilhosas. Beijos e muita sabedoria para continuar em busca da sua felicidade!!!
Obrigada Janaina!! Bjao
Olá Virna. De-me mais detalhes sobre as viagens que você organiza e o seu serviço de acompanhamento. Minha esposa sempre fala sobre conhecer a Grécia mas não quer nada com agências de viagem brasileiras. Aqui muitas pessoas já levaram calote delas.
Ola Jose, Deixo aqui meu email para contato: umabrasileiranagrecia@gmail.com
Att
Virna Lize
Quais os trabalhos disponíveis para brasileiros que sabem o grego?
Encontra na área de turismo, mas precisa tbm do ingles.
Olá! Adorei o seu post, ajudou bastante. Estou indo para a Grecia em alguns meses, provavelmente pra sempre. Finalmente li alguma coisa que me deixou um pouco mais confiante.
Seja muito bem vinda! 🙂
Olá Virna! Parabéns pela coragem. Meu sonho é ir morar na Grécia! Sou turismóloga e me sentiria realizada em trabalhar com turismo na Grécia. Quem sabe um dia eu tenha coragem assim como você. Um grande abraço. Adriana Caravassilakis.
Obrigada pelo comentário! No tempo certo tomamos decisões que pode mudar nossas vidas para sempre. 🙂
Virna, vc tinha nacionalidade europeia?
Sabe de oportunidades de trabalho para quem fala português?
Amei seu texto.
Obrigada
Obrigada pelo comentario!
Nao, casada com grego. Trabalho para quem fala Ingles e português sempre tem.
Att – Virna Lize Mitrogiannis