Monte Pnyx em Atenas é um post que mostra o local onde nasceu a Democracia na Grécia. No Pnyx se reuniam os cidadãos atenienses, sendo que no século IV a.C. demandava-se um quórum de 6000 cidadãos para votar temas importantes.
O Monte Pnyx é uma colina histórica localizada em Atenas, Grécia, que desempenhou um papel fundamental na democracia ateniense. Durante a Antiguidade, era o local onde os cidadãos se reuniam para participar de assembleias populares e exercer seu direito de voto.
No século IV a.C. a eclésia era chamada pelo menos quatro vezes por mês, para discutir temas importantes colocados pela bulé. O primeiro encontro da assembleia era chamado de “soberano”. Nessa assembleia soberana eram discutidos temas vitais como o suprimento de grãos e a defesa nacional. A permanência dos oficiais nos cargos também era decisão da eclésia, que em muitos casos votava para escolher seus oficiais (como os strategoi – στρατηγοι).
Leia mais sobre a Democracia Ateniense nesse LINK.
Monte Pnyx foi escavado nos anos 30 e foi possível definir três períodos da história da construção, Pnyx I ( 460 – 400 a.C), Pnyx II ( 400 – 120a.C) e a Pnyx III (de 120 em diante). Situada no lado oeste da Acrópole e foi construída originalmente por volta de 500 ou 462 a.C. e então remodelada em 403 sob o governo dos Trinta tiranos, a fase final foi concluída em 430 a.C.. Esta terceira fase consistia de uma plataforma para o orador, a bema, e um muro de contenção curvado a partir do auditório. Também haviam stoas na parte superior, mas que nunca foram concluídas.
Rodeado por áreas verdes e arborizadas, o Pnyx tem uma plataforma de pedra semicircular, com vários degraus talhados para ele, levando à bema, ou a Tribuna dos Oradores. O hábito de congregar lá continuou por muitos anos, até que o Pnyx foi abandonado por um local melhor. Portanto, podemos dizer que o Pnyx foi o primeiro parlamento democrático na história da humanidade. Foi no Pnyx ,onde entregaram seus discursos, os grandes políticos de Atenas, como Péricles ou Alcibíades.
Os restos encontrados mostram que o Pnyx foi construído em três períodos. No primeiro período, a encosta foi usada para um teatro. No segundo período, o arranjo do auditório foi revertido e uma contenção alta de parede semicircular no norte, que serviu para apoiar um aterro que desce para o sul aumentou. No terceiro período contenção permaneceu, mas o local foi ampliado para aumentar a sua capacidade.
Escavações:
-As escavações da Sociedade de Arqueologia de Atenas, em 1910, confirmou a identificação do local como o Pnyx. Entre 1930 e 1937, Homer A. Thompson escavou em grande escala várias vezes o Monte, primeiro em colaboração com K. Kourouniotes e, posteriormente, com Robert L. Scranton.
-Estas escavações descobriram as fundações de edifícios importantes no Monte Pnyx, embora nada resta deles.
-Duas grandes stoas, erguidas entre 330 e 326. C., mas nunca foi concluída.
-O altar de Zeus Agoraios, um contemporâneo dos stoas. Na época de Augusto (século I aC.), O altar foi transferido para o Agora e localizado em frente ao Metroon.
-O Santuário de Zeus Hypsistos.
Até a próxima! 🙂