Thira Antiga – Trilha em Santorini – Fiz uma trilha bem bacana numa dessas minhas viagens para Santorini. Divido com você neste post!
Minha idéia inicial era só visitar uma pequena igreja que está cravada no meio da Montanha Mesa Vounó, em Perissa. Chegando lá me empolguei e fui até o sítio arqueológico Thira Antiga.
Santorini (Σαντορίνη), chamada oficialmente Tira (em grego: Θήρα) e Tera na Antiguidade, é uma ilha no sul do mar Egeu, a cerca de 200 quilômetros a sudeste da Grécia continental. É a maior ilha de um pequeno arquipélago circular que leva o mesmo nome e é o resto de uma caldeira vulcânica. O conjunto de ilhas forma o membro mais ao sul do grupo de ilhas Cíclades, com uma área de aproximadamente 73 quilômetros quadrados e uma população estimada em 2011 em 15 550 habitantes.
Minha trilha para Thira Antiga começou a partir de Perissa, para mim, um dos lugares mais bacana para se hospedar, devido à sua praia de pedrinhas pretas e de águas transparentes e quentes! No local existem excelentes tavernas que servem peixes frescos e também boas pousadas.
Olhando para o alto nesta foto, você consegue entender o porque do meu fascínio em chegar naquele pontinho branco! Numa altura de 200 metros está uma pequena igreja, porém grande na sua história. A igreja Panagia Katefiani (Παναγιά Κατεφιανή) serviu de abrigo na época da guerra, a palavra katefio significa abrigo!
Então vamos começar a nossa trilha! Minha caminhada começou às 8h da manhã, de boné, protetor e com uma garrafinha de água lá fui eu! Logo no início da trilha tem um ponto para subir a trilha de burrinho, mas estava determinada a subir caminhando devagar, sem pressa!
Meia hora depois já estava bem próximo a igreja Panagia Katefiani, achei muito legal esta parada! Daqui você pode escolher o caminho da igreja ou subir para a Thira Antiga,visitar o sítio arqueológico de Santorini. Eu fui para a igreja mais importante de Santorini!
Uns minutos depois chego na igreja dos meus sonhos! Sim, desde que conheci a vila de Perissa, sempre tive vontade de subir até lá, apesar de ter perdido as contas das vezes que fui para Santorini, infelizmente nunca tive tempo para esta trilha. Fiquei um bom tempo sobre a igreja olhando para uma das vistas mais linda de Santorini e agradecendo a Deus, por esta oportunidade de está na ilha que amo e realizando mais um sonho na Grécia!
Na hora de voltar para Perissa, decidi seguir para cima, onde a outra trilha ia me levar na Thira Antiga, o local exato da Antiga Santorini! Aí sim eu posso dizer que estava quase no meu limite! A trilha de subida era muito íngreme e minha água tinha acabado, estava super cansada, mas a vontade maior era de continuar e depois de quase uma hora, finalmente cheguei!
A vista é fantástica aqui de cima! Tem dois lados para admirar: Uma do lado de Kamari e outra de Perissa. Nesta foto estou na parte de Kamari,com vista para o aeroporto e o todo o litoral de Santorini! Não tem como não amar Santorini!
E nesta foto o lado de Perissa! Fantástico! Recomendo muito esta trilha, mas tem que ter pique e joelho sadio! 🙂
O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE THIRA ANTIGA
Depois da erupção vulcânica no século 17 a.C. que enterrou a cidade de Akrotiri nas cinzas, a ilha permaneceu deserta por centenas de anos. No início do século 8 a.C., colonos dóricos de Esparta liderados por Theras se estabeleceram na ilha e fundaram a cidade que levou o seu nome em uma colina estrategicamente situada, naturalmente fortificada e com vista para o mar.
Ruínas da igreja de Agios Stefanos (São Estefano) construída no período bizantino.
AS RUÍNAS DE THIRA
As ruínas são compostas de templos como o de Apolo Karneios, Heroa, Edifícios Públicos, Teatro, Agora, etc., tudo com um excelente sistema de drenagem. A área residencial e a maior parte dos cemitérios foram escavados por arqueólogos alemães entre 1895 e 1902.
SANTUÁRIO DOS DEUSES EGÍPCIOS
Outro santuário existente nas ruínas de Thera é aquele dedicado aos deuses egípcios. Durante o período helênico, houve receptividade a novos deuses, cultos e adoração a divindades orientais e egípcias que se espalhou no território grego. Em Thera, os deuses egípcios Serapis, Ísis e Anubis foram aceitos em 3 a.C. e seu culto foi rapidamente integrado na vida religiosa pública e privada dos habitantes da ilha. Hoje, ainda restam vestígios dos nichos para oferendas de um lado e um banco para a colocação de estátuas de culto no outro.
O sítio arqueológico de Thera Antiga pode ser visitado de acordo com os seguintes horários de funcionamento:
– Inverno (1 de novembro a 31 de abril): terça a domindo, de 8h00 às 15h00
– Verão (1 de abril a 31 de outubro): 8h00 às 15h00
– Segunda-feira: fechado
Entrada: 2 euros
Um pouco da minha ida num dos lugares mais alto de Santorini!
Até a próxima! 🙂
Respostas de 3
A cada publicação minha vontade de ir conhecer a Grécia aumenta… Mas tenho medo da língua e por onde começar a viagem….. Tenho certeza que é um lugar fantástico.
Ola Cassia
Nao tenha medo! Conheço pessoas q não fala nada de inglês e vieram e amaram!
Me parece super bacana