MENU PRINCIPAL

Arco do Adriano na Grécia

Arco do Adriano na Grécia é um post sobre um portal construído em homenagem ao Imperador Adriano. Confira abaixo!

Arco do Adriano na Grécia

O Arco de Adriano, mais conhecido como Portão de Adriano, é um portal monumental que se assemelha – em alguns aspectos – a um arco de triunfo romano. O arco atravessava uma antiga estrada do centro de Atenas para o complexo de estruturas no lado oriental da cidade que incluiu o Templo de Zeus Olímpico. Foi proposto que o arco fosse construído para comemorar a entrada do imperador romano Adriano e honrá-lo para suas muitas bençãos à cidade, na ocasião da dedicação do complexo próximo do templo em 131 ou em 132 d.C.

Não se sabem quem encomendou o arco, embora seja provável que os cidadãos de Atenas ou outro grupo grego fossem responsáveis ​​pela sua construção e concepção. Havia duas inscrições no arco, voltadas em direções opostas, nomeando Teseu e Adriano como fundadores de Atenas. Embora seja claro que as inscrições em honra ao Adriano, é incerto  se referem à cidade como um todo ou dividindo a cidade em duas partes: uma antiga e uma nova cidade. A idéia inicial de que o arco marcou a linha da antiga muralha da cidade e, portanto, a divisão entre as antigas e as novas regiões da cidade, mostrou-se falsa por mais escavações. O arco está localizado 325m sudeste da Acrópole.

Arco do Adriano na Grécie

Todo o monumento é feito de mármore do Monte Pentelico, o mesmo mármore usado para o Partenon e muitas outras estruturas notáveis ​​em Atenas, embora a sua qualidade pode variar significativamente. O mármore usado para o arco é de um grau mais baixo que teve mais inclusões do que aquele usado nos melhores edifícios atenienses. O arco foi construído sem cimento ou argamassa de mármore sólido, usando grampos para conectar as pedras cortadas. Tem 18m de altura, 13,5m de largura e 2,3m de profundidade. Seu projeto é totalmente simétrico de frente para trás e de lado a lado.

Arco do Adriano na Grécia

A única passagem arqueada do nível mais baixo tem 6,5 m de largura e foi apoiada por pilastras coroadas com capitéis coríntios. Similar, mas mais alto, pilastras flanqueiam os cantos externos do nível inferior. O espaço entre as pilastras externas e a abertura arqueada foi preenchido com pedras quadradas com bordas esboçadas para enfatizar o desenho. Em ambos os lados da passagem central havia uma coluna coríntia em uma base retangular, levantada que se projeta do centro da parede.

Arco do Adriano na Grécia

Duas inscrições são esculpidas na parte inferior do arco, uma centrada sobre a abertura arqueada de cada lado. No lado noroeste (para a Acrópole), a inscrição era: “ΑΙΔ ‘ΕΙΣΙΝ ΑΘΗΝΑΙ ΘΗΣΕΩΣ Η ΠΡΙΝ ΠΟΛΙΣ.” (Esta é Atenas, a antiga cidade de Teseu).

A inscrição no lado  sudeste (de frente para o Templo de Zeus) lê:” ΑΙΔ ‘EΙΣ’ ΑΔΡΙΑΝΟΥ ΚΟΥΧI ΘΗΣΕΩΣ ΠΟΛΙΣ.” (esta é a cidade de Adriano, e não de Teseu). Um antigo manuscrito de Aristides afirma que o imperador Adriano, quando ele estava expandindo a parede da cidade (de Atenas), escreveu no limite da antiga e as novas áreas de Atenas uma inscrição dupla correspondente o sentido, mas não o exato texto, das inscrições no arco. Com base em uma leitura foi inicialmente aceite que o arco estava na linha da parede e que marcou a divisão entre a cidade velha de Teseu e a nova cidade de Adriano.

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

4 respostas

  1. As informações foram úteis e é bom saber sobre uma pessoa brasileira envolvida com turismo e que brasileiros que visitem a Grécia possam contratar seus serviços.

  2. Excelentes informações! Tomei a liberdade de usar algumas de suas fotografias na minha aula sobre Grécia. Excelente observações. Muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *