Páscoa Grega é um post sobre uma data muito importante para o povo grego.
Para os cristãos ortodoxos, a Páscoa é a festa mais importante do ano e mais repleta de manifestações religiosas. A palavra “Paskha” provém do termo hebreu “Pesakh”, que significa “passagem”.
O povo judeu celebrava a Páscoa em recordação de sua libertação do jugo egípcio e da passagem do Mar Vermelho, enquanto que os cristãos comemoram a Ressurreição de Cristo Salvador e sua passagem da morte à vida.
O termo grego correspondente a “Paskha” é “Lambrí” (resplendor), pois o dia da Ressurreição de Cristo é um dia pleno de regozijo.O dia de sua celebração é definido todos os anos como o domingo que segue a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera.
No curso da semana que precede o domingo de Páscoa (Semana Santa), um monte de costumes e tradições revive em todas as partes do território grego. Os preparativos para a celebração da Ressurreição começam na Quinta-Feira Santa. Nesse dia, de acordo com a tradição, as donas-de-casa preparam os tsourékia (uma espécie de pão-doce) e pintam ovos com pigmentos vermelhos especiais. Desde os tempos antigos, o ovo é o símbolo da renovação da vida e a cor vermelha simboliza o sangue de Cristo.
Antigamente as pessoas acostumavam colocar o primeiro ovo vermelho no canto da casa , a fim de afastar os maus espíritos. Em certas aldeias, por outro lado, marcavam a cabeça e as costas dos cordeiros com tinta vermelha que havia sido utilizada para pintar os ovos. Havia também o hábito de guardar no canto de ícones uma das “kouloures” (bisnagas de pão redondo) preparadas na Quinta-Feira Santa, para assegurar a proteção dos membros da família contra o feitiço.
O dia mais sagrado da Semana Santa é a sexta-feira, quando culmina a Paixão com a descida da cruz e o sepultamento de Jesus Cristo. É um dia de luto, e nesse dia as donas-de-casa não se ocupam de trabalhos caseiros, nem mesmo cozinham. Levando flores que colhem ou compram, mulheres e crianças dirigem-se às igrejas para adornar o Epitáfio (o féretro de Cristo). Na manhã da Sexta-Feira Santa, em todas as igrejas é oficiada a representação do sepultamento de Cristo e, no mesmo dia de tarde, tem lugar a procissão do Epitáfio.
O Megalo Sábado(Grande Sábado) é o último dia da Semana Santa e da Quaresma.Todos vão a igreja levando velas e durante a missa um por um vão acendo as suas , é um momento único onde todos estão ligado por uma chama de fé esperança.
Em toda a Grécia,na meia-noite do Megalo Sábado para Domingo é celebrado os rituais ortodoxos da ressurreição de Cristo. Sábado é o único momento em que jejua e a celebração da missa é encerrada com uma grande queima de fogos e gritam Kali Anastasi, que significa: Feliz Páscoa!
No grande Sábado da ilha de Corfu(Kerkyra), acontece um ritual muito interessante, às 11 horas os sinos anunciam a “Manhã da Ressurreição” e os moradores jogam potes de cerâmica pelas janelas e varandas. Este barulhento hábito traz a influência dos venezianos que jogavam objetos antigos para fora de sua janela no dia de Ano Novo, de modo que o Ano Novo lhes trouxessem muitas coisas novas. Outra, mais provável explicação é que o costume é de origem pagãos, pois quebrando as coisas e fazendo ruídos altos os gregos antigos queriam acordar Perséfone, a deusa da primavera e acelerar a vinda de Primavera . Corfu é a ilha mais procuradas nessa época do ano e a sua Páscoa é conhecida por toda a Europa.
Na manhã do domingo de Páscoa, em muitas regiões do país é colocado no espeto o “ovelías” (carneiro pascoal). Em outras regiões, a carne da refeição pascoal (carneiro ou cabrito) é assada numa especie de churrasqueira. Em toda parte prevalece um ambiente de festa, e as pessoas habitualmente comem e se divertem até tarde de noite.
Até a próxima! 🙂