Ilha de Folegandros é um post escrito por um querido amigo, Thiago Crocco, que sempre quando pode, estar passeando pelo lado de cá!
“É a menor ilha das Cíclades com 32km² e aproximadamente 650 habitantes. Esse número mais que duplica na alta temporada entre os meses de Julho a Setembro. Ela se tornou “da moda”, mas ainda sim quase intocada. Um verdadeiro pedaço da Grécia.
Sou suspeito para falar sobre a Grécia, essa foi minha quinta vez em terras helênicas e para ser sincero, não me canso. Muitos me perguntam – “ De novo Grécia?”, “Por que tantas vezes?”.
Folegandros é tranquila e bela. Infelizmente chegamos no final de Setembro, o tempo já estava começando a esfriar. A ilha não dispõe de um aeroporto, portanto sua chegada poder ser: De Ferry direto do porto Pireus ou de avião até Santorini, depois Ferry até Folegandros.
Três lugares importantes em Folegandros:
A capital Chora (lê-se Rora) fica na área centroeste da ilha possui uma arquitetura charmosa, tipicamente cicládica, casas brancas, janelas coloridas. Você encontrará restaurantes e pequenos comércios. Sugiro ficar hospedado nessa área. O Porto de Karavostassis e Ano Meria. Esses três locais são bem conectados por estrada. Outros vilares pequenos: Livadi e Stavros.
O modo mais fácil de se deslocar pela ilha é de ônibus. Mas aconselho alugar um carro ou scooter. Não esqueça de levar sua CNH e Permissão Internacional para dirigir.
A ilha possui algumas praias: Agali – Chochlidia – Livadi – Katergo – Agios Giorgios – Vardia – Fyra – Galifos – Pountaki – Vintsentzou – Livadaki – Ambeli – Karavostasi – Ambeli – Ligaria – Aspropounta – Latinaki – Vorina -Agios Nikolaos.
Um dos lugares pitorescos a ser visitado chama-se KASTRO. Parte Medieval da cidade, era rodeado por muros de um castelo que não exite mais. A cidade cresceu entorno dessa região. Nela você encontrará muitos restaurantes e lojas de souviniers.
Outro lugar que merece a visita é a Igreja de Virgem Maria, localizada no topo do morro acima de Chora. Aproximadamente 10-15 minutos andando.
Na capital Chora é possível degustar da culinária grego num charmoso restaurante, a céu aberto.
Dica de hospedagem: http://www.aegeohotel.com/en/
Além de ficar na capital Chora, os quartos (chalés) são confortáveis, espaçosos e o ambiente não poderia ter vista melhor. O traslado do porto ao hotel é de graça, basta enviar um e-mail com seus dados e detalhes da chegada (nome do navio e horário da chegada).
Texto e fotos de Thiago Crocco – Www.flickr.com/photos/tcrocco