Náfplio, pequena cidade do Peloponeso- Um lugar lindo que merece ser visitado para quem estiver em Atenas.
Nápflio é uma cidade portuária que se expandiu até as encostas perto da extremidade norte do Golfo de Argos. A cidade foi a primeira capital da Grécia em 1829-1834, com uma população de 20.000. Hoje é a capital da prefeitura de Argolis e da província de Nafplion. Seu nome em outras línguas é conhecido também como Nauplia, Navplion, Nauplio, Nafplion e Anapli.
Um labirinto de ruas estreitas, nas encostas de uma pequena península rochosa no nordeste do Peloponeso. É uma das cidades mais pitorescas da Grécia continental, perto o suficiente para viagens ou passeios de fim de semana.
Nápflio oferece aos visitantes muito mais do que apenas um feriado tranquilo junto ao mar. Além dos cafés na zona portuária, lojas e boutiques atraentes para os turistas, a história de Nafplio é traçada em ruínas antigas , igrejas bizantinas enfiadas em sinuosas ruelas e edifícios francos, Venetian, e turco que são o legado arquitetônico de 600 anos de conquista.
O lugar é autêntico e essa é a magia de cada viajante que vai visitar Nafplio. Passar um final de semana ou até mesmo um dia, é viajar no tempo. Passeios de charrete nos levam aos principais Monumentos históricos da cidade.
Ioannis Kapodistrias foi o primeiro governador da Grécia durante o período de transição. Ele veio de uma família aristocrática com uma tradição política e se envolveu com a política desde 1803, quando foi nomeado secretário do território do Estado Jónico. Com a ocupação das ilhas jônicas do francês se retirou e entrou para o serviço diplomático russo. Lá, ele assumiu posições importantes gestão para se tornar ministro das Relações Exteriores do Império Russo 1815-1822, quando ele foi forçado a demitir-se por causa da revolução de 1821. Em 14 de abril de 1827 a Assembleia Nacional Trizoinias elegeu o primeiro governador da Grécia, posição da qual ele entrou em atrito com as autoridades locais, resultando na morte de 9 de Outubro de 1831 em Nafplion em retalhação a prisão de Petrobei Mavromichai. Como governador da Grécia lançou grandes reformas para reparar a máquina do Estado, e para estabelecer o quadro jurídico do Estado, necessário para o estabelecimento da ordem. Também reorganizou a armada.
Depois de muito andar pelas ruelas e praças da cidade de Nafplio seguimos em direção a Fortaleza Palamidi, mas sem antes de parar e admirar esse interessante monumento: leão da Baviera do escultor alemão Christian Siegel datado entre 1840-1841. “Nafplio, O leão” é esculpido na rocha em uma escala monumental e parece estar dormindo. O escultor Christian Siegel foi o primeiro professor de escultura na Politécnica de Atenas. O modelo para o trabalho foi o Leão de Lucerna, famosa escultura dinamarquês, Bertel Thorwaldsen.
Abaixo do leão há uma inscrição em alemão que nos informa que este monumento foi encomendado por Ludwig da Baviera, pai de Otto primeiro rei da Grécia, em memória dos soldados bávaros na escolta de Otto que morreram durante a epidemia de febre tifóide em Nafplio que devastou a região entre 1833 e 1834.
Os bávaros foram enterrados no cemitério Aghii Pantes e em uma área do nordeste de Evaggelistria, que tornou-se conhecido como o “monumento da Baviera.” Mais tarde, seus ossos foram exumados e foram levados para a cripta da Igreja Católica de Nafplio. Hoje, a área na frente do Leão da Baviera, foi transformada em um pequeno parque com bancos, para proporcionar um lugar para descansar durante o passeio pela cidade.
Fomos conhecer a famosa Fortaleza Palamadi, que está bem no alto de uma colina numa altura de 216 metros, pra quem quer se aventurar, subir os mil degraus é um convite tentador. Fomos de carro, estávamos meios que cansados de andar pela cidade e queríamos ter fôlego para andar em toda a área da fortaleza. Vejam o tamanho da fortaleza, vista pelo Google!!
A fortaleza foi construída pelos venezianos durante a segunda ocupação da área (1686-1715). Foi um projeto muito grande e ambicioso, concluído dentro de um período relativamente curto a partir de 1711 até 1714. Nafplio Fortaleza Palamidi ( em grego Παλαμήδι) é uma fortaleza barroca típica com base nos planos dos engenheiros Giaxich e Lasalle. Nafplio Em 1715 foi capturado pelos turcos e permaneceu sob seu controle até 1822, quando foi capturado pelos gregos.
Os bastiões da Fortaleza Palamidi foram originalmente nomeados após a vitória dos venezianos. No entanto, quando caiu para o Império Otomano, os bastiões receberam nomes turcos. Por fim, quando os gregos derrubaram os turcos os bastiões foram renomeados com nomes gregos de santos. Um dos baluartes, chamados de “Milcíades”, foi usado como prisão de Theodoros Kolokotronis, um herói da revolução grega.
Apesar de ser muito pequena, Nafplio é muito rica em histórias. Um lugar especial, misterioso, abençoado, cheio de belezas naturais e culturais, durante séculos continua a florescer e encantar todos os visitantes.
Depois de ver castelos, fortalezas, igrejas, museus e praças com bonitas fontes, que tal tomar um banho de praia? Encontramos lindas praias, de águas transparentes e quentes, ótimas para se refrescar do passeio feito a cidade e a enorme Fortaleza Palamidi. As praias de Nafplio são organizadas e oferecem uma boa infraestrutura. As principais são: Arvanitia, Karathona, Neraki, Agios Nikolaos e Plaka Drepanpou.
Ate a próxima!
Respostas de 4
Olá,
Como se chega de transporte publico de Atenas?
Obrigado
Ola Antonio
De metro – do aeroporto para Syntagma.
De onibus – do aeroporto para Syntagma.
Por gentileza Virna, é possível ir de barco/ferrie de Nafplio direto para Creta? Qual é o porto mais próximo de Nafplio?
Obrigada
Ola Ana Catarina
Parte do Porto Pireus o navio para Creta.
Virna Lize