Sítio Arqueológico de Akrotiri em Santorini é um post sobre um dos locais mais importante para se conhecer na ilha.
O sítio arqueológico de Akrotiri é um tesouro arqueológico localizado na ilha de Santorini, na Grécia. Essa antiga cidade foi enterrada pelas cinzas vulcânicas durante a erupção do vulcão Santorini por volta de 1600 a.C. e foi preservada ao longo dos séculos.
A descoberta de Akrotiri revelou um local bem planejado e desenvolvido, com evidências de arte, cerâmica e frescos que mostram a habilidade artística dos antigos habitantes. Algumas das descobertas mais notáveis incluem pinturas murais que retratam cenas do cotidiano, paisagens e figuras mitológicas.
Afrescos, cerâmica, móveis, avançados sistemas de drenagem e edifícios de três andares foram descobertos no sítio, cuja escavação foi iniciada em 1967 por Spyridon Marinatos.
Akrotiri foi enterrado pela erupção do vulcão Thera durante o milênio II a.C.
Alguns historiadores sustentam que o desastre ocorrido com este assentamento tenha sido a inspiração para a história platônica de Atlântida.
Um ambicioso telhado moderno, destinado a proteger o local, desabou pouco antes de sua conclusão em 2005, matando um visitante; não foram registrados danos às antiguidades. Como consequência o sítio foi fechado para visitantes; desde abril de 2012 o sítio está novamente aberto ao público.
Horários de funcionamento:
(01/04 – 31/10) – Segunda-feira a domingo – 08h00 – 20h00
(01/11 – 31/03) – Segunda-feira a domingo – 08h00 – 15h00
Valor: 12 €
Tel:+30 22860 81939
E-mail: efakyk@culture.gr
Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acrotiri_%28Santorini%29
Até a próxima!
Uma resposta
Vale a pena a visita? Tenho pouco tempo em Santorini, então não sei se vale mesmo…