MENU PRINCIPAL

Férias em Santorini

Férias em Santorini é um texto onde conto um pouco de uma viagem que fiz com a minha amiga Liliane de Guarapari – E.S.

Vou tentar resumir um pouco dessa minha viagem a Santorini, vai ser bastante válido, pois fiz um passeio completamente diferente dos que já tinha feito, pois todas as outras vezes que eu fui, alugávamos um carro e a intenção também era essa, mas na correria acabei esquecendo minha carteira de motorista em casa.

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Pra começar essa minha ida a Santorini foi por acaso, minha amiga(Liliane Costa) chegou do Brasil e pediu pra eu acompanhá-la e como sou apaixonada por Santorini não pensei duas vezes! Chegamos às 6.20 (avião) da manhã em Santorini. Ficamos aguardando o escritório de aluguel de carros abrir, foi quando me dei conta que tinha esquecido minha carteira de motorista e que dali pra frente tudo seria viação canela, ônibus, táxi ou quem sabe os famosos burrinhos de Santorini!

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Da pousada para o ponto de ônibus de Fira, além de ser uma boa caminhada, tínhamos ainda que subir em Fira para fazer os passeios, pois quando reservamos essa pousada, contávamos com um carro a nossa disposição, portanto ao reservar uma pousada, verifique antes a localidade do hotel, principalmente se for usar apenas o ônibus local.

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Três dias em Santorini, sem carro, apenas com os meios de transportes da ilha, fiquei apavorada com a situação e realmente achei que tudo iria dar errado, principalmente quando saímos da pousada rumo a Fira, uma caminhada bem grandinha através de curvas perigosas sem calçadas nenhuma pra se proteger dos carros que passavam iguais uns malucos. Mas quando chegamos no topo de Fira, todo o sacrifício da caminhada valia a pena, e tudo caia em esquecimento quando sentávamos pra admirar tamanha beleza.

No primeiro dia: Tínhamos pouco tempo para aproveitar toda a Santorini, então comecei a pensar no que seria melhor para a minha amiga brasileira, foi uma tarefa de muita responsabilidade, afinal eu moro na Grécia, ninguém entenderia se eu dissesse que ir a Santorini, independente das vezes ida, a sensação é como se fosse a primeira vez.Santorini é um mar sem fim de descobertas, é uma beleza infinita, que ainda não existe palavras para definir essa ilha.

Fiquei pensando em que oferecer pra minha amiga, foi quando cheguei numa conclusão que quem tinha que oferecer era Santorini e não eu!Relaxei e disse apenas:”Vamos passar umas horas em Fira e depois de meio dia partiremos para Oia de ônibus.”Essa minha amiga tinha uma enorme preocupação com o tempo e me perguntou e “Amanhã”? Apenas respondi: “Amanhã é outro dia, vamos aproveitar o que tem de mais bonito hoje, amanhã teremos novas idéias,novas rotas, novas alegrias e novos sorrisos!” Está em Santorini é sempre assim! Tudo muito alegre!Tudo muito hoje!

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Nos guichês da estação de ônibus são distribuídos folhetos contendo horários e destinos dos ônibus, caso não consigam o folheto , aconselho a tirar uma fotinha para aproveitar com mais tranquilidade os passeios(De preferência que não tenha um dedão atrapalhando!). A estação de ônibus da ilha fica na praça central de Fira, que é chamado Plateia Theotokopoulou, nela também se encontra os pontos de táxi, bancos e farmácias.
Preços das passagens para cada bairro varia entre 1,20 a 2,20 euros. Uma corrida de táxi de um bairro para outro fica em torno de 12,00 a 18,00 euros.

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Ficamos a manhã toda em Fira, entre ruelas, lojinhas de artesanato e nas paradas obrigatórias para olhar e admirar o mar! Por volta de meio dia decidimos que era hora de pegar o ônibus e partir para mais uma aventura, a próxima parada: Oia (grego: Οία, pronunciado Ia) é uma cidade pequena e antiga no sul do Mar Egeu na ilha de Fira.

Depois de meio dia seguimos para Oia( a pronuncia é Ia) de ônibus para Oia( não leva mais que 40 minutos). O percurso de ônibus é tranquilo , confortável e com o ar condicionado ligado o tempo todo. Isso pra mim já é mais que suficiente pra curtir toda Santorini.Um pequena observação, antes que eu me esqueça,todas as saídas para os vilarejos partem de Fira, não esquecem disso ok?! Então pra quem quer um local estratégico pra curtir Santorini sem precisar de alugar carro e necessitar de um táxi, arrumem uma pousada em Fira e bem próximo ao ponto final de ônibus.

_DSC2526
Liliane e Virna em Santorini

Assim que chegamos em Oia podemos perceber que Oia é diferente de tudo que tínhamos visto em Fira. Há mais vida ali, mais cores, mais gritos de entusiasmos e mais sorrisos! Não desmerecendo Fira, mas Oia realmente tem um “q” de sedução…um mistério paira no ar quando nos deparamos com aquelas casinhas brancas , de janelas e portas coloridas, sem falar das famosas capelas com cúpulas azuis e com uma vista espetacular da Caldeira.

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Encontramos vários brasileiros em Santorini, alguns paravam pra conversar com a gente, puxar conversar e trocar experiências de locais visitados.Entre eles estava o Nelson Freitas, da Zorra Total. Andar em Santorini é assim…todo mundo é igual,não há classe social, não há preconceito.Estamos todos curtindo apenas Santorini!!

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Ao passar por este casal tocando esses instrumentos, pedi de brincadeira que tocassem Garota de Ipanema de Tom Jobim e não é que eles tocaram com uma graça e simpatia fora do comum!! Foi maravilhoso a atmosfera que tomou conta de todos que estavam ali! A mocinha é grega e é casada com esse rapaz que é de origem peruana e moram em Santorini há muitos anos.
“Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar..”♫♫

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Nos perdemos com tanta beleza em Oia e quando nos demos conta já era quase meia noite, pegamos o ônibus de volta para fira. Depois de alguns minutos caminhando ( da estacão de ônibus para a pousada), confesso que tivemos uma crise de riso.Eu olhava para a minha amiga e ela olhava para mim e ríamos, ríamos de ficar sem fôlegos, não por que estávamos bêbadas(por que não estávamos!),mas por que ficamos espantada com tamanha escuridão.Não havia lâmpadas nos postes no caminho para a pousada e se tinha uma a cada dez metros era muito.Ríamos por que não sabíamos se voltávamos ao ponto de ônibus para pedir um táxi ou se continuávamos tateando pela escuridão a fora.Era só nos duas ali, no meio de uma escuridão com uma pequena claridade,talvez da lua, das estrelas ou dos poucos postes que iluminava o asfalto. O mais gostoso de toda aquela situação é que não sentimos medo…sabíamos que nada ia acontecer com a gente…sabíamos que era só continuar seguindo em frente, que logo estaríamos de frente com a nossa pousada e foi o que aconteceu.Santorini é assim, nos proporciona segurança mesmo quando tudo parece inseguro.

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

No segundo dia: Acordamos cedo e fomos tomar nosso café da manha com o mapa nos braços indicando os melhores lugares de Santorini. Sugeri para a minha amiga para irmos direto para Akrotiri, mas ela se recusou, pois tinha recebido uma dica de uma amiga para que passássemos o dia na praia de Perissa.

liliane e Virna em Santorini
liliane e Virna em Santorini

Tínhamos apenas dois dias e o tempo corria, não adiantávamos querer muita coisa e tínhamos que chegar num bom senso.Eu já tinha ido a praia de Perissa e com certeza não seria um passeio ruim, se não fosse pelo vento lá fora. Na verdade (isso só entre a gente tá?!) é que não curto muito esse lance de ficar o dia todo numa praia esticada numa cadeira olhando para o horizonte, sou muito inquieta, gosto de andar, descobrir trilhas, subir morros…coisas que faz o sangue da gente esquentar, mas seria injusto da minha parte sugerir tais coisas, mesmo por que, minha amiga queria um pouco de sossego, pra ler um livro e relaxar e Perissa é um lugar ideal pra isso. Então nos aprontamos para mais um dia em Santorini.

liliane e Virna em Santorini
liliane e Virna em Santorini

Ficamos umas 5 horas nessa praia de águas quentes e de pedrinhas pretas. Não tínhamos muito o que fazer a não ser deitar numa cadeirinha de praia e relaxar. O aluguel das cadeirinhas com um guarda sol de palha custa 5 euros e um almoço num desses restaurantes dentro da praia, em torno de 25 euros. Santorini é uma ilha pequena, do ponto de ônibus de Fira ate a Praia de Perissa não levou mais que 30 minutos.

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Saímos às 17hs de Perissa direto para Fira, como foi dito, todos os ônibus que vão para as aldeias partem do ponto final de Fira, então decidimos que ficaríamos para ver o por do sol lá.Eu sou apaixonada pelo por do sol, me delicio vendo o sol se pôr numa delicadeza sem tamanho, gosto das cores vibrantes, do vermelho mesclado com o amarelo fazendo um degrade de cores infinitas.Com certeza foi o que eu mais gostei desse segundo dia em Santorini, andar entre as ruelas de Fira e ver o por do sol foi tudo que eu precisava depois de um dia de praia.Gosto de captar na lente da minha máquina a magia dessas cores, o preto com o amarelo e o vermelho me fazem arrepiar de emoção.Gosto muito, mas muito mesmo de tudo isso! Já estava me esquecendo de dizer que na volta para a pousada, mesmo na escuridão, na ausência de varias lâmpadas dos postes chegamos bem, passamos a apreciar as estrelas e a lua que iluminava todo o caminho!!

Praia vermelha
Praia vermelha

No terceiro dia em Santorini: Minha querida amiga veio com idéias de visitarmos não sei aonde e cheia de blá blá blá no café da manhã,com o mapa na mão me explicava onde deveríamos ir, peguei o mapa da mão dela e disse que hoje iríamos em Akrotiri de qualquer maneira! Vejam bem, chegar em Santorini e mão conhecer a famosa Praia Vermelha (Red beach)é mesmo coisa que ir no Rio e não visitar o calçadão de Ipanema, tínhamos que ir!

Praia Branca
Praia Branca

Expliquei para ela o tanto que seria interessante conhecer a famosa Praia vermelha, a Praia Preta e a Praia Branca,mesmo com todos esses argumentos ela ficou em duvida, mas ai falei do Sitíio Arqueológico de Aktoritiri e ela aceitou na hora. Olha só ,não fiz questão de levar minha amiga na Praia Vermelha para mostrar apenas mais uma praia a ela, queria que ela entendesse de uma vez por toda que Santorini realmente é um vulcão. Por mais que tenhamos lido tudo sobre Santorini é nessa praia que percebemos o quanto Santorini é diferente de todas as outras ilhas.

Liliane em santorini
Liliane em Santorini

Santorini é o resultado de várias erupções repetidas, o litoral interior em torno da caldeira é um precipício de mais de 300 m de queda e apresenta as várias camadas de lavas solidificadas uma em cima das outras. O chão, em seguida, inclina para fora e para baixo em direção ao perímetro exterior e as praias são suaves e superficiais.As cores das areias das praia depende de qual camada geológica está exposta, há praias com areia ou pedras feitas de lava solidificada de várias cores: a Praia Vermelha(Red Beach),a Praia Preta( Black Beach), a Praia Branca(White Beach),etc. A temperatura da água nas praias de cores mais escuras são muito mais quente, pois absorvem o calor. Depois de algumas horas na Praia Vermelha resolvemos pegar o barco para conhecer a Praia Preta e a Branca.

Restaurante no porto de Akrotiri
Restaurante no porto de Akrotiri

Assim que terminamos o passeio das praias coloridas, almoçamos no portinho e seguimos depois para o Museu AKrotiri, pois não podíamos perder tempo, visto que tínhamos poucas horas em Santorini e que teríamos que estar às 20hs no aeroporto. Do porto AKrotiri para o museu, não levamos mais que 10 minutos de caminhada, além de ser super perto a estrada é cheia de placas de sinalização, nos informando o tempo todo onde realmente estávamos situados.O bilhete para a entrada do Museu 5,00Euros.

Sítio Arqueológico de Akrotiri em Santorini
Sítio Arqueológico de Akrotiri em Santorini

Acrotiri (em grego: Ακρωτήρι:Akrotiri) É um sítio arqueológico da Idade do Bronze da ilha grega de Santorini, associado com a Civilização Minóica devido a inscrições em Linear A e semelhanças nos estilos de artefatos e afrescos. Seu nome deriva de uma aldeia moderna de mesmo nome localizada numa colina próxima. Afrescos, cerâmica, móveis, avançados sistemas de drenagem e edifícios de três andares foram descobertos no sítio, cuja escavação foi iniciada em 1967 por Spyridon Marinatos.

Foram três dias de muitos aprendizados, rimos muito, brincamos na água como duas crianças,pisamos nas “cacas” dos burrinhos quando entramos em Fira(Argggg!!). Andamos numa estrada toda escura , iluminada apenas pelas luz das estrelas e da lua…Perdemos as palavras quando vimos o pôr do sol mais lindo do mundo,conhecemos pessoas boas ,como a dona Katherina e o Senhor da Praia Preta, dei colinho e ganhei um amiguinho de 4 patas todo manhoso.

Liliane e Virna em Santorini
Liliane e Virna em Santorini

Vivemos intensamente esses três dias!! Narrando essa pequena aventura aqui no blog, lembrei de um pequeno texto que tinha lido meses atrás,era mais ou menos assim:”Sua vida pode ser uma comédia, uma aventura ou uma história de superação, sucesso e amor. Mas pode ser também um drama, uma tragédia ou a monotonia da não mudança,porque todos nós temos tudo isso em nossas vidas. O que muda é como editamos, em quais experiências mantemos o foco e sobre o que falamos.Fale do drama, e sua vida será um drama. Fale da aventura e a mesma vida será deliciosa.”

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *