Semana da Páscoa Grega é a tradição mais importante para o povo grego! Confiram!
Estamos na Semana da Páscoa Grega, a mais importante celebração religiosa para os ortodoxos. Na Sexta-Feira Santa realizam-se as procissões da Via Sacra entre as igrejas.
Sábado, depois do anoitecer, as igrejas ficam cheias de fiéis e à meia-noite todos se cumprimentam com alegria dizendo “Kristos Anesti!” ou seja “Cristo Ressuscitou!” e há uma grande queima de fogos de artifício. As celebrações nas igrejas estendem-se pela madrugada!
Na igreja, uma vela é acessa a partir do altar, onde encontra-se a chama de Jerusalém (que chega de avião até Atenas) numa cerimônia em que participa o presidente da Grécia. Depois de acessa, a vela é passada entre todos para que cada um acenda a sua. Este é um ritual muito importante para o povo grego!
Após a missa, começa então a grande festa da quebra da quarentena do jejum. Na Sexta-Feira Santa ortodoxa é praticado o jejum mais importante do ano.
Durante a Quaresma, os cristãos ortodoxos não consomem carne ou derivados, ovos, laticínios e vinho, só é permitido no domingo da Páscoa.
Para começar, e para preparar o estômago que está fraco de tantos dias de jejum, come-se uma sopa feita das tripas de carneiro cortados em pequenos anéis, com legumes, e em seguida vem o carneiro assado.
São distribuídos os ovos de Páscoa, que na verdade são ovos cozidos pintados de vermelho, simbolizando o sangue de Cristo.
No final da refeição, há um uma brincadeira engraçada em que cada pessoa pega um desses ovos pintados e toca ligeiramente na extremidade do ovo da outra pessoa, um dos ovos parte-se, o outro não, e assim por diante, ganhando aquele cujo ovo é o último a ficar partido.
Até a próxima!