A Igreja Santa Theodora é uma igreja muito especial, diferente de tudo que já vi até hoje na Grécia. Os gregos são muitos religiosos , a cada quadra de um bairro há uma igreja e todas sempre lindas e bem organizadas.
A pequena igreja Santa Theodora Arcadias (toda feita de pedras,inclusive seu telhado), foi construída na época do Bizantio, 12⁰ século d.C., está situada na região Arkadia em Peloponeso, Sul da Grécia.
Em seu telhado existem dezessete (17) árvores vivas, com troncos de diferentes diâmetros cuja altura algumas vezes chegam aos 18 metros. O estranho nisso tudo é que estas arvores altíssimas não possuem raízes . Deixando parecer que as árvores estão ‘sobrevoando’ sobre a igreja. Após investigações com raios X, foi comprovado que realmente as árvores não possuem raízes. Se alguém colocar a mão sobre a base da árvore no telhado, sem dificuldades sua mão passará para o outro lado. Foi calculado pelo volume dos troncos e galhos destas árvores que a pequena igreja tem sobre ela o peso de 18 carros Mercedes, tudo isto sem levarmos em conta o peso das folhas!
O que sabemos sobre a história da pequena igreja nos são relatados pela cultura regional. No 7⁰. Século, como em todo o Bizantio desde a época da Antiga Grécia, cada vilarejo era visto como um diferente e independente ‘organismo’ seja do ponto de vista social, político e principalmente militar. Cada vilarejo tinha seu próprio exército que lutava pela permanência da autonomia e aumento da riqueza do mesmo. Cada família tinha a obrigação de ter pelo menos um membro do sexo masculino no exército do vilarejo, o qual normalmente era o pai ou o filho mais velho. Se o pai da família fosse muito velho para ser soldado ou não existissem na família outros homens, então a família teria que pagar um grande valor que seria usado como salário para que outro homem do vilarejo arcasse com a obrigação da família.
Theodora tinha nascido e era originaria de Basta. Sua família não tinha membros do sexo masculino, seu pai era muito velho e pobre, portanto sem nenhuma condição de arcar com a obrigação da família perante o exército. Como a mais velha das irmãs teve que tomar a decisão de servir o exército como homem, já que outra solução não existia e seu pai seria preso caso não pagassem a obrigação deles com o exército do vilarejo. Assim, como homem tomou parte em várias batalhas, nas quais se destacou. No quartel, onde Theodora passava a maior parte de seu tempo havia uma garota que lavava os uniformes dos soldados. A garota que via Theodora como um bravo e belo soldado, sem saber que era na verdade uma garota como ela, não tardou a se apaixonar por ela.
Theodora dizia a jovem moça que era muito ‘religioso’ e que não queria envolvimentos amorosos, o que mais poderia dizer a jovem apaixonada sem que seu segredo fosse descoberto? Mas a jovem apaixonada não se deixava abater, insistia em sua paixão. Não somente insistia, como foi até o Dirigente do exército e disse que tinha uma relação com Theodora que a tinha deixado grávida(!), com certeza tinha tido relação com algum outro rapaz do quartel e colocou a culpa da gravidez em Theodora. O dirigente do quartel, que confiava e se orgulhava do soldado Theodora, a chamou para conversar e lhe convencer a casar-se com a moça e assim acobertar o escândalo sem mais problemas, de outro modo teria que a enviar a julgamento na qual se fosse considerada culpada a pena seria sua morte.
Theodora não tinha outra opção senão negar a se casar e assim foi executada no local que hoje existe a pequena igreja. Dizem que no local na época da execução de Theodora havia apenas um rio, onde ela pediu a Deus que seu sangue se transformasse em rio e seus cabelos árvores.
Na região contam-se muitas histórias relativas a pequena igreja e muitos milagres que foram feitos pela Santa Theodora, mas todas são consideradas somente como cultura local e também de importância econômica para o vilarejo pois existe o comercio de várias lembrancinhas, velas e etc….
.
Mapa de como chegar na igreja Santa Theodora .