Nunca aos Domingos – Filme com Melina Mercouri -Uma pequena brincadeira no meu Facebook resultou em várias sugestões de queridos amigos sobre filmes rodados na Grécia.Todas maravilhosas!Entre tantos comentários maravilhosos que recebi junto com as sugestões dos filmes, o do Décio foi o que mais me chamou a atenção, havia tanto amor e paixão por aquelas simples palavras que eu resolvi fazer uma postagem só referente a dica dele.
“Nunca aos Domingos – O melhor filme sobre a Grécia de todos os tempos e que deveria ser obrigatoriamente visto por todos que vão à Grécia e querem ir com informações sobre o sentimento grego, o modo de vida, a cultura, etc…é NUNCA AOS DOMINGOS, um filme de 1960, mas que é atual ainda hoje.Nele se entende o amor dos gregos pela música e pelos seus costumes. Filme maravilhoso, imperdível e com show de interpretação de Melina Mercouri, uma das gregas mais importantes de toda a história da Grécia, inclusive tendo sido uma Ministra da Cultura impecável que muito lutou para que os monumentos da Acrópolis roubados pelos ingleses fossem devolvidos à Grécia. Se não houve um sucesso imediato na atitude dela, ao menos foi dada a largada para a recuperação da riqueza grega roubada pelo resto da Europa….Recomendo muito, não deixem de ver este filme, antigo, em branco e preto mas que mais de 50 anos depois é atual, real e sensível aos sentimentos gregos.” Escreveu meu amigo Décio Mattar (Grego Stoso) no mural do meu Facebook.
Never on Sunday (Nunca aos Domingos),do original grego Ποτέ Την Κυριακή, é um filme grego de 1960 do gênero comédia romântica, dirigido por Jules Dassin. O filme é falado em grego, russo e inglês.A protagonista Melina Merkouri era casada com o diretor e ganhou o prêmio do Festival de Cannes de melhor atriz por esse trabalho. A história é uma variação do mito de Pigmaleão . As canções e as músicas tocadas em bouzouki são de Manos Hadjidakis
.
No vídeo acima Melina Mercouri cantando da um show de talento! Ilya é uma prostituta de “bom coração” que vive no porto grego de Pireus e, ao contrário de suas colegas, não depende do misterioso Sem Rosto, que explora as mulheres cobrando alugueis pelos prédios que elas moram. Certo dia chega ao porto o turista americano Homer, escritor e pretenso filósofo que veio à Grécia em busca de uma explicação para a “decadência” daquela grande civilização. Quando conhece Ilya ele acredita ser ela um símbolo dessa transformação e passa a querer mudá-la, tentando provar que seria possível a civilização grega ressurgir. Ele recebe ajuda do Sem Rosto, que quer afastar Ilya das outras prostitutas pois a considera uma “má influência”.
.
Vídeo do cantor Sakis em homenagem a atriz e cantora Melina Mercouri.
No site 2001 Videos tem uma variedade enorme de filmes Europeus e esse da Melina Merkouri também se encontra disponível nesse site e o mais interessante que vem legendado em Português!
Para finalizar deixo aqui o Site do meu amigo Décio para quem quiser dicas de passeios, filmes e música!
Até a próxima! 🙂