MENU PRINCIPAL

As Mulheres da Grécia Antiga

As mulheres da Grécia Antiga não podiam participar dos debates públicos e políticos. Podiam ir as festas religiosas e assistir a peças teatrais.

A democracia ateniense é um dos temas mais batidos sobre a Antiguidade. No entanto, poucos sabem que mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não eram considerados cidadãos e, por isso, não podiam participar das decisões políticas. Com isso, a democracia ateniense excluía cerca de 90% da população da cidade.

As mulheres antigas da Grécia

As mulheres da Grécia Antiga não podiam participar dos debates públicos e políticos, muito embora fossem autorizadas a frequentar festas religiosas e assistir a peças teatrais, bem como ir a santuários e oráculos. Já os sacrifícios aos deuses lhes eram proibidos, pois se tratavam de rituais exclusivamente masculinos. Elas também não podiam ter propriedades ou administrar negócios, sendo sempre tuteladas pelos maridos ou por parentes masculinos mais próximos.

As mulheres antigas da Grécia

As respeitáveis mulheres casadas provavelmente utilizassem véus para deixar suas casas, de onde não saíam sozinhas e não podiam falar com ninguém pelo caminho. Fora de casa, aliás, nenhuma atividade era oferecida a uma dama grega de boa família, a não ser que ela fosse pobre e precisasse de um trabalho assalariado. Não havia, portanto, mulheres enfermeiras, atrizes, escribas ou similares, porque tais atividades sequer existiam para as mulheres, que, aliás, nem mesmo eram educadas. Se uma mulher fosse encontrada numa festa, muito provavelmente se tratasse de uma cortesã profissional. Mais do que apenas prostitutas, essas mulheres geralmente eram hábeis no canto, na conversa e na dança. Por outro lado, em casa, as mulheres gregas não apenas lavavam as roupas do marido, mas também as costuravam com suas próprias mãos, possivelmente utilizando as linhas que elas mesmas haviam fiado.

A situação havia sido bastante diferente em Creta, onde as mulheres pareciam ter uma vida social bastante ativa, a ponto de participar de determinadas atividades religiosas como sacerdotisas. Continue a leitura no post original – http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=32392

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

4 respostas