MENU PRINCIPAL

Carnaval na Grécia

Carnaval na Grécia – Post que conta um pouco sobre o carnaval em alguns lugares da Grécia.

Carnaval na Grécia

Eu tinha combinado com uma amiga muito querida de visitar o carnaval da cidade dela, Patra, pois esse carnaval é o mais famoso da Grécia, vindo turistas de toda a Europa  para passar o carnaval lá,mas infelizmente  houve um contratempo e não pude ir e o jeito foi ficar por aqui mesmo em Atenas.

Carnaval na Grécia

Mas antes de continuar meu relato sobre o meu carnaval grego, quero falar um pouco da história do carnaval na Grécia. Pra começar foram os gregos que criaram o carnaval, em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção..

Carnaval na Grécia

A tradição do carnaval é levado muito a sério e tudo começa com a festa da carne, Tsiknopempti, que é um dia comemorado com grande entusiasmo. Em tudo que lugar da Grécia, montam uma especie de churrasqueiras(grades com carvão) ao ar livre,. Nas principais  praças das cidades  alguns músicos  tocam seus instrumentos tradicionais, enquanto são assados grandes quantidades de carne e  consumidos no meio da atmosfera do  Carnaval. E não é apenas nas praças centrais das cidades e vilas que são preenchidos com o cheiro de carnes  sendo assadas não, mas todas as casas, apartamentos e até mesmo comércios locais, colocam suas churrasqueiras para assarem as  carnes, impregnando toda a área com seu delicioso cheiro de churrasco.

Carnaval de Patra – Grécia

Patra tem o maior evento de carnaval na Grécia e um dos maiores da Europa , são 180 anos de festejos. O primeiro evento de carnaval foi em 1829 e foi rapidamente erigido outros eventos carnavalescos. Em 1870 começou os carros alegóricos de carnaval. A Segunda Guerra Mundial parou o carnaval,mas pouco depois em 1950, renasceu dinamicamente.

Carnaval de Patra – Grécia

O carnaval de Patras não é um evento único, mas uma série de eventos que incluem bolas, desfiles, caça do tesouro escondido, o carnaval infantil  e etc. Seu pico é o último fim de semana de Carnaval, o desfile noturno com grupos carnavalescos, o  extravagante desfile de carros alegóricos e grupos e, finalmente, a queima do  ritual do rei do carnaval na rua  Agios Nikolaos, nos cais do porto de Patras. Suas características são a espontaneidade, a  improvisação e a  inspiração!

Carnaval na Grécia

No entanto, o carnaval, como a maioria dos eventos de carnaval na região do Mediterrâneo e nos Balcãs, está conectado com rituais pagãos antigos, como aqueles para honrar Dionísio (deus grego do vinho). Na Grécia Antiga costumava fazer procissões onde eles cantavam  músicas sobre falo para honrar Dionísio. Esta tradição ainda existe em alguns lugares da Grécia durante o carnaval. De acordo com essas tradições, no coração do inverno, os fiéis invoca a divindade com festas especiais para  trazer a primavera mais uma vez.Todos os anos, na primeira segunda-feira da Quaresma, o povo da pequena cidade grega de Tyrnavos comemora essa tradição e a festa começa com um caldeirão  contendo uma sopa feita de espinagre (Bourani), e tradição manda  beijar o falo, em seguida, beber o Bourani.

Carnaval na Grécia

O ciclo do carnaval na Grécia é fechado na segunda-feira,conhecida como segunda feira limpa (Kathara Deftera) onde adultos e crianças saem pelas ruas da Grécia empinando suas pipas, o céu da Grécia fica colorido nesse grande dia.

Carnaval na Grécia

Segunda feira Limpa (Kathara Deftera) é um feriado público na Grécia  onde é comemorado com passeios ao ar livre, o consumo de mariscos e outros alimentos em jejum. Um tipo especial de pão, feito somente para esse dia, com o nome “lagana” (λαγάνα) e o costume generalizado de pipas. Comer carne, ovos e produtos lácteos é tradicionalmente proibido de cristãos ortodoxos em todo a Quaresma e  isto acabou criando  a tradição de comer pratos elaborados à base de frutos do mar como marisco, moluscos, peixes ovas e etc.

Carnaval na Grécia

Bom, agora vou continuar relatando para vocês como foi o meu carnaval em solos gregos! Domingo o dia amanheceu lindo e comecei a procurar carnavais próximo a região de Atenas para tirar fotos e postar nesse meu adorado cantinho.

Carnaval na Grécia

Achei uma programação bem interessante de frente com a Acrópoles e é e para lá que eu fui com uma amiga. As ruas estavam cheias de crianças fantasiadas e de pessoas alegres, a praça de Monastiraki estava colorida de baloes e pessoas de todas as idades.

Carnaval na Grécia

Fomos ver a banda musical que daria o inicio do carnaval  com suas belas melodias, chegando la eu logo me identifiquei, não havia aqueles empurras empurras, havia muitas famílias com seus filhos correndo e brincando por todo lado, casal de idosos brincando com seus netos e casais de namorados fantasiados e passeando tranquilamente pela avenida.

Carnaval na Grécia

Longe de ser parecido com o carnaval brasileiro e sinceramente não senti falta, estava realmente satisfeita em estar no meio de um povo tranquilo, que só queria apenas se divertir, nada mais que isso. A orquestra tocava músicas que eu estava longe de entender, mas as crianças  pulavam  e dançavam e isso já me deixava muito feliz!

Virna Lize-Carnaval na Grécia

Atrás da bandinha estava a nossa magnifica Acrópoles e fomos perguntar se estava aberta a visitação, além de estar aberta, a entrada era livre, aí sim nosso carnaval foi perfeito!

Claudia Souza e Virna Lize – Carnaval na Grécia

Pode parecer programa de “índio” para muitos que estão lendo isso aqui, mas para mim  foi um dos melhores carnavais que já passei em toda a minha vida!

Carnaval na Grécia

Fiquei encantada ao ver Parthenon rodeado por crianças fantasiadas e aquela sensação gostosa de segurança foi tudo de bom! Fiquei sabendo nesse dia que é proibido tirar fotos de alguém fantasiado na frente do Parthenon , pois é considerado ofensa ou algo parecido e os gregos levam  muito a sério essa regra, tanto que não vi ninguém fazendo isso. Infelizmente eu não me contive quando vi essa princesa correndo num mundo de pura magia, não era o mundo dos contos de fadas da Disney, mas o mundo da Mitologia Grega, dos Deuses e Deusas, das Musas e todo o universo Grego!

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

3 respostas

  1. Sempre busquei algum site que relatasse como é a cultura grega atual, e encontrei exatamente o que eu procurava nesta página. Meu maior sonho é conhecer e talvez morar na Grécia. Obrigada por dedicar seu tempo contando às pessoas sobre esse país mágico. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *