MENU PRINCIPAL

O Clima na Grécia

O clima na Grécia me impressiona toda vez que eu vejo uma previsão na tv. É incrível como as quatros estações  funcionam perfeitamente ! A estacão que eu mais gosto é o verão, pois o azul do mar fica brilhante e  todas as cores ficam acentuadas com o calor. Os dias ficam totalmente coloridos.

Verão na Grécia

O verão da Grécia é um dos mais procurados por todo mundo, pois  não oferece apenas a beleza de suas ilhas, dos seus sítios arqueológicos , oferece também um custo muito reduzido nas despesas comparado com os outros países europeus.

Verão na Grécia

Os passeios mais procurados no verão são as ilhas e os Sítios Arqueológicos espalhados por toda a Grécia. Recebo emails perguntando como visitar esses lugares afastados do centro de Atenas, como foi dito antes, existe vários pontos de agências espalhadas em Monastiraki, é só escolher o seu roteiro: Delfos,  Metéora, Korinthos, Mikines e por ai vai.A Grécia no verão oferece tantos passeios em ilhas quanto visitações fantásticas espalhadas pelos quatro cantos dela!

Verão na Grécia

Algumas frutas do verão são: as uvas,pêssegos , figos, cerejas e melão. A temperatura varia entre 34 a 43 graus, então tem que tomar muito cuidado nessa época, muita água, protetores solares e chapéu vão ajudar curtir os belos passeios sem estresses.O pico do verão grego são os meses de Junho, Julho e Agosto.

Outono na Grécia

Depois do belo e colorido verão vem o Outono e é muto interessante ver as folhas caindo, se preparando para os quatros meses intensos do inverno. A sensação  térmica é a mesma de um enorme ar condicionado ligado direto ao céu aberto , tudo muito fresquinho!O clima da Grécia dá tempo, principalmente para nos que moramos aqui, a não termos choque térmico, com mudanças de temperaturas bruscas, é impressionante, mas é assim mesmo e aos poucos vai chegando o inverno.

Outono na Grécia

Ainda no Outono, a Grécia tem muito a oferecer para os turistas que gostam de uma temperatura mais amena.A procura de passeios são concentradas em algumas ilhas e também em várias cidades do interior, que nessa época ficam charmosas e muito procuradas por turistas para passar dias tranquilos e aconchegantes.

Outono na Grécia

No Outono nas ilhas, as águas do mar, que antes eram quentinhas,ficam frias e ventos frio e constantes toma conta de todas as ilhas. Vai ficando para trás todo o colorido do verão, dando espaço para um rigoroso inverno.O outono é a transição, a  mudança  e a aceitação de um longo inverno a vista. O Outono  são nos meses de Setembro, Outubro e Novembro.

Inverno na Grécia

Em fim o rigoroso e intenso inverno! É uma época muito interessante, pois a Grécia, da qual estamos acostumados desaparece  e entra uma outra Grécia.Nas ilhas, poucas continuam abertas para receber os turistas, muitas tabernas e hotéis fecham durante o inverno, inclusive eu fiz uma viagem em Santorini em pleno inverno e fiquei surpresa ao me deparar com apenas dois restaurantes abertos e tudo, mas tudo mesmo fechado, mas sobre essa viagem nesse link!

Inverno na Grécia

Para quem não conhece, o inverno da Grécia é tao rigoroso que até neva e surgem espalhadas por toda a Grécia, quinze ou mais mais estações de esquis. Essas estações funcionam a todo vapor no inverno, todas  bem estruturadas para receber uma gama enorme de turistas do mundo inteiro, geralmente turistas europeus.Cliquem nesse link para conhecerem um pouco dessas maravilhosas estações de esqui.Vale muito a pena conhecer a Grécia nessa época, vocês vão se surpreenderem! O Inverno são nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Primavera na Grécia

logo depois vem a bela e deliciosa primavera! O que mais espanta nessa transição de estações, são as mudanças que vão acontecendo devagarzinho no ambiente a nossa volta.As prateleiras dos supermercados, por ex, vão se transformando, antes vendia produtos relacionados ao frio e de um dia para o outro  aparecem os produtos relacionados com a primavera, roupas, sapatos e semente de flores, assim como prateleiras cheias de flores perfumadas!Tudo isso é nitidamente notável nos supermercados e lojas por toda a Grécia

Primavera na Grécia

Na primavera, as ruas e supermercados ficam  lotados de flores, tudo muito organizado e colorido. A temperatura da primavera é maravilhosa! Não faz frio e nem calor, é engraçado por que a temperatura é bem parecida com a do outono, porém as folhas não caem, pelo contrario, começam a brotar as flores e os frutos e é muito bonito de ver.

Virna Lize em Atenas

Flores brotando entre as pedras dos sitio arqueológicos  e em terrenos das casas vizinhas, flores de todos os tipos e cores se espalham por todos os  lugares da Grécia. A minha preferida  é a paparouna, uma flor vermelha, delicada e muito linda! Onde tem terra ela dá o ar da graça, existe um  motivo muito especial para essa flor ser a minha preferida, o  motivo, foi que quem me apresentou essa flor foi minha finada sogra, muitos anos atrás, ao ouvir suas historias de vida na  Grécia, ela me contava que existia uma pequena e delicada flor, de um vermelho muito vivo, que se espalhavam nas montanhas de Esparta e ela gostava muito de fazer arranjos com essas flores do campo, então quando eu cheguei aqui , assim que vi essas pequenas paparounas espalhadas eu logo sabia o nome e a importância que ela teria para mim. De todas as flores que enfeitam a Grécia,  paparouna para mim, é a flor que representa melhor esse maravilhoso  pais que escolhi como moradia, a beleza da paparouna está na simplicidade, é bela e muito, mas muito  resistente!


A Grécia é um dos poucos países em que todas as estações são realmente perfeitas!!

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

66 respostas

  1. Oi Mirna, bom dia!

    Eu gostaria de tirar uma dúvida com vc!
    Me caso em 19/11/2017, porém meu sonho é passar minha lua de mel na Grécia e Croácia! Mas lembrei que é quase inverno. Acha que vale a pena? Eu vou conseguir visitar as ilhas e praias com uma temperatura boa?

    Desde já obrigada

  2. Virna, tudo bem?

    Estou pensando em passar minha lua de mel na Grécia (Atenas, Zakinthos, Kefalonia e Santorini), do dia 02/10 até 15/10.
    Como é o clima na Grécia nesse período? Vc acha que vale a pena Ilhas Gregas em Outubro?

    Parabéns pelo blog, está ajudando muito no roteiro

  3. Boa tarde,

    Pretendo me casar em outubro em Santorini, acha que vale a pena? Ainda teremos o pôr do sol tão desejado?

      1. Virna, vale a pena ir em outubro para mykonos? Qual a temperatura? O mar e céu estarão com a cor do azul mais lindo? Dá para curtir as praias e piscinas?

  4. Olá Virna, gostaria de saber qual a melhor forma de fazer num mesmo roteiro israel, grecia e turquia. A opção mais barata entre os países é o avião ou navio? Existe alguma companhia europeia mais barata para esses trechos? Muitíssimo obrigada!

  5. Oiii, encontrei seu site em uma peregrinação pela internet atrás de dicas do clima da Grécia. Já vi aí em cima que todos os comentários são o mesmo e o mesmo do meu também! Rsrs
    Me caso no final de abril de 2017 e estou bem insegura quanto a viagem. Já estava certa que meu roteiro de lua de mel seria, 1º Roma, depois santorini e por último mykonos, mas comecei a pesquisar sobre o clima na internet e ver as temperaturas esses dias e comecei a ficar preocupada.
    Eu e meu noivo és colhemos a Grécia por ser esse lugar incrível que é o sonho de 10 em cada 10 pessoas no mundo conhecer, eu acho rsrs! Mas também pq queremos praia na lua de mel.
    Dai te pergunto, banhos de mar são viáveis nessa época do ano? A temperatura permite? Não ficaremos desconfortáveis com a temperatura?
    Se você puder me ajudar com essa dúvida vai me ajudar de um tantoooo!! Pq já estava sonhando em conhecer esse lugar, não queria mudar rsrsrsrsrs
    Desde já agradeço!!

  6. Olá Virna!
    Me caso em 23/09/17 e estamos planejando uma lua de mel na Grécia com disponibilidade de 2-4 semanas, podendo ser combinada com outro país (Itália? Turquia?).
    Gostaria de saber se no fim de setembro e começo de outubro ainda faz calor durante o dia e se as águas são agradáveis nas ilhas pois nosso desejo principal é conhecer as ilhas.
    Obrigada!
    Lívia

  7. Ola Virna, tenho uma conferencia programada para o final de abril 2017 em Thessalonica. O que voce sugere para conhecer nos arredores? Eu ja conheço Atenas, Korinthos, Mikonos e Santorini, mas nunca fui para o norte e gostaria de saber o que podemos ver, considerando um grupo de 10 pessoas com boa mobilidade mas sem disposição para trekking.

  8. olá, Virna! tudo bem? primeiramente, parabéns pelo site! Então, pretendo fazer um cruzeiro de 24 a 31 de outubro pelas ilhas gregas (saindo de Athenas e passando por santorini, mykonos e kelafonia). Você acha que o período é adequado? há muitas chuvas nesse período, abraço

  9. Ola Virna,
    Pretendo ir para Grécia dia 2 de novembro vc acha que conseguimos tomar banho de mar?
    Existem ilhas que são mais quentes que outras lá nesse período?
    Obrigada

  10. Virna, parabens pelo blog. Moramos em Madrid e estamos organizando, de última hora uma viagem para Grecia de 08/10 a 15/10. A principio Atenas, Santorini e Mykonos. Eu, minha esposa, minha sogra e nossa filha de 4 anos. Achei os voos entre as ilhas muito caros nessa época. Estou tentando convencer minha esposa a adiarmos para a primavera entre marco e abril porque as temperaturas sao mais amenas e nao nos interessa aproveitar as praias, mas visitas os sitios arqueológicos e museus. O que vc acha e como poderia ajudar com seus roteiros? Obrigado, abraços, RW

  11. Olá, tudo bem? Eu gostaria de viajar pra Grécia no começo de março, será que vai estar muito frio ou chovendo? Como seria o clima no começo de março. Fico muito grata se responder ao meu contato, beijos.

  12. Ola, Virna,
    Estou amando o seu trabalho. Meu sonho é conhecer essa maravilha de Deus chamada Grécia . Será que você tem clientes que viajam sozinhos pq não tenho companhia pra viajar. Queria saber se tem como me enturmar numa viagem dessas. Tem muitas mulheres viajando sozinhas?
    Grata.
    Adeane Reis.

  13. Virna, bom dia! Td bem? Muito legal seu blog e suas dicas!
    Pretendo ir em Maio a Grécia, mas estou com medo da temperatura. Quero aproveitar bem as praias.
    O clima e a água nessa época já estão favoráveis?
    Obrigado

  14. Boa tarde Virna! Gostaria de visitar a Grécia no final de março de 2017. Qual a temperatura do mar? E como são as noites?

  15. Olá Virna! Estamos pensando em visitar a Grécia no início de abril. Será uma viagem com idosos, sem intenção de banhos de mar. Você acha que é possível aproveitar? Ainda estará muito frio? Chovendo muito? Lojas e restaurantes já estão com funcionamento normal. Obrigada e parabéns pelo blog.

  16. Olá Virna! Estamos pensando em visitar a Grécia no início de abril. Será uma viagem com idosos, sem intenção de banhos de mar. Você acha que é possível aproveitar? Ainda estará muito frio? Chovendo muito? Lojas e restaurantes já estão com funcionamento normal. Obrigada e parabéns pelo blog.

    1. Ola Patricia
      Vamos as duvidas!
      Você acha que é possível aproveitar? SIM
      Ainda estará muito frio?POUCO
      Chovendo muito? NA GRECIA QUASE NÃO CHOVE, ENTÃO FICA DIFÍCIL DIZER SE VAI CHOVER OU NÃO EM ABRIL.
      Lojas e restaurantes já estão com funcionamento normal.MUITAS SIM
      Boa viagem!

  17. Olá Virna!

    Muito bom o seu blog, aproveitei várias informações. Parabéns!
    Estarei na grécia em 18/05. Pela sua experiência, conseguirei tomar banho de mar? Moro em Salvador, e a água aqui é bem quentinha o ano todo, pois é sempre verão!

    Obrigada, e feliz ano novo

  18. Oi Lize!

    Primeiro, adorei sua página e suas publicações! Bem…. estou planejando uma viagem e pensei em ir à Grécia, mas só posso entre 15 de dezembro 2017 e 15 de janeiro 2018! Não me importo com o clima, porém, gostaria de saber se consigo visitar algumas ilhas como Santorini e Mykonos?

    Abraços

  19. Oi Virna, tudo bom?

    Estou indo com mais 5 amigas para Grécia no final de maio, de 19 – 25, mas não estamos muito seguras quanto a temperatura (ambiente e água) e se encontraremos também algum agito nas ilhas. Por enquanto nosso roteiro tá assim: 1 dia 1 noite em IOS. 3 dias 2 noites em mykonos e 2 noites em santorini. Você acha razoável? tentamos alocar Ios e Mykonos no fim de semana.
    Ahhhh se tiver algumas dicas de passeios e pontos turísticos, serão muito bem vindas =)
    Abraços e Obrigada!!!

  20. Oi Virna,

    Primeiramente parabéns pelo blog, ajudou bastante a organizar minha viagem! Então, estou indo para Grécia em abril, de 5 a 21, vi que as principais ilhas já estarão abertas, mas queria ir para zakyntos e não encontro muita informação sobre essa ilha na internet, será que vale a pena? Os dias são bonitos na primavera oi pegarei muito frio?
    Desde já agradeço!

    1. Ola Rafaela
      Em abril ainda as ilhas Jonicas estao totalmente desertas, por isso vc nao acha muita coisa. Tente ver quando estiver por aqui em Atenas. Em abril ainda estara um pouco frio. Boa viagem!

  21. boa noite! muito boas as tuas dicas! irei a grecia na segunda quinzena de maio. li algumas coisas sobre a temperatura, mas é possível aproveitar bem as praias, ou a agua ainda é fria? obrigada!

  22. Oi!
    Estou com lua de mel marcada para Veneza e Grécia.
    Chegamos na Grécia dia 20 de abril, visitamos Mykonos e Santorini até dia 6 de maio.
    Já li, inclusive aqui :(, que a temperatura nessas datas é em média 20 graus…
    Fazemos muita questão de praia, você acha que rola?
    Daria para passar o dia na praia de biquini, por exemplo?
    E banho de mar? Muito impossível???

    Me ajuuda!

    1. Ola Bianca
      Inicio de maio ainda e frio, temperatura realmente em torno de 20 graus. Os dias as vezes costuma esquentar um pouco, mas não posso dizer como vai esta a temperatura nestes dias. Essa época é fria.

  23. Mirna,
    Estou pensando em fazer grecia em outubro . Terei só uma semana . Vi alguns cruzeiros , mas achei pouco tempo em terra . Vc acha que da para conhecer as principais ilhas se for por conta ( sem o cruzeiro ) . Pelo que eu vi vc presta esse tipo de serviço . Vc pode me passar um roteiro bacana e custo disso ?

  24. Olá, Virna!
    Para quem quer pegar praia e dias bonitos em Mykonos e Santorini, a segunda quinzena de setembro é uma época boa?

  25. Estou com um cruzeiro marcado para 13 de março com saída em Gênova até a Grécia, estou preocupada com a temperatura e não sei que roupas levar.
    Obrigada
    Emília

  26. Boa noite, Virna.
    Para conhecer os principais pontos turísticos da Grécia, e pelo menos uma dessas ilhas mais famosas, vc aconselha quantos dias? Gostaria de viajar em Outubro, na primeira quinzena.

  27. Olá Virna!
    Parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas, está me ajudando bastante.
    Vou sozinha para a Grécia no início de maio e gostaria de saber quanto custaria um guia em Zakinthos por 2 dias ou se você sabe de alguém pra me indicar. Eu estou com receio de dirigir sozinha por lá.
    Obrigada desde já!

  28. Olá querida Virna,
    Primeiro muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco!!
    Estarei indo para Mykonos no próximo dia 12 de Outubro e fico 1 semana lá…
    Confesso que já estou muito desanimada, pois todas as pessoas que falam comigo dizem que não vou aproveitar muita coisa, pois nesse período as coisas começam a fechar. Não vou aproveitar da melhor maneira a viagem.
    Infelizmente não tive como escolher outro mês para minhas férias e do meu marido…
    Enfim, queria saber de você, realmente fica uma viagem sem graça ir em Outubro para Mykonos? Será que vai ser um desperdício ir nesse período e não vou conseguir aproveitar a ilha? 🙁
    Eu gostaria também de contratar seus serviços, se você oferecer é claro, de criar um roteiro com o que será possível de fazer nesse período e no clima que estiver na ilha.
    Agradeço desde já.
    Att, Maria Edjane.

  29. olá Virna tudo bem?
    Minha lua de mel será em final de outubro gostariamos de fazer um cruzeiro pela grecia para aproveitar praia e sol e temperaturas quentes, você indica ? Ou nessa época já esta mais fria e o mar não tão agradável.

    Os estabelecimentos, restaurantes fecham?