MENU PRINCIPAL

Passeio escolar

Hoje vou escrever um pouco sobre como funciona as escolas da Grécia, pelo menos a parte escolar que a minha filha faz parte, mas para frente escrevo algo mais completo, incluindo ate mesmo as faculdades da Grécia.

Escolas da Grécia

As escolas da Grécia, tem um calendário totalmente diferente do Brasil. Para começar, o ano escolar inicia no mês de Setembro e termina no inicio de Junho, e os alunos ficam três meses de férias, que cai justamente no verão. As crianças das escolas daqui, estudam músicas, teatro, computação, inglês, francês , mitologia, religião, matemática, grego antigo e moderno e na educação física, aprendem danças tradicionais e ginástica olímpica. As aulas começam às 8h da manha e terminam às 14h. Todo mês as escolas levam os alunos para os Museus, e Sítios Arqueológicos, tudo isso para eles aprenderem desde pequenos a amar e a respeitar seu pais.

Escolas da Grécia

Quando chegamos na Grécia, a minha filha estava com seis anos de idade, o que significa que ela foi alfabetizada no Brasil e também na Grécia. Não teve problemas nenhuma de adaptação referente ao aprendizado, com três meses sendo alfabetizada, numa turma frequentada por apenas gregos, ela já falava e escrevia normalmente. Foi elogiada e escolhida como a aluna com a letrinha mais bonita.

Escolas da Grécia

Está na sexta serie e é o último ano dela nessa escola,  agora ela vai para outra escola e todos estão em ritmo de despedidas. As escolas públicas daqui são ótimas, os alunos aprendem na prática a conhecer o país em que vive.

Passeio escolar

Todo mês é feito um passeio para os museus, sítios arqueológicos e outros lugares interessantes da Grécia, tudo isso para ajudar na formação do caráter e do aprendizado da criança.

Passeio escolar

Para vocês terem uma  idéia do que estou escrevendo, esses passeios começam a partir da alfabetização, criancinhas pequenas mesmo, visitam os museus, crescem amando e respeitando sua Pátria.

Passeio escolar

Minha filha acabou de fazer o último passeio desse ano escolar e quero compartilhar com todos vocês, as fotos que postarei aqui foram tiradas por ela, pelo celular, portando não esperem qualidade boa, mas a bagagem de aprendizado que ela e seus amiguinhos tiveram, foram excepcional para o seu aprendizado e isso para mim é o que realmente importa.

Passeio escolar

Minha filha nem dormiu bem a noite, estava ansiosa com o passeio, sempre foi assim, desde que chegamos aqui, quando chegava o dia dos passeios mensais escolares, era aquela alegria premeditada, ligações para amiguinhos, combinavam as roupas, o que levar e riam de  pura alegrias.

As 7hs da manha já estava toda arrumada rumo a mais uma aventura escolar, foram todos de ônibus, o professor da turma, o diretor da escola e mais duas turmas da mesma escola.

Passeio escolar

Primeira parada foi no Canal de Korinthos , da escola até o canal levaram uma hora e meia, depois fizeram um lanche no Goodys e continuaram sua viagem. Perguntei a ela o que ela aprendeu sobre esse interessante canal e ela me respondeu: “Mãe é um canal muito grande, águas azuis e enorme!! E o lanche estava maravilhoso!”

Passeio escolar

Depois seguiram para Micenas, primeiro visitaram o museu, com achados de mais de 3 mil anos,como vasos, joias, bonequinhos de barros e outros itens bem conservados.

Passeio escolar

Micenas  é um sítio arqueológico na Grécia, localizado cerca de 90 km a sudoeste de Atenas, no nordeste do Peloponeso. Argos fica a 11 km para sul; Corinto, 48 km para norte. Do monte onde se localiza o palácio, avista-se a Argólida até o golfo Sarónico .

Passeio escolar

No segundo milênio a.C., Micenas foi um dos maiores centros da civilização grega e uma potência militar que dominou a maior parte do sul da Grécia. O período da história de cerca de 1600 a cerca de 1100 a.C. é chamado Micénico em reconhecimento à posição de liderança de Micenas. Mais informações sobre Micenas, cliquem nesse link!

Passeio escolar

Depois visitaram o  tesouro de Atreu ou Túmulo de Agamenon , construído no século XIII a.C., é constituído por uma falsa cúpula de 14,6 m de diâmetro e 13,5 m de altura, à qual se tem acesso por um corredor em falsa abóboda, com 10,5 m de altura.

Passeio escolar

A entrada também se dá por uma estrutura em falsa abóboda cujo formato é encontrado em algumas estruturas do Egito antigo. Nenhum outro edifício de Micenas possui um acabamento tão refinado, com um corte tão preciso dos blocos de rocha.

Passeio escolar

Depois dessa bagagem toda de aprendizado, eles seguiram para a primeira capital da Grécia.

Passeio escolar

A cidade foi a primeira capital da Grécia em 1829-1834, com uma população de 20.000. Hoje é a capital da prefeitura de Argolis e da província de Nafplion.

Passeio escolar

Seu nome em outras línguas é conhecida também como Nauplia, Navplion, Nauplio, Nafplion e Anapli,esses nomes teriam sido em inglês durante os períodos de Veneza e dominação otomana. Mais sobre essa maravilhosa cidade cliquem nesse link.

Passeio escolar

E para fechar o passeio com chave de ouro,a meninada toda subiram ate a grande e fortaleza de Palamidi. A fortaleza foi construída pelos venezianos durante a segunda ocupação da área (1686-1715).Foi um projeto muito grande e ambicioso, que foi concluído dentro de um período relativamente curto a partir de 1711 até 1714.

Minha filhota chegou em casa quase 8h da noite, mas com um baita sorriso no rosto, feliz, por estar com amiguinhos e passeando por lugares históricos da Grécia.

Sala de Músicas.
Laboratório para pesquisa.
Sala de aula
Museu de Micenas
Museu de Micenas
Museu de Micenas

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

4 respostas

  1. Olá, tudo bem?
    Eu nasci na Grécia, mas esqueci todo o grego… Em breve, voltarei, mas preciso concluir o segundo grau, sabe de alguma escola que me ensine em português? Se sim, qual? Obrigada pela atenção 💗💘💜

  2. Olá gostaria de saber se nos mudarmos pra grécia com uma criança de 7 e uma de 9 anos se eles vão para uma escola pública com aulas ministradas em inglês ou grego, se grego, eles já entram na aula normal ou tem algum perído de adaptação com o idioma, sua filha foi alfabetizada em grego no primeiro ano escolar?
    obrigada
    cinthia,

    1. Ola Cintia
      Eles entraram na escola normal, direto do Brasil para escola da Grécia, sem saber a língua e deu tudo certo! Vem sem medo porque eles se adaptam mais
      rápido que nos! 🙂