MENU PRINCIPAL

Pelas ruas de Atenas

Andar pelas ruas de Atenas é o que mais gosto de fazer! O que faz uma brasileira que não gosta de futebol em pleno dia de abertura da Copa 2014 na Grécia?

Monastiraki

Convida uma amiga para  bater perna pelas ruas de Atenas!! Na praça Monastiraki é o começo de tudo que acontece de bom no Centro de Atenas, é praticamente o coração de Atenas!

Monastiraki

E o encontro foi marcado bem aqui, de frente para essa deliciosa banca de frutas e como sempre não pude resistir e comprei um saquinho delas e aproveitei para  tirar umas fotos dessa colorida  banca de frutas.

O aromas das cerejas, morangos, pêssegos e nectarinas exalavam por toda a parte da praça. Vejam esse pequeno vídeo  só para vocês terem idéia do aroma que eu senti enquanto esperava a minha amiga.

20140612_154853
Ilma no Monte das Musas

Minha amiga Ilma,  finalmente chegou e decidimos passear no  Monumento Philopappos, para chegarmos lá passamos pela famosa rua do Thissio, rumo a Acrópolis, pois o monumento fica exatamente de frente com a Acrópolis.

Monte das Musas

Entramos na área do monumento e logo na entrada surge a bela  igreja do século 16  Agios Dimitrius Loubardiaris.

Segundo a tradição, ela teve o seu nome (Loubardiaris ou Bombardiaris) por um incidente que aconteceu no século 17, quando Aghios Dimitrios protegia os crentes de grande canhão (Loubarda). Na véspera de 26 de Outubro,um trovão fez que  um parafuso batesse no comandante da guarnição da Turquia, Yusuf Aga, que havia instalado um loubarda (canhão) na  Propylaea da Acrópolis ,porque ele estava planejando atacar os cristãos no dia de São Demétrio. O raio atingiu e matou o comandante da guarnição e os fiéis foram capazes de honrar o santo na igreja.

Monte Filopappou

Algumas caminhadas depois, seguindo a trilha nos deparamos com o Monumento Philopappos, que é um mausoléu antigo  dedicado a Caio Júlio Antíoco Epifânio Philopappos , um príncipe do reino de Commagene. Philopappos monumento “é uma estrutura de dois andares, apoiado por uma base. No nível mais baixo há um friso representando Philopappos como um cônsul, montando em um carro e levado por lictores. O nível superior mostra estátuas de três homens: de Antíoco IV, à esquerda, de Philopappos no centro e de Seleuco Nicator à direita.

Philopappos morreu em 116, e sua morte causou grande tristeza a sua irmã Julia Balbilla e possivelmente, para a família imperial. Como uma dedicação para honrar a memória de Philopappos, Balbilla, assim como todos  os cidadãos de Atenas, ergueram  um túmulo no Mouseion Hill perto da Acrópolis de Atenas.O vídeo acima é da maravilhosa vista da Acropolis e de toda a área próxima dela. Seu  túmulo de mármore ainda é conhecido como o Monumento Philopappos, a estrutura é construída em mármore branco pentélico sobre um pedestal 3,08 m de altura, feita de mármore poroso e revestida com lajes de mármore Hymettian. O lado norte do monumento Philopappos ‘carrega pródigas decorações arquitetônicas.

Prisão de Sócrates

Vimos a prisão de Sócrates, que também está localizada  na colina de Filopapos. De acordo com o que escreveu Platão, na obra Fédon, aqui terá estado preso Sócrates, o filósofo. Ele  proferiu suas últimas palavras: “Críton, somos devedores de um galo a Asclépio; pois bem, pagai a minha dívida. Pensai nisso!”.

Arco do Adriano em Plaka

Depois descemos o morro  em direção ao Templo de Zeus para finalmente chegarmos no Estádio Panathinaiko.

Estadio Panatinaiko

Para quem não sabe o Panathinaiko, mas também conhecido como Kalimarmoron, que em português significa bom mármore,  foi o estádio que sediou a primeira Olimpíada da Grécia em 1896. Foi construído em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C., em mármore. Em 1870 suas ruínas foram restauradas. Em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas 1896, sobre os planos dos arquitetos Anastasios Metaxas e Ernst Ziller e financiado por George Averoff. Sua pista tem forma de U e suas arquibancadas tem capacidade para 80 000 espectadores sentados.

Sentamos bem no último acento do estádio, tivemos uma visão privilegiada!Ficamos um pouco em duvida, onde iriamos depois desse magnífico  estadio, se seguiríamos rumo ao Monte Lykavittos ou retornaremos para Monastiraki, resolvemos seguir para Sintagma, mas passando por dentro do Jardim Nacional.

Jardim Nacional de Atenas

Andar pelo Jardim Nacional de Atenas é muito gostoso nessa época, pois a temperatura mesmo alta, dentro do parque fica amena, devido as enormes arvores plantadas por todo o jardim.

Jardim Nacional de Atenas

São praticamente 16 hectares de mata em pleno coração de Atenas. Ja tinha ido varias vezes, mas essa ultima me deixou bem surpresa, pois havia um bando de papagaios cantando e enfeitando todo o Jardim.

Fiquei arrepiada quando olhei para o alto e via tamanha beleza! Assistam o vídeo e vocês vão entender um pouco do que estou falando, achei até que tivesse no  meu Brasil.

Praça de Sintagma

Depois do Jardim seguimos rumo a praça de Sintagma e fomos passear pela rua Ermou, uma rua chique e cheia de boutiques, lojas de artesanatos e tabernas. A minha amiga me convidou para conhecer uma lanchonete que fica bem na rua ao lado da Ermou, Falafel, onde se encontra deliciosos lanches feitos com quibes e pão de pita.

Falafel

O nome  Falafel,  vem de um tradicional salgadinho originário do Oriente médio. Consiste em bolinhos fritos de grão-de-bico ou fava moídos normalmente misturados com condimentos, como alho, cebolinho, salsa, coentro e cominho.Muitas vezes, são consumidos em pão pita, com homus (pasta de grão de bico), tahine (pasta de gergelim) e salada (tomate, pepino, cebola e alface). Para quem é naturista, tenho certeza que vai adorar esse lanche! Terminamos nosso lanche e fomos para a praça Monastiraki encerrar  o nosso passeio com mais um giro pelas lojinhas de artesanatos.

Pegadas no Estadio Panatinaiko

Pegadas no Kalimarmoron”Andar pelos centro de Atenas é sempre assim! Uma surpresa a cada esquina!”

Ate a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *