MENU PRINCIPAL

Plaka, o bairro de Atenas

Plaka, o bairro de Atenas mais famoso da Grécia!Esse post de hoje foi resultado de uma brincadeira que eu fiz com os fãs da página EuAmoaGrecia e, como sempre, o resultado me trouxe boas surpresas.

Virna Lize em Plaka

Perguntei em que lugar de Atenas eles gostariam que eu visitasse, achei o máximo quando cheguei em casa a noite e vi que havia muitas sugestões, todas elas ótimas para um excelente passeio, mas o meu destino seria apenas um essa semana: Plaka, o bairro de Atenas.

Rita Vieira e Virna Lize em Plaka

Andar em Plaka é uma delícia, com suas ruas cheias de artesanatos coloridos, o cheiro de comida gostosa espalhado pelo ar e muita cultura para absorver! Combinei com uma amiga, Rita Vieira, e nos encontramos em Monastiraki, um outro bairro bem coladinho em Plaka, na verdade são tão próximos um do outro que não sei bem onde começa um e termina o outro.

As frutas da praça  Monastiraki enfeitam e perfumam todo o ambiente. As mixiricas são pequenas, mas docinhas como mel! Experimentem!!

Plaka, o bairro de Atenas

Gosto muito disso!Andar pelas ruas e encontrar bandeiras gregas é muito natural!! Grego que é grego sempre tem uma pendurada no seu comércio ou em casa.

Plaka, o bairro de Atenas

Sim! Oliveiras também se encontram pelas ruas de Plaka, e esse pé está carregadinho!Não experimentem, pois são azedas!

Museu em Plaka

Seguimos pelas ruelas e nossa primeira parada foi no Museu de Pavlos e Alexandra Kanellopoulos. O Museu foi criado em 1976 e compreende a coleção particular de Paulo e Alexandra Kanellopoulos doada ao Estado grego. Está alojado na mansão neoclássica da família Michalea, situado na encosta norte da Acrópole e construída em 1864.

A mansão foi comprada na década de 1960, 70 e foi restaurada para abrigar permanentemente a coleção.
Os itens da coleção incluem argila e pedra, vasos e estatuetas, bustos, jóias, armas, moedas e inscrições, que vão de 3000-1200 a.C até os séculos 18 e 19 d.C. Mais informações nesse site: Museu Pavlos e Alexandra Kanellopoulou.

Plaka, o bairro de Atenas

No caminho belas igrejas , entramos por essa escada e  chegamos na primeira faculdade de Atenas, que hoje é um museu contendo toda a história dos primeiros anos escolares.

Museu em Plaka

O Museu de História da Universidade de Atenas está situado ao pé da Acrópoles com  vista panorâmica de Plaka e da  Ágora Romana.O edifício histórico foi a residência do arquiteto Stamatis Cleanthi (uma das mais belas casas do mundo) e é conhecida como a “Universidade Palio”(Universidade Antiga), uma vez que sediou a primeira universidade do estado grego independente (1837-1841).

Museu em Plaka

Para celebrar 150 anos de funcionamento da Universidade de Atenas, foi inaugurado no prédio o Museu de História da Universidade de Atenas. Objetivos do museu era a coleção, documentação, preservação e a valorização de recordações históricas da Universidade.

Museu em Plaka

O museu vai além dos limites de um museu universitário e pode ser classificado como um dos museus mais importantes da história moderna. A entrada no museu é gratuita. Mais informações nesse site: Museu Historia da Universidade de Atenas.

Plaka, bairro de Atenas

Bem próximo ao museu, encontramos a pequena Igreja da Transformação do Sotirios, em grego Ιερού Ναού Μεταμόρφωσης του Σωτήρος. Pelos pesquisadores a construção da igreja é por volta da segunda metade do século 11. É bizantina e se reúne sob o nome “Sotirakis” precisamente por causa de seu tamanho.Contém apenas quatro colunas em forma de uma simples cruz, com uma cúpula  clássica como a  maioria dos monumentos bizantinos atenienses.

No caminho para Anafiótika encontramos esse corredor pichado com gravuras lindas, que ficamos brincando de tirar fotos. O dia estava bonito, claro e alegre!

Anafiótika, bairro em Atenas

Partimos para a elegante e pequena vila Anafiótika. O nome pode parecer estranho, mas a pequena vila é linda!! De casinhas brancas, com corredores estreitos, onde mal se passa uma moto e com muitas flores espalhadas pelas janelas  e escadinhas da vila.

Anafiótika, bairro em Atenas

Anafiótika é um pequena vila de Atenas,que faz parte do bairro histórico de Plaka. Encontra-se no lado norte da colina da Acrópole. As primeiras casas foram construídas na época do rei Otto, quando os trabalhadores da ilha de Anafi vieram para Atenas para trabalhar na construção do Palácio do Rei Otto.

Anafiótika, bairro em Atenas

Em 1950, parte do bairro foi destruída para a pesquisa arqueológica e, em 1970, o Estado começou a comprar as casas. Hoje em dia existem apenas 45 casas restantes, enquanto as pequenas ruas que segue para a rocha da Acrópole ainda continua sem nome e as casas são referidas como “Anafiótika 1”, “Anafiótika 2” e etc.

Rita Vieira em Anafiótika

O bairro foi construído de acordo com a arquitetura das Cíclades e ainda hoje dá aos visitantes a sensação de ilhas gregas no coração da cidade, com paredes brancas e pequenos espaços, geralmente com a presença de flores Buganvileas.

Virna Lize em Atenas

As casas são pequenas e ruas estreitas, que muitas vezes acabam em escadas ou até becos sem saída ou em terraços, onde se pode sentar e apreciar a vista da cidade.

Rita Vieira e Virna Lize em Plaka

Descemos pelo mesmo caminho que chegamos até Anafiótika, pois a minha amiga queria  tomar uma cervejinha numa taberna bem bonita e colorida que tínhamos visto um pouquinho antes de entrar pela vila. A taberna “Ο Γερος του Μουριά” além de ter uma deliciosa comida, a noite tem show de danças típicas, vale muito bem uma visita!

Plaka, o bairro de Atenas

E finalmente chegamos na rua Lysio, onde tem uma elegante cafeteria de nome Melina e na frente a taverna Zorba. Tiramos fotos e seguimos rumo a Rua Adriano, a rua mais conhecida de Atenas, devido a suas lojas, cafetérias, joalherias e sapatarias!

Plaka, o bairro de Atenas

Plaka é como uma aldeia dentro da cidade, e lembra também pequenas ilhas gregas. É o meu bairro favorito e está situado na sombra da Acrópole.

Plaka, o bairro de Atenas

Plaka é a parte mais antiga de Atenas. A maioria das ruas foram fechadas ao trânsito de automóvel, mas liberada para  motocicletas e caminhão apenas para abastecer as lojinhas do bairro.

Plaka, o bairro de Atenas

Embora tenha bastante comércio ainda é um bairro residencial e sem dúvida o bairro mais agradável no centro de Atenas.A maioria das lojas tem as mesmas coisas e praticamente os mesmos preços, mas há alguns que são mais eclético do que os outros que vendem antiguidades, ou ícones reais pintados à mão, esculturas e pinturas em madeiras.

Plaka, o bairro de Atenas

Há muitas lojas de jóias e a maioria deles compram de fábricas e têm o mesmo material com aproximadamente o mesmo preço, mas há algumas que são de propriedade do artista, que tem peças originais feitas a mão e também cópias de peças de museu antigos.

Tem muito o que fazer em Plaka, além das lojas podemos visitar o Novo Museu Acrópoles, o Teatro Dionísio ou o Odeon, até mesmo a Acrópoles, tudo no mesmo dia, porém escolhemos apenas ficar pelas ruelas visitando as tavernas, lojas de artesanato e os dois museus descritos acima. O que eu mais gostei do passeio? Tudo, além é claro da maravilhosa  sensação que eu tive na pequena vila Anafiótika,  me senti como se realmente tivesse numa pequena ilha do Mar Egeu. E por hoje chega pessoal, espero que tenham gostado, porque a minha amiga e eu nos divertimos muito. Deixo aqui  o vídeo dos melhores momentos do passeio.

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

6 respostas

  1. Virna, adoro o seu blog!!! Obrigada por manter viva em minha memória todas as imagens da Grécia!!!! Quero muito voltar a Grécia no ano que vem, e certamente farei contato contigo para que você possa nos acompanhar em alguns passeios!!! Continue postando imagens desse lugar lindo, é sempre bom rever a Grécia!!! Beijos!

  2. Olá Virna eu e meu marido iremos à Grécia em Janeiro próximo e estou amando seus comentários sobre o inverno na Grécia.