Plaka, o bairro de Atenas mais famoso da Grécia!Esse post de hoje foi resultado de uma brincadeira que eu fiz com os fãs da página EuAmoaGrecia e, como sempre, o resultado me trouxe boas surpresas.

Perguntei em que lugar de Atenas eles gostariam que eu visitasse, achei o máximo quando cheguei em casa a noite e vi que havia muitas sugestões, todas elas ótimas para um excelente passeio, mas o meu destino seria apenas um essa semana: Plaka, o bairro de Atenas.

Andar em Plaka é uma delícia, com suas ruas cheias de artesanatos coloridos, o cheiro de comida gostosa espalhado pelo ar e muita cultura para absorver! Combinei com uma amiga, Rita Vieira, e nos encontramos em Monastiraki, um outro bairro bem coladinho em Plaka, na verdade são tão próximos um do outro que não sei bem onde começa um e termina o outro.
As frutas da praça Monastiraki enfeitam e perfumam todo o ambiente. As mixiricas são pequenas, mas docinhas como mel! Experimentem!!

Gosto muito disso!Andar pelas ruas e encontrar bandeiras gregas é muito natural!! Grego que é grego sempre tem uma pendurada no seu comércio ou em casa.

Sim! Oliveiras também se encontram pelas ruas de Plaka, e esse pé está carregadinho!Não experimentem, pois são azedas!

Seguimos pelas ruelas e nossa primeira parada foi no Museu de Pavlos e Alexandra Kanellopoulos. O Museu foi criado em 1976 e compreende a coleção particular de Paulo e Alexandra Kanellopoulos doada ao Estado grego. Está alojado na mansão neoclássica da família Michalea, situado na encosta norte da Acrópole e construída em 1864.
A mansão foi comprada na década de 1960, 70 e foi restaurada para abrigar permanentemente a coleção.
Os itens da coleção incluem argila e pedra, vasos e estatuetas, bustos, jóias, armas, moedas e inscrições, que vão de 3000-1200 a.C até os séculos 18 e 19 d.C. Mais informações nesse site: Museu Pavlos e Alexandra Kanellopoulou.

No caminho belas igrejas , entramos por essa escada e chegamos na primeira faculdade de Atenas, que hoje é um museu contendo toda a história dos primeiros anos escolares.

O Museu de História da Universidade de Atenas está situado ao pé da Acrópoles com vista panorâmica de Plaka e da Ágora Romana.O edifício histórico foi a residência do arquiteto Stamatis Cleanthi (uma das mais belas casas do mundo) e é conhecida como a “Universidade Palio”(Universidade Antiga), uma vez que sediou a primeira universidade do estado grego independente (1837-1841).

Para celebrar 150 anos de funcionamento da Universidade de Atenas, foi inaugurado no prédio o Museu de História da Universidade de Atenas. Objetivos do museu era a coleção, documentação, preservação e a valorização de recordações históricas da Universidade.

O museu vai além dos limites de um museu universitário e pode ser classificado como um dos museus mais importantes da história moderna. A entrada no museu é gratuita. Mais informações nesse site: Museu Historia da Universidade de Atenas.

Bem próximo ao museu, encontramos a pequena Igreja da Transformação do Sotirios, em grego Ιερού Ναού Μεταμόρφωσης του Σωτήρος. Pelos pesquisadores a construção da igreja é por volta da segunda metade do século 11. É bizantina e se reúne sob o nome “Sotirakis” precisamente por causa de seu tamanho.Contém apenas quatro colunas em forma de uma simples cruz, com uma cúpula clássica como a maioria dos monumentos bizantinos atenienses.
No caminho para Anafiótika encontramos esse corredor pichado com gravuras lindas, que ficamos brincando de tirar fotos. O dia estava bonito, claro e alegre!

Partimos para a elegante e pequena vila Anafiótika. O nome pode parecer estranho, mas a pequena vila é linda!! De casinhas brancas, com corredores estreitos, onde mal se passa uma moto e com muitas flores espalhadas pelas janelas e escadinhas da vila.

Anafiótika é um pequena vila de Atenas,que faz parte do bairro histórico de Plaka. Encontra-se no lado norte da colina da Acrópole. As primeiras casas foram construídas na época do rei Otto, quando os trabalhadores da ilha de Anafi vieram para Atenas para trabalhar na construção do Palácio do Rei Otto.

Em 1950, parte do bairro foi destruída para a pesquisa arqueológica e, em 1970, o Estado começou a comprar as casas. Hoje em dia existem apenas 45 casas restantes, enquanto as pequenas ruas que segue para a rocha da Acrópole ainda continua sem nome e as casas são referidas como “Anafiótika 1”, “Anafiótika 2” e etc.

O bairro foi construído de acordo com a arquitetura das Cíclades e ainda hoje dá aos visitantes a sensação de ilhas gregas no coração da cidade, com paredes brancas e pequenos espaços, geralmente com a presença de flores Buganvileas.

As casas são pequenas e ruas estreitas, que muitas vezes acabam em escadas ou até becos sem saída ou em terraços, onde se pode sentar e apreciar a vista da cidade.

Descemos pelo mesmo caminho que chegamos até Anafiótika, pois a minha amiga queria tomar uma cervejinha numa taberna bem bonita e colorida que tínhamos visto um pouquinho antes de entrar pela vila. A taberna “Ο Γερος του Μουριά” além de ter uma deliciosa comida, a noite tem show de danças típicas, vale muito bem uma visita!

E finalmente chegamos na rua Lysio, onde tem uma elegante cafeteria de nome Melina e na frente a taverna Zorba. Tiramos fotos e seguimos rumo a Rua Adriano, a rua mais conhecida de Atenas, devido a suas lojas, cafetérias, joalherias e sapatarias!

Plaka é como uma aldeia dentro da cidade, e lembra também pequenas ilhas gregas. É o meu bairro favorito e está situado na sombra da Acrópole.

Plaka é a parte mais antiga de Atenas. A maioria das ruas foram fechadas ao trânsito de automóvel, mas liberada para motocicletas e caminhão apenas para abastecer as lojinhas do bairro.

Embora tenha bastante comércio ainda é um bairro residencial e sem dúvida o bairro mais agradável no centro de Atenas.A maioria das lojas tem as mesmas coisas e praticamente os mesmos preços, mas há alguns que são mais eclético do que os outros que vendem antiguidades, ou ícones reais pintados à mão, esculturas e pinturas em madeiras.

Há muitas lojas de jóias e a maioria deles compram de fábricas e têm o mesmo material com aproximadamente o mesmo preço, mas há algumas que são de propriedade do artista, que tem peças originais feitas a mão e também cópias de peças de museu antigos.
Tem muito o que fazer em Plaka, além das lojas podemos visitar o Novo Museu Acrópoles, o Teatro Dionísio ou o Odeon, até mesmo a Acrópoles, tudo no mesmo dia, porém escolhemos apenas ficar pelas ruelas visitando as tavernas, lojas de artesanato e os dois museus descritos acima. O que eu mais gostei do passeio? Tudo, além é claro da maravilhosa sensação que eu tive na pequena vila Anafiótika, me senti como se realmente tivesse numa pequena ilha do Mar Egeu. E por hoje chega pessoal, espero que tenham gostado, porque a minha amiga e eu nos divertimos muito. Deixo aqui o vídeo dos melhores momentos do passeio.
Até a próxima! 🙂
Respostas de 6
Virna, adoro o seu blog!!! Obrigada por manter viva em minha memória todas as imagens da Grécia!!!! Quero muito voltar a Grécia no ano que vem, e certamente farei contato contigo para que você possa nos acompanhar em alguns passeios!!! Continue postando imagens desse lugar lindo, é sempre bom rever a Grécia!!! Beijos!
Olá Virna eu e meu marido iremos à Grécia em Janeiro próximo e estou amando seus comentários sobre o inverno na Grécia.
Eu amei Plaka! Achei um bairro tão lindo, com tanta história. Me fez ter um amor especial por Atenas.rs
Ola Ana
Tbm amo este cantinho de Atenas!
Bjs e grata por comentar!!
Att- Virna Lize
Estou indo abril/2019. Todos os ferrys estão funcionando em abril?
Ola Deborah, visite este site antes de fechar seu roteiro e hotéis, caso não encontre, eh sinal que não estão trabalhando ainda, http://www.viva.gr .