MENU PRINCIPAL

O que ver em Monemvasia

O que ver em Monemvasia é post sobre um vilarejo muito bonito , situado na província de Laconia, na Grécia.

Monemvasia é conhecida por sua fortaleza medieval e ruínas bizantinas, mas praticamente desconhecida pelos turistas estrangeiros que a torna um destino favorito para quem quer fugir das grandes multidões. O nome da vila deriva das palavras gregas Mόνη (mone) e Eμβασία (emvasia), que significam “entrada” ou “embarcadouro único”.

Monemvasia

Além da pequena vila situada no local da antiga cidade medieval, existe uma aglomeração urbana, mais moderna, situada no continente, em frente à ilha: o bairro de Géfira, onde se situa o porto e a maior parte das infraestruturas turísticas. A parte antiga é chamada Kastro (“castelo”) e ela própria também está dividida em duas partes: a “vila alta”, no alto do rochedo, e a “vila baixa”, situada abaixo. Muitas das suas ruas são muito estreitas e só acessíveis a pé.

Monemvasia

História da Monemvasia
Monemvasia foi descoberta por volta de 583 D.C. pelos refugiados do Império Bizantino que fugiram das invasões eslavas e Avaros. No século 10, era um importante centro comercial. Suas fortes muralhas defendiam os habitantes contra os ataques normandos, árabes e persas vindos do mar. No entanto, em 1249, os francos sob a liderança de Guilherme II de Villehardouin conseguiram capturar este importante porto bizantino de Monemvasia após um cerco de três anos. Apenas dez anos depois, foi devolvido aos seus proprietários anteriores como resgate depois que Guilherme II foi capturado na Batalha de Pelagônia em 1262. Monemvasia foi vendida ao papa em 1471 por seu déspota. No entanto, os cidadãos optaram por jurar fidelidade aos venezianos como protetores mais eficazes de seus interesses. Deste ponto até 1821 esteve na posse de venezianos e otomanos alternadamente que conquistaram e perderam a cidade repetidamente. Monemvasia foi uma das primeiras cidades a ser sitiada pelas tropas gregas revoltadas. Após quatro meses de cerco em agosto de 1821, o herói grego Tzannetakis Grigorakis entrou na cidade e proclamou a independência dos turcos.

Monemvasia

Passeando dentro das muralhas de Monemvasia
Monemvasia, na beira da rocha, é alcançada atravessando uma ponte. Os carros são deixados no portão principal e não são necessárias instruções para explorar a cidade, basta apenas passear pelos becos e fique atento aos terraços, pois tem vistas sensacionais do Mar Myrtoan abaixo.

Monemvasia

É na rua central de paralelepípedos que atravessa a cidade, que você vai se deliciar com as pequenas tavernas, cafés e lojas que oferecem lembranças e produtos tradicionais. De um lado está a igreja Christos Elkomenos , do século VI , com o ícone fortemente guardado da Crucificação – considerado um dos mais impressionantes do Renascimento Paleólogo. Do outro lado fica uma mesquita, que hoje abriga a coleção arqueológica de Monemvasia.

Monemvasia

A residência da família Ritsos , não aberta ao público, está localizada perto da entrada da cidade do castelo, assim como muitas igrejas. Diz-se que um total de cerca de 40 igrejas existiam no passado e hoje , de acordo com a estimativa, restaram 24. Em destaque estão as Igreja Christos Elkomenos, a Panaghia Myrtidiotissa de tom gótico e a Panaghia Chrysafitissa, ambas situadas próximo ao paredão.

O que ver em Monemvasia

Um percurso menos conhecido é o que se percorre desde as muralhas orientais da povoação até ao farol de 1896 , recentemente restaurado. A melhor hora para estar lá é à tarde, pouco antes do pôr do sol, a parte alta da cidade desabitada oferece uma vista espetacular! Apesar de ser um pouco cansativo, vale a pena retornar por um caminho de paralelepípedos em ziguezague que leva para a parte de baixo do vilarejo.

Monemvasia

A magia em Monemvasia continua bem após o pôr do sol. Passeios noturnos sob o luar e visitas as tavernas, que servem o vinho local da Malvazia , são ideais para quem deseja sentir de fato a magia do lugar.

Monemvasia

Pontos de interesse em Monemvasia
* Praça Christos Elkomenos (Monemvasia):
A Praça Christos Elkomenos é mais famosa pela Catedral de Christos Elkomenos. Esta igreja de Monemvasia foi construída em 1293 após a visita do imperador bizantino Andrônico II Paleólogo à cidade. É a maior igreja da cidade. Em 1697 passou por uma extensa reconstrução pelo governador veneziano.

Igreja Agia Sofia em Monemvasia

* Igreja de Agia Sophia ou Santa Sofia ou Santa Sabedoria:
Ela foi construída no final do século 13 durante o reinado do imperador bizantino Andrônico II Paleólogo. Fica na parte alta da vila. Durante o reinado dos turcos otomanos foi convertida em uma mesquita muçulmana. Foi reconstruída na década de 1950.

Igreja Agios Nikolau em Monemvasia

*Igreja de São Nicolau (Monemvasia):
A Igreja de São Nicolau foi construída durante o domínio veneziano em Monemvasia em 1703. Mais tarde foi saqueada e seriamente danificada pelas tropas invasoras turcas. Após a Revolução Grega de 1821, foi transformada em escola primária. Um dos alunos era o famoso herói grego e membro da Resistência Yannis Ritsos . Ele lutou contra os alemães durante a Segunda Guerra Mundial e após sua morte (1990) foi enterrado em sua cidade natal.

Igreja da Santíssima Virgem Hrisafitissa em Monemvasia

*Igreja da Santíssima Virgem Hrisafitissa (Monemvasia):
Igreja da Santíssima Virgem Hrisafitissa foi construída no século 15 em um local de muita ordem igreja. Seu nome é derivado do ícone da Virgem Hrisafitissa que é mantido aqui. O ícone veio de uma aldeia de Hrisafitissy, daí o nome. Os moradores acreditam que a fonte embaixo da catedral tem uma influência positiva na saúde de uma pessoa. Alguns até afirmam que é bom para a concepção de crianças. Seja qual for o caso, certamente é muito claro e não o matará. Como aconteceu com muitos santuários cristãos, a Igreja da Virgem foi saqueada pelos turcos que a transformaram em armazém de trigo. Depois que a Grécia ganhou sua independência de volta, ela foi transformada em igreja novamente.

Igreja da Santíssima Virgem Mirtidiotissa em Monemvasia

*Igreja da Santíssima Virgem Mirtidiotissa (Monemvasia):
Igreja da Bem-Aventurada Virgem Mirtidiotisa é uma pequena igreja cristã construída em 1690 durante o segundo governo veneziano.

Para chegar na cidade de Monemvasia, você pode ir de carro ou ônibus. Boa Viagem!

Virna Lize – Fotografa e blogueira na Grécia

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

6 respostas

  1. Boa tarde Virna Lise, tudo bem?
    Estou aproveitando muito seu blog. Parabéns.!!!!
    Você tem algum guia turístico que fale português e que possa nos levar nos principais pontos históricos de Atenas e proximidades?
    Vamos fazer um cruzeiro eu e meu marido com a escola Suíça dele em 10 ilhas…mas Atenas nao temos ninguém para nos orientar.
    Se puder ficamos muito agradecidos.
    Att
    Maria Pia Pimentel
    piapimentel@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *