Neve em Atenas – Esse é um post que mostra um pouco de um dia totalmente branco em Atenas.
Treze anos morando na Grécia e é a primeira vez que vejo um espetáculo tão belo como este que aconteceu em Atenas no dia 16 de fevereiro de 2021. Talvez tenha acontecido para alegrar nossos corações depois de tantos meses trancados em casa devido a quarentena.
Quando fiquei sabendo que a Medea iria passar em Atenas, eu realmente não acreditei muito, pois nevar na parte continental e alta da Grécia é normal. Mas em Atenas? Seria um momento atípico, o que na verdade combina bem com que tudo que estamos passando desde 2020.
E o que a Medeia tem a ver com a neve na Grécia? Primeiramente os gregos costumam batizar fenômenos da natureza com nomes mitológicos e a frente fria Medea veio bem a calhar neste momento inesquecível, principalmente para aqueles que moram em Atenas.
Na mitologia grega, Medeia era filha do rei Eetes, da Cólquida (atualmente, a Geórgia), sobrinha de Circe (aparecendo, ainda, como filha de Circe e Hermes ou como irmã de Circe e filha de Hécata) e que foi, por algum tempo, esposa de Jasão. É uma das personagens mais terrivelmente fascinantes desta mitologia, ao envolver sentimentos contraditórios e profundamente cruéis, que inspiraram muitos artistas ao longo da história – na escultura, pintura, teatro, cinema, ópera…Continue lendo sobre Medeia neste LINK .
Voltando ao assunto da neve, os sentimentos contraditórios realmente foram marcantes neste dia, pois há quem amou e há quem odiou, porque foi um dia em que os hospitais ficaram lotados com crianças e adultos com fraturas, dia que em alguns bairros de Atenas a luz foi interrompida devido à queda de árvores, entre tantos outros transtornos que acontecem em uma cidade não preparada para esse fenômeno.
Tirando o contra da nevasca, só posso dizer que eu amei andar pelas ruas de Atenas nevando. O impacto da beleza é realmente tão grande que eu não me importava com o fato dos meus pés já estarem bem frios logo no início da caminhada.
Do que eu mais gostei quando vi a neve caindo em Atenas? Entre tantas outras coisas, de ver crianças e adultos fazendo bonecos de neve e rindo gostoso; de ver adultos fazendo bolinhas de neve e jogando uns contra os outros; de ver pessoas saindo do quentinho das suas casas, e caminhando por uma calçada de gelo, indo em direção à Acrópole (era inevitável não ir até lá). Mas, acima de tudo, do sentimento que me invadiu naquele momento caminhando pela neve, sentindo os floquinhos caírem no nariz e a fumaça saindo pela boca cada vez que expirava. Para mim não tinha nada de ruim, somente a beleza inexplicável da neve caindo em Atenas.
Quisera eu que todos os invernos em Atenas fossem desta maneira, branco como a paz e livre como os milhares floquinhos que voaram por toda Atenas.
Virna Lize
Blogueira, Fotógrafa e apaixonada cada vez mais pela Grécia!
Respostas de 6
Virna, desde da primeira vez que visitei a Grécia, não poderia imaginar que fosse gostar tanto desse país. Hoje já estou estudando grego com um professor de Tessalonik, e espero poder voltar à Grécia assim que essa pandemia acabar. Quero subir o Monte Olympus, visitar Meteora, e dpois partia para as ilhas. Já conheço algumas como por exemple: Zakynthos, Milos, Santorini (o cartão postal de todas), Mykonos e Kos.
E se os Deuses do Olympu permiterem, estarie aí, assim que possível.
Gosto muito do seu blog. Leio sempre.
Um abraço,
João Leite (Johnny Milk para os amigos).
Ola Johnny
Fico muito feliz em saber do seu amor pela nossa Grécia! Quando estiver por aqui, entre em contato comigo para tomarmos um café em Atenas.
Grande abraço
Virna Lize
Parabéns Virna belíssimo trabalho você é incrível
Obrigada pelo carinho!
Att
Virna Lize
Meu sonho é conhecer e morar na Grécia.
Não sei o motivo, mas sempre tive uma atração magnética, Hipnótica mesmo pela Grécia e sua cultura.
Espero do fundo do coração que eu consiga ainda morar na Grécia antes de morrer.
Ola Ligia
Espero que voce realize seus sonhos!!
Grande beijo!
Virna Lize