Carnaval na Grécia – Post que conta um pouco sobre o carnaval em alguns lugares da Grécia.
Eu tinha combinado com uma amiga muito querida de visitar o carnaval da cidade dela, Patra, pois esse carnaval é o mais famoso da Grécia, vindo turistas de toda a Europa para passar o carnaval lá,mas infelizmente houve um contratempo e não pude ir e o jeito foi ficar por aqui mesmo em Atenas.
Mas antes de continuar meu relato sobre o meu carnaval grego, quero falar um pouco da história do carnaval na Grécia. Pra começar foram os gregos que criaram o carnaval, em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção..
A tradição do carnaval é levado muito a sério e tudo começa com a festa da carne, Tsiknopempti, que é um dia comemorado com grande entusiasmo. Em tudo que lugar da Grécia, montam uma especie de churrasqueiras(grades com carvão) ao ar livre,. Nas principais praças das cidades alguns músicos tocam seus instrumentos tradicionais, enquanto são assados grandes quantidades de carne e consumidos no meio da atmosfera do Carnaval. E não é apenas nas praças centrais das cidades e vilas que são preenchidos com o cheiro de carnes sendo assadas não, mas todas as casas, apartamentos e até mesmo comércios locais, colocam suas churrasqueiras para assarem as carnes, impregnando toda a área com seu delicioso cheiro de churrasco.
Patra tem o maior evento de carnaval na Grécia e um dos maiores da Europa , são 180 anos de festejos. O primeiro evento de carnaval foi em 1829 e foi rapidamente erigido outros eventos carnavalescos. Em 1870 começou os carros alegóricos de carnaval. A Segunda Guerra Mundial parou o carnaval,mas pouco depois em 1950, renasceu dinamicamente.
O carnaval de Patras não é um evento único, mas uma série de eventos que incluem bolas, desfiles, caça do tesouro escondido, o carnaval infantil e etc. Seu pico é o último fim de semana de Carnaval, o desfile noturno com grupos carnavalescos, o extravagante desfile de carros alegóricos e grupos e, finalmente, a queima do ritual do rei do carnaval na rua Agios Nikolaos, nos cais do porto de Patras. Suas características são a espontaneidade, a improvisação e a inspiração!
No entanto, o carnaval, como a maioria dos eventos de carnaval na região do Mediterrâneo e nos Balcãs, está conectado com rituais pagãos antigos, como aqueles para honrar Dionísio (deus grego do vinho). Na Grécia Antiga costumava fazer procissões onde eles cantavam músicas sobre falo para honrar Dionísio. Esta tradição ainda existe em alguns lugares da Grécia durante o carnaval. De acordo com essas tradições, no coração do inverno, os fiéis invoca a divindade com festas especiais para trazer a primavera mais uma vez.Todos os anos, na primeira segunda-feira da Quaresma, o povo da pequena cidade grega de Tyrnavos comemora essa tradição e a festa começa com um caldeirão contendo uma sopa feita de espinagre (Bourani), e tradição manda beijar o falo, em seguida, beber o Bourani.
O ciclo do carnaval na Grécia é fechado na segunda-feira,conhecida como segunda feira limpa (Kathara Deftera) onde adultos e crianças saem pelas ruas da Grécia empinando suas pipas, o céu da Grécia fica colorido nesse grande dia.
Segunda feira Limpa (Kathara Deftera) é um feriado público na Grécia onde é comemorado com passeios ao ar livre, o consumo de mariscos e outros alimentos em jejum. Um tipo especial de pão, feito somente para esse dia, com o nome “lagana” (λαγάνα) e o costume generalizado de pipas. Comer carne, ovos e produtos lácteos é tradicionalmente proibido de cristãos ortodoxos em todo a Quaresma e isto acabou criando a tradição de comer pratos elaborados à base de frutos do mar como marisco, moluscos, peixes ovas e etc.
Bom, agora vou continuar relatando para vocês como foi o meu carnaval em solos gregos! Domingo o dia amanheceu lindo e comecei a procurar carnavais próximo a região de Atenas para tirar fotos e postar nesse meu adorado cantinho.
Achei uma programação bem interessante de frente com a Acrópoles e é e para lá que eu fui com uma amiga. As ruas estavam cheias de crianças fantasiadas e de pessoas alegres, a praça de Monastiraki estava colorida de baloes e pessoas de todas as idades.
Fomos ver a banda musical que daria o inicio do carnaval com suas belas melodias, chegando la eu logo me identifiquei, não havia aqueles empurras empurras, havia muitas famílias com seus filhos correndo e brincando por todo lado, casal de idosos brincando com seus netos e casais de namorados fantasiados e passeando tranquilamente pela avenida.
Longe de ser parecido com o carnaval brasileiro e sinceramente não senti falta, estava realmente satisfeita em estar no meio de um povo tranquilo, que só queria apenas se divertir, nada mais que isso. A orquestra tocava músicas que eu estava longe de entender, mas as crianças pulavam e dançavam e isso já me deixava muito feliz!
Atrás da bandinha estava a nossa magnifica Acrópoles e fomos perguntar se estava aberta a visitação, além de estar aberta, a entrada era livre, aí sim nosso carnaval foi perfeito!
Pode parecer programa de “índio” para muitos que estão lendo isso aqui, mas para mim foi um dos melhores carnavais que já passei em toda a minha vida!
Fiquei encantada ao ver Parthenon rodeado por crianças fantasiadas e aquela sensação gostosa de segurança foi tudo de bom! Fiquei sabendo nesse dia que é proibido tirar fotos de alguém fantasiado na frente do Parthenon , pois é considerado ofensa ou algo parecido e os gregos levam muito a sério essa regra, tanto que não vi ninguém fazendo isso. Infelizmente eu não me contive quando vi essa princesa correndo num mundo de pura magia, não era o mundo dos contos de fadas da Disney, mas o mundo da Mitologia Grega, dos Deuses e Deusas, das Musas e todo o universo Grego!
Até a próxima! 🙂
Respostas de 3
Sempre busquei algum site que relatasse como é a cultura grega atual, e encontrei exatamente o que eu procurava nesta página. Meu maior sonho é conhecer e talvez morar na Grécia. Obrigada por dedicar seu tempo contando às pessoas sobre esse país mágico. Parabéns!
Qual é o período certinho do Carnaval la?
O Carnaval da Grecia muda de data todo ano, assim como no Brasil.