Ilhas Sarônicas na Grécia é um post sobre ilhotas situadas próximas a Atenas.
As ilhas de Sarônica fazem parte do Mar Egeu e estão localizadas entre a península da Ática e as costas do nordeste do Peloponeso. Estas ilhas são frequentemente visitadas como destinos de fim de semana de Atenas e de férias curtas.
Devido à uma curta viagem de ferry a partir da capital grega, elas também são perfeitas para passeios de um dia. As principais ilhas Sarônicas são: Aegina, Agristi, Hydra, Poros, Salamina , Spetses e a península de Methana.
Egina: É um dos destinos turísticos mais populares, uma vez que é a ilha mais próxima de Atenas (apenas 16,5 milhas náuticas do porto de Pireus). De acordo com o mito, a ilha tomou o nome de uma ninfa, filha do deus do rio Asopos, a quem Zeus se apaixonou e levou com ele para a ilha.
De 01/11/1827 até 10/03/1829 a ilha de Aegina foi a capital provisória do estado grego recém-fundada. Foi durante esse período que o governador Ioannis Kapodistrias teve mansões neoclássicas, construídas para abrigar seu quartel-general, que hoje são importantes atrações turísticas.
Agistri: Localizada apenas a uma curta viagem de ferry do Porto Pireus (Atenas), e a 10 minutos da ilha de Egina. A ilha possui apenas quatro aldeias, a capital se chama Megalochori e todas as praias que rodeiam a ilha são de águas cristalinas, atraindo muitos turistas que procuram umas férias bem tranquilas.
Hydra: Os ferrys chegam regularmente do porto Pireus e do porto de Náuplia, que está na costa do Peloponeso. Os automóveis não são permitidos na ilha, o que deixa a maioria do transporte público da ilha a cargo dos burros e táxi aquáticos. A cidade principal é conhecida simplesmente como Porto Hidra, em forma de meia-lua, onde está a praia e os estabelecimentos comerciais (restaurantes, lojas, mercados e galerias), o que agrada aos turistas e aos habitantes da ilha.
Poros: É um pequeno par de ilhas gregas situadas na parte sul do golfo Sarônico a cerca de 58 km ao sul do Pireu, separadas do Peloponeso por um canal marítimo de 200 metros. Tem uma superfície de 31 km2, e 4117 habitantes. A ilha era conhecida em tempos antigos como Pogon.
Salamina: É uma ilha localizada ao sul de Pireu. Foi o local da Batalha de Salamina, o confronto naval decisivo para a Segunda Guerra Médica. Atualmente, não tem a importância econômica ou estratégica de outras eras, e pertence à divisão administrativa da capital grega. O herói mitológico Ajax é apresentado nas lendas gregas como natural de Salamina. O poeta trágico Eurípedes nasceu em Salamina em 485 a.C.
Methana (em grego: Methana): é uma cidade e um ex-município na península do Peloponeso, na Grécia. Methana está situada em uma área vulcânica (vulcão Methana). Administrativamente, ela pertence a região da Ática.
Até a próxima!