As Cíclades em grego: (Κυκλάδης, que significa “circular”) é um um conjunto de 24 ilhas habitadas do coração do Mar Egeu, formando um círculo imaginário ao redor da ilha sagrada de Delos.
É um conjunto de mais de 200 ilhas, das quais 24 ilhas são habitada: Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Ceos, Delos, Donoussa, Folegandros, Ios, Irakleia, Kimolos, Kofunissia, Cítno, Milos, Míconos, Naxos, Paros, Santorini, Schoinoussa, Sérifo, Sifnos, Sícinos, Siro, Terásia e Tinos.
A grande história das ilhas Cíclades da Grécia começa na Idade do Bronze. A história diz que a identidade racial dos criadores da cultura das Cíclades coincide com as Carians e Leleges. Durante o período bizantino, as Cíclades pertenciam ao Egeu, mas na Revolução de 1821 ,aconteceram um monte de luta na tentativa de libertação, e finalmente em 1830, as Cíclades foram anexados ao Estado grego recém-criado.
O clima da Cíclades é temperado, com invernos amenos e verões frescos. As temperaturas de inverno que variam de 10 ° a 16 ° C, enquanto o verão de 24 ° a 40 ° C. Os “ventos” nordeste e noroeste ventos sazonais, fresco em dias quentes de verão.
A marca registrada das Cíclades são as rochas nuas e o contraste das casas brancas e o azul infinito do mar Egeu. A arquitetura popular de Cíclades se tornou um modelo para o movimento arquitetônico moderno. Os edifícios tradicionais harmonizam perfeitamente no ambiente natural, rochas, com cavidades para proteger do vento e da chuva.
Cada ilha tem suas peculiaridades arquitetônicas: casas de caverna, torres, aldeias com telhados, assentamentos sob a forma de castelo, casarões neoclássicos e casas tradicionais das Cíclades.As ilhas Cíclades tem monumentos e edifícios notáveis, assim como patrimônio rural: os pombais, moinhos, azenhas, pisos, pontes, mosteiros e etc.
Numerosos festivais acontecem durante o ano em todas as ilhas Cíclades da Grécia, principalmente durante as tradições religiosa e cultural do lugar. Elas são um ponto de encontro para pessoas de todas as partes do mundo, pois combina os contrastes geográficos, história, paisagens de rara beleza natural, a hospitalidade das Cíclades, cozinha com produtos locais, tradições e cultura.
Cada ilha das Cíclades tem o que oferecer, uma é ideal para os apaixonados (Santorini), Tinos é o centro religioso do país, graças à igreja de Panagia Evangelistria, Mykonos oferece um turismo mais liberal , Milos , a ilha da Afrodite, indicada para as crianças devido a variedade de praias e etc. Confiram as dicas do que ver nas ilhas Cíclades nas postagens espalhadas por todo o blog.
Até a próxima! 🙂