A ilha de Donoussa está situada ao norte das pequenas Cyclades orientais. Localizada a leste de Naxos e norte de Amorgos. Possui uma área de 13 Km, o solo é com muitas baías rochosas entre as quais estão pequenas praias de areia.
Donoussa tem 160 moradores que trabalham na pesca e agricultura e de uns tempo para cá o setor de turismo cresceu. Dividida por algumas vilas: Stavro ou Kabo, como é chamado pelos moradores, que é a maior cidade e o porto. Uma tipica e autêntica vila das Cíclades que encanta os visitantes. Stavro foi construído na ponta sudoeste da ilha e está abrigado em uma baía.No lado leste da ilha está a igreja de Santa Cruz, em que a vila deve o seu nome. As outras vilas sao:, Mersini, Charavgi e Kalotaritissa .
O nome “Donoussa” remonta a tempos antigos. A ilha foi habitada desde o período geométrico e isso é indicado pelos assentamentos geométricas residuais encontrados em diferentes regiões. Segundo a mitologia, Donousa é a ilha que escondeu Dionísio e Ariadne, de modo a não encontrar Teseu.
O que ver na Ilha de Donousa:
Caverna Tixou(Τοίχου) localizado a noroeste da ilha.
A caverna Fokospilia: localizado em Mosxona, é o abrigo das focas.
Os restos dos assentamentos do período geométricas.
A igreja da Santa Cruz.
A igreja de Panagia.
A igreja de St. John.
Praias:
Bath Limenari
Ormos Kedrou: Praia onde tem um navio alemão afundado durante a Segunda Guerra Mundial
Ormos Livadi.
Os Fikios.
Kalotaritissa.
Até a próxima! 🙂