MENU PRINCIPAL

Musas das Artes

Para os gregos antigos, a inspiração foi tão importante que dessa enorme vontade de explicar o que são essas “vontades””inspirações” fizeram nascer as nove  Musas da Arte.

Musas das Artes

As Musas eram nove Deusas das artes e ciências na mitologia grega. Eram filhas de Zeus, o rei dos deuses, e de Mnemosine, a deusa da memória. Após a derrota dos Titãs, os deuses pediram a Zeus que criasse divindades capazes de cantar condignamente a grande vitória dos Olímpicos. Zeus partilhou o leito de Mnemósina durante nove noites consecutivas e, no tempo devido, nasceram as nove musas. Cada musa protegia uma certa arte ou ciência. Viviam no Monte Olimpo com seu líder, o deus Apolo. Com ele permaneciam jovens e belas eternamente, e com ele aprenderam a cantar. Podiam ver o futuro, o que poucos deuses podiam fazer, tinham também o dom de banir todas as tristeza e dores. As musas tinham vozes agradáveis e melódicas e freqüentemente cantavam em coro. Os primeiros escritores e artistas gregos pediam inspirações as Musas antes de começar a trabalhar. Qualquer uma delas podia ser invocada, apesar de cada uma proteger uma arte ou ciência especial. Musa é uma palavra que vem do grego “mousa”, derivada da palavra  museu que, originalmente significa “templo das musas”, e música que significa “arte das musas”.

Calíope

Calíope: É a mais velha e mais distinta das nove musas. Ela é a Musa da eloquência , da poesia épica ou heróica. Foi a mais importante de todas as musas e suas palavras “obediência e justiça” sempre impostas aos senhores e reis. É representada com a aparência de uma jovem de ar majestoso, a fronte enfeitada por  uma coroa de ouro. Está ornada de grinaldas, com uma mão empunha uma trombeta e com a outra, um poema épico. Foi amada por Apolo, com quem teve dois filhos: Himeneu e Iálemo. E também por Eagro, que desposou e de quem teve Orfeu, o célebre cantor da Trácia.Calíope sabia tocar qualquer instrumento.

Clio

Clio : É a Musa da História. Com Pierus, rei da Macedônia, ela é a mãe de Jacinto. A ela é atribuída a introdução do alfabeto fenício na Grécia. Clio é a Musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. Preside a eloquência, sendo a fiadora das relações políticas entre homens e nações. É representada como uma jovem coroada de louros, trazendo na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro intitulado “Thucydide” (Tucídides).

Urania

Urania: É a musa da astronomia, tendo por símbolos um globo celeste e um compasso,que servia para indicar os sinais vistos no céu. Foi ela que descobriu astronomia e protege todos os corpos celestes. Representam-na com um vestido azul-celeste, coroada de estrelas e com ambas as mãos segurando um globo que ela parece medir, ou então tendo ao seu lado uma esfera pousada e muitos instrumentos de matemática. Urânia era a entidade a que os astrônomos/astrólogos pediam inspiração.

Polímnia

Polímnia : É a musa dos hinos sagrados , da narração de histórias, geometria e gramática.Ela é uma mulher de olhar sério e costuma ser apresentada em atitude pensativa e de meditação e outras com o dedo na boca. Usando uma coroa de louro e pérolas, véu, vestido branco e com uma lira em suas mãos com a inscrição “Polymnis e Mitos”,descansando um ombro num pilar.

Erato

Erato (a que desperta desejo): É a musa do verso erótico.Tinha Erato grande importância nas festas que se realizavam por ocasião das núpcias. É uma jovem ninfa coroada de mirto e rosas. Com a mão direita segura uma harpa lira,instrumento de cordas que Hermes inventou e com a esquerda um arco ou uma coroa de rosas. Ao seu lado está um pequeno Amor que beija-lhe os pés.

Terpsícores

Terpsícore (a que adora dançar): É musa da poesia lírica, da dança e dos coros, Ela é representada como uma mulher jovem e esbelta com uma atitude jovial e e cheia luz. Apresenta-se coroada de grinaldas, tocando uma lira, ao som da qual dirige a cadência dos seus passos. Alguns autores fazem-na mãe das Sereias.

Melpomene

Melpomene (a cantora) : É Musa da tragédia. Empunhava a maça de Hércules e era oposto de Tália. Inicialmente era a musa da harmonia da música, mas tornou-se a musa da tragédia, como é atualmente reconhecida. Associada com Dionísio, a tragédia a inspirou, é ricamente vestida,de olhar sério e grave, geralmente carrega na mão uma máscara trágica como seu principal atributoe folhas de videira, em outras ocasiões, empunha um cetro ou uma coroa de ramos, ou um sangrento punhal. É coroada com uma tiara e é calçada com botas,como os antigos atores de dramas.

Euterpe

Euterpe : Musa da música e da poesia lírica e também da alegria e do prazer e do tocar de flauta.Ao seu lado estão papéis de música, oboés e outros instrumentos musicais: violinos, guitarras, bateria, etc. No final do período clássico era conhecida como a musa da poesia lírica, e foi representado com uma flauta na mão. A ela atribui-se a invenção da flauta dupla, que é o seu símbolo.Seu nome significa “plena alegria” ou “delícia”. Por estes atributos, os gregos quiseram exprimir o quanto as letras encantam àqueles que as cultivam.

Thalia

Thalia: Musa da comédia e da poesia leve.Descubriu a comédia, geometria, arquitetura e a agricultura.Era defensora das festas Simpósio(συμπόσιον=beber junto)é um termo que se referia, na Grécia Antiga, a uma festa onde se bebia,geralmente realizada depois de um banquete, e durante a qual eram travados diálogos e conversas intelectuais, enquanto escravos ou empregados faziam apresentações de música e dança. Seus símbolos são a máscara cômica e um cajado de pastor, e algumas vezes, uma coroa de hera. Muitas de suas estátuas têm um clarim ou porta-voz, instrumentos que serviam para sustentar a voz dos autores na comédia antiga.

Você poderá gostar também:

A Arte da dança Grega
Danças típicas Gregas
Danças Gregas- Sitarki
Danças Populares Gregas
Dança Tsifteteli
Eu Amo as danças Gregas

Até a próxima! 🙂

 

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *