MENU PRINCIPAL

Recheado de legumes

A receita Recheado de Legume foi enviada pela minha querida amiga grega Julia Archontakis, que adora fazer deliciosas comidas gregas.

Recheado de legumes

Recheado de legumes com carne e arroz (em Grego: Yemistá)

Ingredientes:
5 folhas de couve
5 folhas de repolho
2 tomates grandes
2 pimentões grandes
2 berinjelas médias
2 chuchus médios
2 abobrinhas verdes grandes
Azeite

*Guardar pelos menos 10 folhas menores de repolho para forrar e tampar os legumes na panela.

Recheio:
800 grs de carne moída de
1 cebola grande picada
5 dentes de alho picados
150 ml de vinho tinto de mesa ( não obrigatório)
2 tomates grandes bem maduros picados
Pimenta do reino/Sal
Parte interna da berinjela (observar se está perfeita)
Parte interna da abobrinha (observar se está perfeita)
Parte interna do tomate (observar se está perfeita)
Caldo de ½ limão médio
1 pitada de canela em pó (bem pequena)
1 pitada de cominho em pó(bem pequena)
200grs de arroz cru bem lavado (mais ou menos 1 copo médio)
5 colheres de sopa de azeite (em torno de 100 ml)
1 xícara de chá de hortelã picadaI xícara de chá  de salsa picada
Opcional – 1 colher de café dos seguintes ingredientes: quinua, amaranto, chia, linhaça, sempre em pó

Preparo dos legumes e Couve: Cortar a parte dura do meio, e colocar as folhas em água previamente fervida para amolece-las, deixar por uns 2 a 3 min , retirar e guardar.
Repolho: Em uma panela com água colocar o repolho inteiro , ir mexendo com um garfo, até perceber que as folhas estão macia, depois retirar da panela, esperar esfriar e com cuidado retirar as folhas uma a uma com cuidado para não quebrar , as que quebrarem  e também as folhas menores servirão para forrar e cobrir os legumes.
As berinjela, abobrinhas e tomates, deverão ser cortados em sentido horizontal, de forma que fique fique uma tampa para cobrir depois de recheado.Chuchu: Com uma faca de ponta redonda ir cortando em forma de círculos até retirar todo o meio e formar espaço para rechear. Deixar uns pedacinhos para tampar depois de recheado.
Preparo do recheio:Colocar todos os ingredientes em uma vasilha grande com espaço para misturar com as mãos….sim com as mãos bem lavadas, pois só assim o recheio ficará totalmente perfeito.
Agora o mais fácil:Preparar duas panelas grandes e fundas e forrar com uma camada de repolho, e ir colocando os recheios nos legumes e verduras e ajeitando na panela para que não mudem de posição. A cada camada colocar azeite(bastante) , um pouco de sal, pimenta, orégano. Ao final terminar com mais uma camada de folhas ou pedaços restante do repolho, mais bastante azeite, e para encerrar encher a panela com água até um pouco mais que o meio da panela .Cozinhar em fogo baixo por volta de 40 minutos…..ir observando se precisa acrescentar mais águaDepois é só servir.
Obs: Esta receita pode diferir da original, qualquer dúvida procurem em sites de receitas gregas, mas foi assim que aprendi com a minha mãe.
Fotos e texto de Julia Archontakis

Recheado de legumes
Recheado de legumes
Recheado de legumes
Recheado de legumes
Recheado de legumes
Recheado de legumes

Até a próxima! 🙂

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *