AtenasMonastirakiPasseio CulturalPlakaSitio ArqueológicoTurismo no InvernoTurismo ReligiosoUNESCO

Ágora Romana de Atenas na Grécia

Ágora Romana de Atenas na Grécia é um post sobre o local onde os atenienses discutiam vários assuntos e foi construída pelo  imperador romano Augustus, entre 19 a. C. e 11 a. C., e ampliada por Adriano, imperador filoheleno.

Ágora Romana de Atenas na Grécia

Havia em Atenas duas ágoras vizinhas, mas diferentes. Uma é de Ágora Antiga de Atenas, que remonta ao século VI aC. A outra era estabelecida sob domínio romano, e está localizada ao norte da Acrópole de Atenas, no atual bairro de Plaka, perto da Praça de Monastiraki.

Ágora Romana de Atenas na Grécia

Ágora Romana, nome que era dado às praças públicas na Grécia Antiga.

Nestas praças ocorriam reuniões em que os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis). As assembleias aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados à justiça, obras públicas, leis, cultura etc.

Ágora Romana de Atenas na Grécia

Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era um espaço público de debates para os cidadãos gregos. A Ágora também possuía finalidades religiosas (eventos, cerimônias) e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadorias etc.).

Ágora Romana de Atenas na Grécia

Após a invasão do Hérulos, no ano de 267, a cidade de Atenas estava limitada ao interior da parede romana . O centro administrativo e comercial da cidade foi transferido da antiga Ágora para a Ágora Romana e para a Biblioteca do Biblioteca do Adriano.

Ágora Romana de Atenas na Grécia

A perda de todo significado político levou a uma invasão progressiva da ágora por novas estruturas, como estátuas ou elementos comemorativos. Desta forma, a praça foi transformada em um tipo de museu da cidade e Attica.

Ágora Romana de Atenas na Grécia

Então, progressivamente, no decorrer dos períodos bizantinos e otomanos, construíram casas, oficinas e igrejas, juntamente com a mesquita de Fethiye. A área foi escavada no século 19, demolindo edifícios modernos.

Mesquita de Fethiye

Sabe-se que a Mesquita de Fethiye foi construída em memória a visita do sétimo Sultão do Império Otomano, Fatih o conquistador de Atenas.

Mesquita de Fethiye

Após a passagem de Atenas nas mãos da Grécia na década de 1835, a Mesquita de Fethiye foi usada como escola, quartel, prisão e depósito de farinha. A mesquita foi esvaziada e usada como um depósito de obras arqueológicas.

Torre dos Ventos na Agora Romana

Dentro da Ágora Romana de Atenas encontra-se Torre dos Ventos, que é uma torre octogonal de relógio , toda feita do mármore de Pentelio. É considerada a primeira estação meteorológica do mundo. Não oficialmente, o monumento também é chamado Aerides (grego: Αέρηδες), o que significa Vento.

Torre dos Ventos na Agora Romana de Atenas

A estrutura apresenta uma combinação de relógios de sol, um relógio de água e uma ventoinha. Foi supostamente construída por Andronicus de Cyrrhus em torno de 50 a.C, mas, de acordo com outras fontes, poderia ter sido construído no século II aC antes do resto do fórum. No verão de 2014, o Ephorate de Antiguidades de Atenas começou a limpar e a conservar a estrutura. O trabalho de restauração foi concluído em agosto de 2016.

A Ágora Romana faz parte do passeio cultural oferecido em Atenas. Caso tenha interesse entrar em contato via email -umabrasileiranagrecia@gmail.com

Uma brasileira na Grécia

A Ágora Romana de Atenas está situada em Monastiraki, clica AQUI para ver o local no Google. O valor do ingresso de abril até setembro é 6 euros (alta temporada)e de novembro até março (baixa temporada) é 3 euros.

O ingresso completo da Acrópolis inclui este e mais 4 sítios arqueológicos: a Ágora Antiga, Biblioteca do Adriano, Keramikos e Liceu de Aristóteles. Clique AQUI para obter informações sobre os ingressos da Acropólis de Atenas.

Roteiro completo de Atenas por apenas 5 euros – Saiba como clicando neste LINK.

Virna Lize Mitrogiannis
Fotógrafa e Blogueira
Email – umabrasileiranagrecia@gmail.com

Boa viagem!

Post anterior

Ágora Antiga de Atenas na Grécia

Próximo post

kerameikos, o antigo cemitério da Antiga Atenas

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *