kerameikos, o antigo cemitério da Antiga Atenas – Esse era o nome do maior e mais importante cemitério da cidade. Nele estavam os túmulos dos atenienses mais provenientes e de soldados mortos em várias lutas.
Na área de Kerameikos estava o município de Kerameon, cujo nome veio provavelmente da instalação de oficinas cerâmicas na área em 3000 aC e – devido a abundancia de argilas do rio Iridanos.
Mas seus achados reais vêm de seu longo uso posterior como um cemitério, através do século VI dC, sob o domínio dos romanos. Foi redescoberto em 1861 durante a construção da Avenida Pireos.
Kerameikos foi dividido pela construção de um muro em torno de 479 aC , feito por Themistocles, imediatamente após a Guerra Persa. Era de 6,5 quilômetros de comprimento, altura média de 8 metros, e tinha pelo menos 13 portões.
Os dois portões mais importantes estavam em Kerameikos. O mais a norte deles e o maior em Atenas, era o Dipylon, que teve duas filas de torres para a defesa. E o portão Thricesi Pyla , que era a estrada que conduzia à Academia, Piraeus, Eleusina e, portanto, ao Peloponeso.
Os atenienses foram forçados a destruir todas as suas fortificações após sua derrota na Guerra do Peloponeso, mas com a chegada da democracia em 394 aC. novas paredes foram construídas. Em 338 aC, em frente ao perigo dos macedônios, uma parede menor foi construída, a 10 metros a oeste da parede de Kerameikos. Em 86 aC, o romano Sulla invade a cidade através de uma ruptura na parede entre Kerameikos e Agoraios Kolonos.
Os atenienses não conseguiram construir e reconstruir o recinto de Themistocleio. Eles construíram apenas uma parede muito pequena, com as ruínas da cidade, em torno da Acrópole, o υστερορωμαϊκό τείχος (Muro Romano Tardio).
Os monumentos mais importantes do sítio arqueológico de Kerameikos são:
- Pompéia (final do século V aC). Edifício antigo usado para armazenar os objetos da procissão Panathenaic. Durante o período fora da festa Panathenaic, o prédio provavelmente foi usado como uma escola secundária. Em 86 aC. foi destruída pela invasão romana e não foi reconstruída. Em seu lugar, foi construído em torno de 150 dC. um novo edifício maior, provavelmente um armazém.
- O recinto funerário com as lápides. Entre eles, a famosa coluna de Hegesus (410 aC) e o touro de mármore no recinto funerário de Dionysios de Collie (345-338 aC).
- A Fonte (307-304 aC). À esquerda da entrada de Dipylos havia uma fonte , um prédio que abastecia água para os habitantes e viajantes da cidade.
As descobertas das escavações de Kerameikos são exibidas no Museu de Kerameikos e no Museu Arqueológico Nacional.
https://www.youtube.com/watch?v=hDi0zd277Rg
O Museu Arqueológico de Kerameikos abriga exposições, quase exclusivamente funerárias, das escavações do Instituto Arqueológico Alemão no sítio arqueológico de Kerameikos, cobrindo 38.500 metros quadrados.
Trata-se de um prédio simples, no piso térreo, cuja fachada é enquadrada por uma galeria coberta em forma de C. Dentro, existem quatro espaços de exposição que cercam o pátio coberto, contém um pequeno jardim interior, com azeitonas e louros.
No primeiro espaço tem obras escultóricas, abrangendo todas as estações da antiguidade, enquanto os outros três são expostos com cerâmica e outros achados principalmente da necrópole de Kerameikos.
O Sítio arqueológico de Kerameikos está situado em Thissio (rua Ermou), clique AQUI para ver o local no Google. O valor do ingresso de abril até setembro é 8 euros (alta temporada)e de novembro até março (baixa temporada) é 4 euros.
O ingresso completo da Acrópolis inclui este e mais 4 sítios arqueológicos: a Ágora Antiga, Biblioteca do Adriano, Ágora Romana e Liceu de Aristóteles. Clique AQUI para obter informações sobre os ingressos da Acropólis de Atenas.
Deseja um roteiro avulso de Atenas por apenas 5 euros? Saiba como clicando neste LINK.
Virna Lize Mitrogiannis
Fotógrafa e Blogueira
Email – umabrasileiranagrecia@gmail.com
Respostas de 2
Poderia fazer um favor de ver o valor de um túmulo .no cemiterio de Athenas .
Ola Eliane
Nao sei.
Att
Virna Lize