MENU PRINCIPAL

Mulheres filósofas na Grécia Antiga

Mulheres filósofas na Grécia Antiga é um post em homenagem ao dia da Mulher em todo mundo, como moro neste país ,onde a filosofia foi muito importante para a humanidada , porque não falar também das mulheres filósofas da Grécia Antiga?

Mulheres filósofas na Grécia Antiga

A história da filosofia na Grécia Antiga demonstra a presença de várias mulheres filósofas, embora não tenha tido  destaque devido a vários fatores, entre eles, os culturais.

As mulheres da Grécia Antiga não podiam participar dos debates públicos e políticos, muito embora fossem autorizadas a frequentar festas religiosas e assistir a peças teatrais, bem como ir a santuários e oráculos.

Mulheres filósofas na Grécia Antiga

Abaixo uma pequena lista de mulheres Filósofas da Grécia Antiga

Temistocleia– Foi uma filósofa, matemática e uma alta profetisa de Delfos, que viveu no século VI a.C. e foi, segundo o filósofo Aristoxenos a grande mestra de Pitágoras, introduzindo-o aos princípios da ética, Depois de Pitágoras criar o termo filosofia, Temistocléia teria sido a primeira mulher filósofa do Ocidente.

Melissa –  Foi filósofa e matemática pitagórica do Século VI a.C. O nome deriva da palavra grega para mel: “Melli”.

Pouco se sabe sobre esta filósofa e matemática pitagórica e sobre o que escreveu, embora as cartas que restam apontem para um pensamento neopitagorista.

Safo de Lesbos(VII-VI a. C) Poetisa e educadora nascida em Mitilene, na ilha de Lesbos. Rivalizou com o poeta Alceo e, junto com ele, representa a criação da poesia lírica grega, em contraposição à poesia épica (Homero). Da sua obra conservaram-se dez livros.

Theana (546 a. C. -)-Nascida em 546 a.C., viveu na última parte do século VI a.C. foi uma matemática grega. É também conhecida como filósofa e física. Theana foi aluna de Pitágoras e supõe-se que tenha sido sua mulher. Acredita-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido.

Aspásia– Nascida em Mileto, pertenceu ao círculo da elite de Atenas onde conhece Péricles e com ele tem um filho. Como sofista da época, Aspásia também nada escreveu, e os relatos de sua habilidade como argumentadora e educadora, bem como sua influência política sobre Péricles encontram-se na obra de Platão.

Mulheres filósofas na Grécia Antiga

Diotima de Mantineia – (século V a C)-Personagem criada por Platão é apresentada como sábia no diálogo o Banquete. Não se sabe ao certo se existiu, mas acredita-se que sim. A ela atribui-se toda a teoria socrático-platônica do amor.

Asioteia de Filos (393 – 270 a C) – Ensinava física na Academia de Platão ao lado de outras mulheres que frequentavam a escola.

Hipárquia de Maroneia – Aristocrata, é elogiada por Diógenes Laertios pela cultura e raciocínio, comparando-a com Platão. Escreveu: “Cartas e Tragédias”.

Mulheres filósofas na Grécia Antiga

Hipátia de Alexandria (415 d C) –  Foi estudiosa nas áreas da filosofia, matemática, medicina e na astronomia. Foi a primeira mulher a ter uma biblioteca em seu nome biblioteca de Alexandria. Manteve viva a chama do pensamento helênico de raiz ateniense numa Alexandria dilacerada pelas lutas religiosas. Foi brutalmente assassinada por uma multidão de religiosos fanáticos.

Até a próxima!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

9 respostas

  1. Eu amo a Grécia. Gostaria muito de conhecer pessoalmente.
    Gostei muito de estudar a história da Grécia. Todos nós devemos muito ao povo Grego.

  2. Boa noite. Gostaria de te parabenizar pelo site. Sou professor de Filosofia e fui à Atenas em 2013. Fiquei cinco dias. Ver o Partenon de perto foi a melhor experiência da minha vida. Ainda consegui conhecer uma ilha também, Aegina. É super fácil chegar lá saindo do porto de Piraeus, é barato em comparação aos preços para ir a outras ilhas e vale muito a pena o passeio. Fiquei num hostelzinho no pé da Acrópole chamado Dioskouros. Ainda retornarei para conhecer mais o país, com certeza.

  3. Quais cidades estado que as mulheres tinham participação política? Nem toda Grécia antiga impedia a participação feminina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *