Mulheres filósofas na Grécia Antiga é um post em homenagem ao dia da Mulher em todo mundo, como moro neste país ,onde a filosofia foi muito importante para a humanidada , porque não falar também das mulheres filósofas da Grécia Antiga?

A história da filosofia na Grécia Antiga demonstra a presença de várias mulheres filósofas, embora não tenha tido destaque devido a vários fatores, entre eles, os culturais.
As mulheres da Grécia Antiga não podiam participar dos debates públicos e políticos, muito embora fossem autorizadas a frequentar festas religiosas e assistir a peças teatrais, bem como ir a santuários e oráculos.

Abaixo uma pequena lista de mulheres Filósofas da Grécia Antiga
Temistocleia– Foi uma filósofa, matemática e uma alta profetisa de Delfos, que viveu no século VI a.C. e foi, segundo o filósofo Aristoxenos a grande mestra de Pitágoras, introduzindo-o aos princípios da ética, Depois de Pitágoras criar o termo filosofia, Temistocléia teria sido a primeira mulher filósofa do Ocidente.
Melissa – Foi filósofa e matemática pitagórica do Século VI a.C. O nome deriva da palavra grega para mel: “Melli”.
Pouco se sabe sobre esta filósofa e matemática pitagórica e sobre o que escreveu, embora as cartas que restam apontem para um pensamento neopitagorista.
Safo de Lesbos(VII-VI a. C) Poetisa e educadora nascida em Mitilene, na ilha de Lesbos. Rivalizou com o poeta Alceo e, junto com ele, representa a criação da poesia lírica grega, em contraposição à poesia épica (Homero). Da sua obra conservaram-se dez livros.
Theana (546 a. C. -)-Nascida em 546 a.C., viveu na última parte do século VI a.C. foi uma matemática grega. É também conhecida como filósofa e física. Theana foi aluna de Pitágoras e supõe-se que tenha sido sua mulher. Acredita-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido.
Aspásia– Nascida em Mileto, pertenceu ao círculo da elite de Atenas onde conhece Péricles e com ele tem um filho. Como sofista da época, Aspásia também nada escreveu, e os relatos de sua habilidade como argumentadora e educadora, bem como sua influência política sobre Péricles encontram-se na obra de Platão.

Diotima de Mantineia – (século V a C)-Personagem criada por Platão é apresentada como sábia no diálogo o Banquete. Não se sabe ao certo se existiu, mas acredita-se que sim. A ela atribui-se toda a teoria socrático-platônica do amor.
Asioteia de Filos (393 – 270 a C) – Ensinava física na Academia de Platão ao lado de outras mulheres que frequentavam a escola.
Hipárquia de Maroneia – Aristocrata, é elogiada por Diógenes Laertios pela cultura e raciocínio, comparando-a com Platão. Escreveu: “Cartas e Tragédias”.

Hipátia de Alexandria (415 d C) – Foi estudiosa nas áreas da filosofia, matemática, medicina e na astronomia. Foi a primeira mulher a ter uma biblioteca em seu nome biblioteca de Alexandria. Manteve viva a chama do pensamento helênico de raiz ateniense numa Alexandria dilacerada pelas lutas religiosas. Foi brutalmente assassinada por uma multidão de religiosos fanáticos.
Até a próxima!
Respostas de 9
Eu amo a Grécia. Gostaria muito de conhecer pessoalmente.
Gostei muito de estudar a história da Grécia. Todos nós devemos muito ao povo Grego.
Obrigada pelo comentario Sebastiana.
Boa noite. Gostaria de te parabenizar pelo site. Sou professor de Filosofia e fui à Atenas em 2013. Fiquei cinco dias. Ver o Partenon de perto foi a melhor experiência da minha vida. Ainda consegui conhecer uma ilha também, Aegina. É super fácil chegar lá saindo do porto de Piraeus, é barato em comparação aos preços para ir a outras ilhas e vale muito a pena o passeio. Fiquei num hostelzinho no pé da Acrópole chamado Dioskouros. Ainda retornarei para conhecer mais o país, com certeza.
Ola Marcelo
Fico imensamente feliz por ter gostado do meu blog. Te enviei um email agradecendo.
Att
Virna Lize
Muito legal e impressionante aprender a história de mulheres que foram influentes e importantes em épocas e países que ser mulher eram praticamente esquecidas da sociedade , e que impressionantemente conseguiram escrever suas histórias de maneira diferente .
Quais cidades estado que as mulheres tinham participação política? Nem toda Grécia antiga impedia a participação feminina.
Ola Lucio
Infelizmente nao sei te dizer.
Att
Virna Lize
Amei saber sobre as mulheres na Grécia antiga. Estou escrevendo uma crônica sobre Mercúrio Retrógrado e ajudou muito. OBRIGADA por compartilhar sua sabedoria.
Grata pelo comentario.