A igreja Panagia Kakaviotissa foi contruída no topo e dentro da montanha da ilha de Lemnos, é uma capela pitoresca, única no mundo por sua arquitetura , pois não tem teto.
A igreja “Panagia Kakaviotissa” está localizada perto da vila de Zemata, a apenas 4 km do porto de Myrina. Estima-se que a igreja tenha sido construída em 1300 e frequentada por monges eremitas para praticar ascetismo, hoje é um lugar de silêncio absoluto e sua estética é única.
Em 1305, a igreja tornou-se propriedade do mosteiro de Megisti Lavra, quando monges de Ag. Eustratios, que pertencia ao mosteiro, instalou-se na capela para se proteger dos ataques turcos.
Embaixo da rocha, o asceta construíu o pequeno templo para os monges realizarem o serviço divino. Ao longo dos anos, os monges faleceram e este decidiu deixar Lemnos e ir para o Monte Athos. Antes de partir para o Monte Athos, ele conheceu a família Moumtzi, que e confiou-lhe o ícone da Virgem Maria.
Os jovens monges não foram para a capela, que continuou sendo uma atração da ilha. Na capela, A igreja só funciona nas “Lamprotrite”, no dia 9 abril, em memória de S. Rafael, S. Nicolau e Santa Irene. Nesse dia o ícone é levado à igrejinha para a celebração. O resto dos dias, a capela é um santuário para quem quer ficar isolado e rezar.
O acesso ao templo é feito por um caminho que leva ao topo do Monte Kakavos. Em 15 minutos, os visitantes sobem1300 metros, desfrutando da maravilhosa paisagem e da impressionante vista para o golfo de Moudros.
Ilha de Lemnos na Grécia – É uma ilha grega localizada no nordeste do Mar Egeu. A ilha faz parte da prefeitura de Lesbos e da periferia do Egeu Setentrional. Possui uma área de 476 km², grande parte é montanhosa, porém, existem alguns vales bastante férteis.
Continue lendo sobre a ilha Lemnos neste LINK.
Até a próxima!
Respostas de 2
Olá Virna. Estive na Grécia com minha família há dois anos, em um cruzeiro.
Percorremos as ilhas gregas como também Atenas.
Foi um passeio maravilhoso embora nossa passagem foi muito rápida, visto os horários do navio, mas valeu a pena.
Pretendo voltar, pois achei muito interessante e, muitos lugares deixamos de visitar.
Pergunto: poderia manter contato com você? Numa próxima ocasião.
Ola Moacir
Fico feliz em saber que amou a Grecia. Meu email para contato umabrasileiranagrecia@gmail.com
Att
Virna Lize