Sete bebidas na Grécia que você não pode deixar de experimentar é um post contendo dicas de bebidas tradicionais e deliciosas para se tomar durante sua viagem na Grécia.
1-Frappe é o café mais consumido. Gelado e batido em uma espécie de batedeira própria deixando – o muito cremoso. A autoria do café Frappé pertence à Grécia e a receita foi criada em 1957 e o seu objetivo inicial era agradar às crianças, que tradicionalmente não gostavam do sabor do café, preferindo chocolate.
2- Suco de laranja- Esquece tudo aquilo que você aprendeu sobre suco de laranja no Brasil e tome o verdadeiro suco aqui. Sua cor, seu aroma e seu sabor são inesquecíveis!
3- Retsina – É vinho mais conhecido e bebido sobretudo no verão . É feito pela adição de resina de pinheiro ao vinho branco durante a fermentação. O vinho retsina tem um sabor de resina de pinheiro. As vezes, é servido com água gaseificada.
4- Mastic Liquor ou Mastiha – característico da região de Chios, tem seu nome protegido por denominação de origem. Feito com resina da árvore da Mastic, que além da bebida é usada em muitos outros produtos.
5-Ouzo é servido em copos altos e estreitos nos quais se adiciona água fria ou gelo, e não muito tempo depois que o ouzo adquire uma cor leitosa. Esta cor é criada após a interação da água com o óleo de erva-doce. Diz-se que o anis relaxa e diminui a pressão arterial, ajuda a absorção do ferro e regula a digestão.
6- Cerveja – Assim como os brasileiros os gregos também amam cerveja. Algumas marcas por aqui são bem conhecidas e apreciadas: Fix, Mythos e Vergina. Ah e que tal pedir uma cerveja em grego? “- Mia Bira parakaló.” (uma cerveja por favor).
7- Tsipouro é uma bebida alcoólica tradicional grega e está entre as mais fortes, com um percentual que varia de 36 a 45. Por volta do século 14, Tsipouro nasceu na Montanha Sagrada de Athos. Os monges aperfeiçoaram religiosamente o método convencional de vinificação, até criarem o Tsipouro, fermentando e destilando a casca e o suco da uva. Porém, em sua versão com sabor de anis, a adição de água ou gelo o tornará mais semelhante ao Ouzo, outro destilado muito apreciado.
O tsipouro com anis é servido com aperitivos, conhecidos como meze na culinária grega. Dependendo da região do país, os mezes variam consideravelmente. Normalmente, variam de azeitonas, tipos de queijos, linguiças e carnes, a peixes, moussaka, polvo, na parte mais próxima do mar.
Virna Lize
Fotografa e blogueira
Instagram @Umabrasileiranagrecia