MENU PRINCIPAL

A gastronomia de Santorini

 A gastronomia da ilha de Santorini

A gastronomia de Santorini tem uma grande variedade de sabores e cores. Como toda a culinária grega, está ligada à dieta mediterrânea, na qual os pratos são a base de peixes, frutos do mar e verduras frescas.

O azeite é uma presença essencial no tradicional prato grego moussaka (prato de carne com berinjela e canela); também no taramasalata (molho com ovas de peixe, pão, cebola e limão) e, claro, em saladas.

A gastronomia de Santorini

Mas também peixes, cereais e legumes frescos estão presentes na cozinha de Santorini, e claro, não posso esquecer de mecionar os famosos tomatinhos da ilha, usados em saladas e em vários pratos tipicos da ilha.

A gastronomia da ilha de Santorini

Primeiro, devemos destacar as entradas, conhecidas como mezze. Os clássicos são os dhomatokeftedes (um tipo de almôndega picante) e a fava de Santorini (um creme feito com grãos amarelos). Clique neste link e aprenda a fazer a deliciosa fava de ilha de Santorini.

A gastronomia de Santorini

As ricas saladas são autênticos pratos com ingredientes variados: tomate, queijo feta (queijo branco feito de leite de ovelha; é fresco e um pouco azedo), pepino, especiarias e azeitonas.

A gastronomia de Santorini

Entre os pratos mais populares da cozinha de Santorini estão os pratos à base de peixe, frutos do mar, especialmente polvo e lula, já que estamos falando de uma ilha.

A gastronomia de Santorini

Mas também podemos encontrar deliciosos pratos locais, como os dolmades (enrolados com folhas de videira), os kebabs internacionais, o avgolemono (frango, arroz, ovos e limão), o souvlaki (uma espécie de espeto de carne de porco ou frango) e a carne na grelha.

SOBREMESAS

A gastronomia de Santorini

As sobremesas de Santorini costumam ser frutas em caldas. No entanto, eles têm uma variedade de deliciosos doces tradicionais, como:
– Os baklavas, bolos folhados com amêndoas, mel e baunilha. Uma das mais famosas sobremesas de Santorini. Uma delícia!
– Os loukoumades (bolinho de chuva,com mel e canela),
– Os kourabiédes (bolo de amêndoa aromatizado com licor de anis ouzo),
– O karidopita (bolo de nozes mergulhado em xarope de conhaque),
– halwás (massa de sêmola com nozes)

A gastronomia em Santorini

Quando se fala em café na Grécia, tudo pára, pois há uma coisa que os gregos amam fazer é sentar numa cafeteria e tomar um delicioso café em compainha de amigos e familiares queridos!

Quanto aos cafés, os tradicionais são: o cafe grego, muito forte, pois não é coado, e o frappe, um batido de café gelado – que pode ser acrescentado leite e açúcar de acordo com o paladar do cliente.

BEBIDAS

A gastronomia de Santorini

As bebidas gregas mais conhecidas são retsina (vinho com aroma de pinho), raki e ouzo (licores de anis bem fortes). Mas, acima de tudo, os vinhos, de excelente qualidade e que têm um sabor único, uma vez que não podemos esquecer que Santorini tem uma antiga tradição vinícola.

A gastronomia da ilha de Santorini

Por um lado, há um vinho branco doce e, em seguida, o grande protagonista, “vinsanto” – significa “vino de Santorini” -, um delicioso vinho tinto!

Em breve postarei dicas de restaurantes em Santorini!

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *