MENU PRINCIPAL

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia é um post bem bacana que conta um pouco do que eu observei desde a minha chegada em 2008.

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

O primeiro deles é com certeza tomar um café, seja em casa ou nas milhares cafeterias espalhadas pela Grécia. Fiquem atentos quando os gregos te chamam para sair, porque será exatamente isso, sentar numa cafeteria e ficar horas e horas batendo papo e tomando café . O vulcão de Santorini pode explodir, um terremoto pode sacudir toda Atenas , mas e eles vão continuar no seu cafezinho. Veja AQUI uma lista de boas cafeterias espalhadas pela Grécia.

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

O costume de fumar continua em alta na Grécia. E muito normal ver jovens fumando cigarros ao lado dos seus pais. Quando cheguei na Grécia eu via jovens e adultos enrolando cigarros, eu ficava espantada com a audácia e liberdade que a Grécia tinha em liberar a ” maconha”, mas depois, numa roda de amigos eu fui falar sobre isso e povo ficou rindo da minha cara, na verdade é tradicional os gregos fazerem seus próprios cigarros, como os de palha aí no Brasil. Esta foto e sobre a matéria do impacto do cigarro na vida dos gregos, clique AQUI para saber mais.

Os gregos amam música (grega) e por isso estão sempre indo em restaurantes com músicas ao vivo ou nas famosas Bouzoukias da Grécia. As Bouzoukias são casas de show onde vários cantores vão se apresentando e o bacana disso tudo é que não precisa pagar ingresso, mas consumir uma garrafa de uísque ou outra bebida junto com os amigos. Logicamente o valor da bebida ultrapassa muito o valor do supermercado. Durante as apresentações eles jogam flores para agradecer pela bela noite.

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

Outro costume muito forte na Grécia são as comemorações na semana da Páscoa. Cada dia é comemorado de uma forma diferente. Já escrevi este assunto aqui no blog, clique AQUI e veja como é envolvente esta tradição na Grécia

.

Aqui, como no Brasil, o jovem ao completar dezoito anos deve se alistar no exército, mas diferença é que todos os jovens irão servir, não tem reserva. Eles são distribuídos em várias partes do país e são obrigados a permanecerem 8 meses dentro do quartel. E nesta saída as mães gregas têm o costume de fazer grandes marmitas para os filhos levarem e assim se sentirem mais perto deles. Na época de faculdade, as mães também têm o costume de fazer marmitas para os filhos levarem , pois geralmente as faculdades são em outras cidades.

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

Na Grécia o costume de dar os nomes dos filhos iguais dos avós paternos é muito forte. Graças a isso, é muito comum ter nomes e sobrenomes iguais, sem serem parentes. Outra curiosidade sobre os nomes é que os homens cujos sobrenomes possuem a letra S final passam esse sobrenome para suas esposas e filhos sem a letra S. Coisas da gramática…

Aqui um dos costumes muito forte é comemorar o dia do nome, é muito mais importante que a data de nascimento. Os nomes gregos, na sua maioria, vieram de nomes de Santos, portanto se o São Jorge faz aniversário em um tal dia, todos os Jorges (Giorgos e Giorgia) também comemoram. O mais interessante de tudo isso é que eles, na sua maioria comemoram dando docinhos para cada um que vai na sua casa ou trabalho para cumprimentá-los. Quando são estudantes, levam uma caixinha de doces e distribui na escola. Engraçado disso que é tão natural este costume que até quem não nasceu aqui, mas tem nome santo passa a comemorar. Lembro que a minha filha com 7 aninhos me pediu para comprar doces pra levar para escola no dia do seu nome.

Estar na Grécia é impossível não absorver os costumes gregos.
O próprio jeito de falar dos gregos já é um costume bem bacana, girias como “Po Po”  (vídeo para vocês entenderem!), “PA PA PA”, “Panagia mou” ( Nossa senhora!) já te fazem entender que isso só tem na Grécia. Expressões como estas são compreendidas também através da entonação, tipo se eu digo um “Po Po” bem devagar, é porque escutei algo não muito bom, e por aí vai.

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

Nas férias os gregos têm o costume de ir para praia ou montanha e ficar nas casas dos avós em seus Choriós (interior). Algumas escolas levam algumas crianças e adolescentes para acampar durante o verão.

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

E por falar em férias, agosto é o mês do povo grego (e da maioria dos povos do hemisfério norte) tirar férias, portanto os departamentos públicos e comércios (fora da rota turística) fecham e as cidades ficam totalmente vazias. Os gregos podem falar o ano todo que estão sem dinheiro pra isso, pra aquilo etc, mas chegou agosto, eles vão dar um jeitinho de fazer suas férias. É bem tradicional isso.

Um costume grego muito usado pelas pessoas de idade que é uma espécie de cuspida com uma pequena entonação “Touf touf”. Ela é muito usada quando se elogia alguém, pois eles acreditam que nesta cuspida, não vai passar o mau olhado para quem está sendo elogiado. No filme “Casamento grego” tem uma cena que retrata muito bem esse costume.

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

Os gregos mantém o costume de dizer todo início do mês “Kaló mina” ( bom mês), às segundas “Kali evdomada” (boa semana) e quando começa o verão eles dizem “Kaló sezon” (algo como, boa estação).

Costumes e curiosidades do cotidiano na Grécia

Um dos costumes mais loucos que eu percebo é o trânsito da Grécia, principalmente em Atenas, capital da Grécia, com quase 5 milhões de habitantes. Quando entro num táxi e já sinto o cheiro de cigarro ou quando os motoristas apertam a buzina (sendo que o sinal lá na frente ainda está vermelho) ou quando olho para fora e vejo um monte de motociclista pilotando sem capacete, eu digo “Bem-vindos a Grécia!”.

Os gregos possuem costumes que a nós brasileiros podem parecer estranhos, mas a Grécia é tão envolvente que passa ser comum ver uma mineira que mora na Grécia falando “Uai sô, po po po!”

Compartilhe:

Quem Escreve

Me chamo Virna Lize, fotógrafa e blogueira, mudei para a Grécia em 2008 e criei o blog para dividir com vocês minhas experiências pelas terras helênicas, pra que possam conhecer não apenas o tradicional, mas também o inusitado do local. Aqui vocês encontrarão dicas de viagens, histórias dos lugares mencionados e ainda serão contemplados com magníficas imagens (de minha autoria) desse encantador país que hoje é meu lar.

Ensaio Fotográfico na Grécia

Eternize momentos únicos com um dos cenários mais belos do mundo!

Vamos agendar seu ensaio?

Fale comigo!
CONTATO
Acrópoles de Atenas

O que ver em Atenas

O que ver em Atenas é um post contendo dicas para você aproveitar o máximo desta cidade rica em beleza e história. Atenas, a capital

LEIA AQUI »
Creta

Dicas de restaurantes em Creta

Creta é uma ilha grega conhecida por sua rica tradição gastronômica, e não faltam opções de restaurantes encantadores para explorar durante sua estadia. Com uma fusão de sabores frescos, ingredientes locais e técnicas culinárias únicas, os restaurantes em Creta oferecem uma experiência gastronômica inesquecível.

LEIA AQUI »

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *