Comida GregaReceitas Gregas

Blogagem coletiva

Blogagem coletiva entre 6 blogueiras brasileiras com residência no exterior e o tema de hoje é a comida da Grega!

Blogagem Coletiva

Blogagem Coletiva

Cada uma de nós vai contar um pouco sobre a culinária do país onde mora com uma receita e dica da bebida local para acompanhar o prato. Finalmente chegou a minha vez, e confesso que foi muito difícil decidir por qual receita optar, pois sou fã assumida da gastronomia grega. Mas antes de escrever um pouco sobre a comida grega, quero agradecer a todas vocês pelo convite, fiquei muito feliz por estar participando dessa união de blogueiras que se respeitam e desejam apenas mostrar o próprio trabalho e a maravilha do local onde vivem.Obrigada meninas!!

Capturar

Blogagem Coletiva – Stifado

Entre os principais pratos gregos mais conhecidos, se destacam os tomates recheados, mousaká, folhas de uvas recheadas, bolinho de carne (keftedes), guisado, stifado, kalamaris, lagosta, camarão, peixe assado e a famosa salada grega. Para os vegetarianos, a Grécia é um paraíso. Em todos os restaurantes  você vai encontrar uma grande variedade de legumes frescos e saladas como feijão verde, quiabo, ervilhas, corta, rabanete, berinjela, abobrinha e muito mais, todos regados com bastante azeite e acompanhado por pães!!

Capturar

Blogagem Coletiva – Stifado

Eu escolhi a receita do Stifado para participar da blogagem coletiva, porque foi de fato a minha primeira comida grega em solos gregos.Assim  que chegamos na Grécia (eu e minha família), fomos convidados por uma vizinha para  almoçar em sua casa. Eu não sabia falar grego, e me sentia um passáro fora do ninho no meio daquele povo todo falante. A mesa estava arrumada para dez pessoas e no meio dela tinha apenas uma grande caçarola contendo um ensopado de carne de boi e muitas cebolinhas de cabeça. Devia ter quase 2 kilos de tanta cebolinha.Achei  a comida diferente, lembro-me que perguntei para meu marido onde estava a panela de arroz e  ele  achou graça, respondendo que estávamos na Grécia e que aqui só se serve um prato principal , algumas saladas e pães para acompanhar. Para beber  tinha um vinho branco seco que foi servido numa jarra de vidro transparente. Lembro também, que assim que terminamos de almoçar,  fiquei esperando a sobremesa ser servida e, para a minha surpresa, descobri que na Grécia não tem esse costume, serviram apenas um café grego bem forte que por sinal estava delicioso. Foi um almoço inesquecível, e mesmo não entendendo nada do que eles diziam, me senti em casa.A receita de hoje se chama Stifado(Στιφαδο), e o tipo de carne usada pode ser desde coelho (o  mais tradicional), de boi, de carneiro e também de frango. Como não como coelho, a minha receita vai ser com carne de boi.Vamos la!!

Ingredientes
1 kg de carne bovina cortada em cubos pequenos
1 kg de cebolas pequenas (tamanho, conservas), descascadas e inteiras
1/2 kg de tomates (cortados ao meio)
4-5 dentes de alho (picados)
1 xícara de água quente
3 colheres de vinagre de vinho branco
1 copo pequeno de vinho tinto seco
1/2 xícara de azeite10 grãos de pimenta preta
2 folhas de louro
2 pequenos paus de canela,Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Aqueça o azeite em uma panela grande refogue as cebolas pequenas até dourar.Retire as cebolas da panela e coloque o alho para  fritar  até ficar macio.Adicione os cubos de carne e frite levemente.Adicione o vinagre , o vinho e depois de ferver, juntar o restante dos ingredientes.Mexa e cozinhe a carne com a caçarola coberto em fogo baixo por cerca de 1 hora e meia ou quando a carne esteja macia.Adicione as cebolas pequenas e agite a caçarola para a cebola, a carne e o restante dos ingredientes misturar bem e deixe cozinhar por cerca de mais 30 minutos em fogo baixo.Não mexa mais seu Stifado  nos próximos 30 minutos, mas gire ou agite ocasionalmente sua caçarola para cobrir a carne e as cebolas com o molhoPara acompanhar, pão de sal ou também o nosso tradicional arroz brasileiro.
Sirva quente- Serve 4 a 6 pessoas.

Capturar

Blogagem Coletiva – Stifado

Para beber, recomendo um delicioso vinho  Agiorgitiko! Opap Nemea 2008 (Boutari). Ótimo e complexo tinto, elaborado com a casta Agiorgitiko, a variedade tinta mais nobre do Sul da Grécia. O vinho há um delicado aroma de carvalho e frutas vermelhas, um sabor de ameixa seca, amora, cravo e canela.Boa sorte e καλή όρεξη(Bom apetite)

Participantes da blogagem coletiva:
Damares do KeViagem – Receita alemã
Dani do Dicas de Roma – Receita italiana
Mari do Buenos Aires, queridos – Receita argentina
Mile do Uruguay por uma brasileira – Receita uruguaia
Gabrielle do Minha Turquia – Receita turca 

Até a próxima! 🙂

Post anterior

Danças típicas na taverna Nikolas em Corfu

Próximo post

Casamento em Santorini

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *