Ilhas CícladesSantorini

O vulcão de Santorini na Grécia

O Vulcão de Santorini na Grécia é um dos lugares mais exóticos para se conhecer e está localizado numa pequena ilha do Mar Egeu.

Uma Brasileira no vulcão de Santorini

Uma Brasileira no vulcão de Santorini

A ilha de Santorini é tudo que resta de um antigo vulcão, que explodiu ha 3600 anos e causou a destruição da civilização micênica da ilha. A forma da caldeira do vulcão é claramente visível a partir do alto. Em forma de meia lua, a ilha tem 73km e 14 mil habitantes.

20140903_155402

Vulcão de Santorini

A última erupção em Santorini, em 1613 a.C., classificada como a maior dos últimos 10 mil anos, lançou à atmosfera 150 milhões de toneladas de minerais e trouxe à região do mar Egeu um inverno antecipado. Tais conclusões são de cientistas gregos do Instituto de Pesquisa Geológica e Metalúrgica (IGME) e do Centro de Pesquisa Marítima Grega (ElKEZE), que, junto a seus colegas da Universidade de Rhode Island, nos EUA, realizaram pesquisas no fundo da caldeira do vulcão. Os estudos revelaram que as folhas de oliveira petrificadas tinham em seu interior grãos de pólen e sementes que indicam que a erupção aconteceu durante a primavera. Também relacionam a destruição do povoado pré-histórico da localidade de Akrotiri, em Santorini, à erupção.

Sitio Arqueológico Akrotiri

Sitio Arqueológico Akrotiri

As ruínas encontradas no final do século XIX mostram que o povoado foi afetado algumas semanas antes da erupção por um tremor de terra de pelo menos 7 graus da escala Richter.

Sitio Arqueológico de Akrotiri

Sitio Arqueológico de Akrotiri

Deduziram, ainda, que o período entre o terremoto, seguido por duas erupções menores prévias, e a erupção final deu oportunidade aos sobreviventes de retornar ao povoado, parcialmente destruído, para resgatar as pessoas que ainda estivessem presas entre os escombros.

Vulcão de Santorini

Vulcão de Santorini

Nos últimos 400 mil anos, o vulcão de Santorini sofreu 12 erupções de grande porte e foi criando a grande caldeira existente atualmente. A grande erupção em Santorini ocorreu em quatro fases e, com a formação da caldeira, provocou um maremoto com ondas de 20 metros de altura, que atingiram inclusive as costas da Ilha de Creta e destruiu completamente as ilhas existentes num raio de 50 a 60 quilômetros, segundo os cientistas.

Vulcão de Santorini

Vulcão de Santorini

Para comprar esse passeio na ilha de Santorini é simples, só ir até uma agência em Fira, o valor está na faixa de 20€.
Mais sobre a erupção minóica  nesse link AQUI.
Para conhecer o Sitio Arqueológico de Akrotiri clique AQUI.

Vulcão de Santorini

Vulcão de Santorini

Até a próxima!

Post anterior

Golpes com turistas na Grécia

Próximo post

10 motivos para amar Santorini

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *