KorinthosPeloponeso

Canal de Corintos na Grécia

Canal de Corintos na Grécia e um post que fala sobre um canal construído entre 1881 e 1893.

O Canal de Corintos na Grécia liga o Golfo de Corinto com o Mar Egeu. Ele passa pelo istmo de Corinto, e separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

Canal de Corintos

Canal de Corintos

O canal possui 6.3 km de comprimento, e foi construído entre 1881 e 1893. Torna a locomoção de barcos pequenos na região mais fácil, uma vez que elas assim não precisam dar uma volta de cerca de 400 km, em torno do Peloponeso. Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreita para cargueiros internacionais. O canal é atualmente usado principalmente por barcos turísticos: 11 mil barcos navegam pelo canal anualmente. A primeira tentativa de construir um canal na região aconteceu no ano de 67, realizada pelo imperador romano Nero, que ordenou a 6 mil escravos a escavarem a região usando pás. No ano seguinte, Nero morreu, e seu sucessor, Galba, abandonou o projeto, por ser caro demais.

A idéia de um Canal de Corinto foi reavivado depois que a Grécia ganhou a independência do Império Otomano em 1830. O estadista grego Ioannis Kapodistrias perguntou um engenheiro francês para avaliar a viabilidade do projeto, mas teve de abandoná-la quando seu custo foi avaliado em cerca de 40 milhões francos, demasiado caro para o país recém-independente. Um novo impulso foi dado pela abertura do Canal de Suez em 1869 e no ano seguinte, o governo do primeiro-ministro Thrasyvoulos Zaimis aprovou uma lei autorizando a construção de um Canal de Corinto. empresários franceses foram encarregados mas, na sequência da falência da empresa francesa que cavou o Canal do Panamá, os bancos franceses se recusaram a emprestar dinheiro e a empresa faliu também. A concessão  foi concedida à Société Internationale du Canal Marítimo de Corinthe em 1881, que foi contratado para construir o canal e operá-lo para os próximos 99 anos. A construção foi formalmente inaugurado em 23 de abril de 1882, na presença do rei Jorge I da Grécia. Quer saber mais sobre o Canal? Clique neste LINK.

Até a próxima!

Post anterior

Sítio Arqueológico de Micenas

Próximo post

Alexandre, O Grande

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


Nenhum Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *