ChiosGRECIAIcariaIlhas Egeias do NordesteLesvosLimnosThassos

Ilhas Egeias do Nordeste

Ilhas Egeias do Nordeste é um conjunto de ilhas situadas no nordeste do Mar Egeu, próximas a costa da Asia Menor. No conjunto das ilhas Egeias do Nordeste, encontra se  uma coleção de 10 grandes ilhas: Agios Efstratios, Tassos, Ikaria, Lesvos, Limnos, Oinousses, Samos, Samotrácia, Chios e Psara.

Agio

Agios Eftratios

Ayios Efstratios: É uma pequena ilha vulcânica , situada entre Limnos, Lesbos, e Skyros. Devido as suas ruínas das antigas cidades e paisagens intocadas , a ilha foi declarada como Sítio de Importância Comunitária (SIC).

Ilha de tassos

Ilha de tassos

Tasos ou Thassos (em grego: Thassos) está situada perto da costa da Trácia e da planície do Rio Nestos, mas geograficamente faz parte da Macedônia.Tasos também é o nome da maior cidade da ilha (também conhecido como Limenas Thasou, “Porto de Tasos”.

Ilha de Ikaria

Ilha de Ikaria

Ikaria: De acordo com mitologia , Icarus, ignorando o conselho do seu pai, Dédalo, voou muito alto para o sol; suas penas de cera derreteram e ele caiu e se afogou no mar. Hoje, além de praias ensolaradas, em Ikaria você pode descobrir sítios arqueológicos, monumentos naturais (incluído na rede europeia Natura 2000), assentamentos tradicionais, fontes termais conhecidas desde a antiguidade, e espécies endêmicas da fauna e da flora. Uma grande variedade de festas religiosas e eventos esportivos também são organizados na ilha durante o ano.

Ilha de Limnos

Ilha de Limnos

Limnos: Desde o quarto milênio a.C, Limnos teve uma notável rede de assentamentos. Na cidade de Myrina vai desfrutar com os moradores pratos de peixe fresco e explorar enormes rochas vulcânicas da cidade. Visite museus da ilha e vá para um passeio nos lagos Aliki e Hortarolímni.

Lesvos

Lesvos

Lesvos: Também é conhecida como “Mytilíni”, lugar onde a poetisa da Grécia antiga, Safo, nasceu. Assentamentos tradicionais estão espalhados por toda a ilha (Agiassos, Assómatos, Vatoússa, Eressos, Mantamádos, Mithymna, Petra, Plomari, Polihnítos, Sigri e Sykamiá). Plomari é famosa por ter o melhor e o mais forte ouzo. Na ilha encontra vários fóruns espirituais e culturais.

Ilha de Oinousses

Ilha de Oinousses

Oinousses é um complexo de nove ilhas, localizadas entre Hios e da Península Erythraia da Ásia Menor. Aqui, o Museu Naval é dedicado à tradição náutica do século longo das ilhas. Todo o complexo da ilha foi incluído na Rede Européia Natura 2000.

Ilha de Samos

Ilha de Samos

Samos é o local de nascimento do filósofo e matemático grego Pitágoras, o filósofo Epicuro, e o astrônomo Aristarco de Samos, o primeiro a propor que a Terra gira em torno do sol. Samos é uma ilha extremamente rica em vegetação, com praias de areia branca, e aldeias tradicionais. A ilha também é conhecida pelo “samiótiko Krassi”, o doce vinho Samian.

Samotrácia

Samotrácia

Samotrácia está situada entre as ilhas de Imbros e Tasos, perto da costa da Trácia. Faz parte do arquipélago das ilhas Egeias do Norte. A ilha está a poucos quilômetros com a  fronteira marítima entre a Grécia e Turquia. A extensão da ilha é 178 km2, tendo o ponto culminante no Monte Fengari com altitude de 1611 metros, e a sua população é reduzida, com menos de 3000 habitantes (censo de 2001). Depende da pesca e o turismo.

Ilha de Chios

Ilha de Chios

Chios ou Hios: Conhecida como a “ilha Mastic”. Nessa ilha você vai encontrar as famosas aldeias fortificadas, construídas no século 14, durante o governo Genovese. Entre elas, Mesta, que é um tesouro medieval com torres preservadas do castelo, antigas igrejas e casas de pedra magnífica firmemente unidas com arcos. Rica em história, inúmeros museus e festas religiosas revelam longa tradição desta ilha em história e cultura. Longas praias de areia branca, isoladas ou não, bem como enseadas desertas esperando para serem descobertas.

Ilha de Psara

Ilha de Psara

Psara: A ilha foi mencionada pela primeira vez em Odisseia,  com o nome de “Psyrie”. Sendo o local de nascimento de famosos guerreiros de 1821 da Guerra da Independência Grega. Psara tornou-se um símbolo da história grega. A ilha também costumava ser a terceira potência náutica na Grécia, depois de Hydra e Spétses. Antípsara: Faz parte do grupo de ilhas Psara e está localizada a 48 Milhas a oeste de Hios. Durante o verão, poderá desfrutar de belas praias com águas limpas. Em agosto, a pequena igreja de Agios Giannis torna-se um local de peregrinação religiosa. Também está incluída na Rede Natura 2000 (ZPE).

Ilha de Fornou

Ilha de Fornoi

Fournoi: Flora e fauna interessantes, plantas aromáticas, tomilho, segurelha, sálvia, bosques ,Mandragora e oliveiras formam uma paisagem deslumbrante. As  focas do Mediterrâneo,  golfinhos e tartarugas marinhas encontram refúgio nessa ilha.

Até a próxima! 🙂

Post anterior

Museu Benaki

Próximo post

Praça de Sintagma em Atenas

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


1 Comentário

  1. Dakir L Duarte
    8 de dezembro de 2015 as 18:26 — Responder

    Quando visitei o Louvre pela primeira vez, a primeira escultura que ví foi a Vitória de Samotracia. Pensei: onde fica Samotracia? Planejei visitá-la um dia, mas passaram 50 anos e não há visitei. Hoje contento-me com informações colhidas por todos os meios possíveis, e a ideia de visitar a Grécia ainda não desapareceu por completo.
    “Pehaps one day, in a future not too far”!,,,
    Talvez a Virna Lize me dê umas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *