Comida GregaReceitas GregasTradiçõesVida na Grecia

Natal na Grécia

Natal na Grécia vai ser o tema da blogagem coletiva com as meninas dos blogs de viagens e o tema de hoje é sobre as tradições Natalinas dos lugares onde moramos. Para rever a primeira blogagem coletiva clique Aqui!

xristougenna-syntagma

Natal na Grécia

No dia 24 de Dezembro na Grécia, as vizinhanças são acordadas pelas companhias das portas, crianças de todas as idades em duplas ou em pequeno grupinhos entram nas casas com seus triângulos anunciando o nascimento de Cristo através da musiquinha kalandra(κάλαντα). A Grécia amanhece cantando com esses pequenos anjos que fazem questão de manter a tradição.Essas crianças nunca saem de mãos vazias dessas casas visitadas, geralmente ganham doces ou dinheiro. Segundo a tradição o ato de abrir a porta para as crianças cantarem traz boa sorte e prosperidade!Veja o vídeo com a minha pequena e sua amiguinha cantando Kalandra!

Natal na Grécia

Até algumas décadas atrás, a árvore de Natal  na Grécia quase não representava o Natal grego, porque as pessoas usavam para decorar um barco de pequeno porte.Nas praças de muitas cidades próximas ao mar, encontra se   réplicas de  barcos grandes enfeitados com luzes e bolinhas coloridas.

Natal na Grécia

Natal na Grécia é comemorado apenas no dia 25 e durante um almoço familiar. O menu vem acompanhado de carnes no forno e salada grega, e para beber um vinho. A minha receita de almoço de Natal vai ser um frango com batatas no forno, que eu amo e aprendi fazer com a minha finada sogra.

Ingredientes:
1 ½ kg de frango em pedaços
2 kg de batatas
suco de 2 limões médios
orégano /azeite /sal e pimenta a gosto
½ litro de água quente

Modo de preparo:
Tempere o frango e as batatas com o sal, a pimenta, o orégano e o suco de limão.Coloque as batatas e o frango numa forma de alumínio ou de inox e regue com azeite.Coloque um pouco de água quente e ponha no forno pré-aquecido a 180 graus.Deixe assar por meia hora e veja quanta água há na forma. Se houver água, deixe continuar o cozimento, se não houver, adicione um pouco de água quente. Repita este procedimento ate as batatas cozinharem.Após 1 hora, verifique se as batatas e frango estão cozidos furando com um garfo. Quando estiverem, vire o frango e deixe pegar um pouco de cor por cerca de 5 minutos. Volte a virar o frango e deixe mais 5 minutos.Apague o forno e deixe descansar por uns 10 minutos fora do forno ou com a tampa do forno aberta.

Dicas: Essa receita só fica gostosa devido ao orégano e limão (na minha opinião). Use a mesma receita para fazer bistecas com batatas ou só batatas, fica ótimo.Repare no corte da batata da foto!!

Natal na Grécia

Apesar de muitas sobremesas diferentes serem apreciadas durante as festas, há realmente apenas dois tipos de biscoitos que são encontrados durante essa época nas casas gregas. Esses biscoitos são o Melomakarona e Kourabiedes.
Os Kourabiedes são biscoitos amanteigados e  polvilhados com açúcar em pó, que normalmente são servidos no Ano Novo, mas muitos sucumbem à tentação e começar a consumi-los mais cedo, no Natal.

Ingredientes:
200 g de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara de chá de açúcar fininha
1 gema
1 colher de sopa de conhaque (ou ouzo)
2 xícaras de chá de farinha
1 colher de chá rasa de fermento
125 g de amêndoas sem casca picadas e levemente tostadas (opcional)
Açúcar fina  para decorar

Modo de preparo:Peneire a farinha com o fermento e reserve. Bata a manteiga até ficar branquinha e junte o açúcar aos poucos, a gema e o conhaque.Adicione a farinha (sem bater) aos poucos e trabalhe a massa com as mãos, suavemente. Nesta etapa, adicione as amêndoas.Para modelar os biscoitos, você pode modelar a mão no formato tradicional de meia lua ou lua cheia ou abrir a massa com as mãos sobre uma superfície deixando cerca de 1 dedo de espessura e cortar com moldes para biscoito.Assar em forno médio (180 oC) em forma untada.Deixar esfriar e rolar os biscoitos em açúcar em pó.Coloque num recipiente e peneire bastante açúcar por cima.

Natal na Grécia

melomakarona é um bolinho temperado, perfumado de canela e cravo e decorado com as raspas de laranja.Os biscoitos são então mergulhados em uma calda com uma mistura de miolo de nozes com canela e cravo

Ingredientes:
2 xícaras de chá de óleo (originalmente feito com azeite extra virgem)
1 xícara chá de açúcar
½ xícara de chá de suco de laranja
½ xícara de chá de conhaque (um Metaxá vai bem)
2 colheres de chá rasas de canela em pó
2 colheres de chá de fermento químico
1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
8 xícaras de chá de farinha
200 g de nozes bem picadas

Ingredientes da calda:
1 xícara de chá de mel
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água

Modo de preparo :
Peneire a farinha e reserve 1 xícara de chá. Dependendo da farinha vai ser necessário ou não. Junte à farinha (as 7) o fermento e o bicarbonato e misture.Bata todos os demais ingredientes no liquidificador.Coloque o líquido em um bowl (bacia) grande e vá juntando a farinha aos poucos sem sovar apenas misturando suavemente para o líquido incorporar a farinha. Faça movimentos com a massa virando a massa de baixo para cima, não misture muito ou o óleo vai começar a se separar.Depois de juntar as 7 xícaras,  verifique se a massa forma biscoitos. Se o biscoito ficar mole demais, não ficando na forma que você moldou, adicione mais farinha até chegar no ponto.Molde os biscoitos e coloque numa forma levemente untada com óleo.-Asse em forno médio (180 oC) até ficarem dourados. Na dúvida olhe a parte de baixo do biscoito, não deixe queimar.

Modo de preparo da calda:Cozinhar todos os ingredientes por 5 minutos a partir do começo da fervura tirando a espuma que se forma por cima.

Montagem:Banhe os biscoitos frios na calda quente a gosto. Se quiser  biscoitos bem molhados, deixe mais tempo, mas não esqueça que com o tempo eles vão ficam mais moles. Se prefere mais crocantes, deixe pouco tempo.Coloque num recipiente e cubra com nozes.Os biscoitos duram cerca de trinta dias se conservados em local fresco.

Natal na Grécia

Christopsomo é o pão que é feito na véspera de Natal, que tem uma cruz esculpida na crosta superior antes de ser assado. No dia de Natal, o chefe da família faz o sinal da cruz sobre o pão, corta-o e dá um pedaço para cada pessoa na mesa de jantar. Clique nesse link Aqui para pegar a receita! Feliz Natal para todos!! Em grego: Καλά Χριστούγεννα σε όλες! Neste LINK voce vai conhecer mais tradições de Natal na Grécia.

Feliz Natal

Vejam também o que as meninas contaram sobre a ceia de Natal de onde moram:

Damares do KeViagem : Ceia alemã
Dani do Dicas de Roma:Ceia de Natal Típica Romana
Jamile – Viver Uruguay:  Ceia de Natal no Uruguai
Gabrielle do Minha Turquia a publicar.

Boas festas! 🙂

Post anterior

Christopsomo

Próximo post

Salada Grega

Virna Lize

Virna Lize

Sou brasileira e moro na Grécia desde 2008. Tenho como objetivo mostrar para todos que visitar a Grécia é possível, desde que tenha um bom planejamento. Organizo viagens para este maravilhoso país através de Roteiros Personalizados, além de oferecer serviço de Acompanhamento.

Comentários do Facebook


1 Comentário

  1. 30 de dezembro de 2014 as 00:00 — Responder

    Virna, que receitas deliciosas!!! Acho que ia amar esse melomakarona, mas não acertaria cozinhá-lo. Tem como comprar pela internet? Fiquei louca pra experimentar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *